Sobre Tarô #7 – Mais Dúvidas e Arcanos 10, 9, 8, 7 e 6

Olá galere! Como recordar é viver: ouça o episódio Mundo Freak Confidencial 43 – A Arte Mística do Tarô com o Marcelo Del Debbio e leia os nossos posts anteriores #6#5#4#3#2 e #1.

Antes de irmos para a apresentação de mais cartas (CINCO dessa vez!), vamos esclarecer algumas dúvidas que surgiram sobre o post anterior sobre… Dúvidas!

– O que você quer dizer quando fala em “energia”?

Energia é um nome bonito e esotérico que define uma porção de coisas e nada ao mesmo tempo, particularmente prefiro o termo “INFORMAÇÃO”, mas “energia” funciona muito bem ao longo do tempo, e a maioria das pessoas entendem quando se diz assim. Mas, por exemplo, quando falamos da “Isso tem muito da Energia de Mercúrio” queremos dizer – na maioria das vezes – que o que quer que seja, possui e é perceptível as informações e símbolos relacionados à comunicação, velocidade, palavra, a cor laranja, ao deus mercúrio, ao pensamento rápido, entre outras. Assim, é uma forma de sintetizar essas muitas coisas em poucos termos.

– Como assim energias masculinas e femininas?

Segundo as Leis herméticas (leia aqui #2) existe o Princípio de Gênero, a natureza se manifesta, a fim de garantir a evolução através de princípios Masculino e Feminino, note que não necessariamente se fala de sexualidade, mas se fala de sexo. Segundo essas ideias, existem duas expressões principais da força universal (Natureza, Deus, a criação, o Universo, o Grande Espírito ou o que preferir) uma ativa, criativa, móvel e Masculina, que alguns chamam de Yang, e outra passível, receptiva, profunda e Feminina, o Yin. Hoje muito se discute se o termo Masculino e Feminino logo não estará superado, mantendo os conceitos de Ativo e Receptivo, mas é uma discussão para outra hora.

– Alguma dica de Tarô para estudo? Não quero necessariamente ler, mas estudar a simbologia.

Sim! Para a tiragem aconselho sempre o Rider-Waite-Smith, ou o Marselha, mas para estudo os melhores são o Tarô Mitológico (Sharman-Burke), que através de passagens de várias mitologias se compreende o significado da “energia” – ou informação – da carta, ou o brasileiríssimo Hermetic Kabbalah Tarot (Del Debbio-Grola), que usamos na apresentação das cartas nessa série de posts, ele sintetiza praticamente todas as informações que apresentamos carta por carta, descriminando cor, letra hebraica, valor gemátrico, elemento, signo e planeta, entre outros. No mais, se você entende que esta avançado nos estudos, o Tarô de Toth (Crowley-Harris) é interessante e sintetiza toda o sistema mágicko do Crowley.

– As postagens sobre Tarô acabaram?

Não, só estão no ritmo da orbita de plutão.

– Não é querendo reclamar, mas vai ser difícil cobrir os cinquenta e tantos Arcanos Menores nesse ritmo…

Estou ciente disso, e na verdade, o problema da demora ocorre principalmente para montar a imagem com as quatro cartas, acredita que algo tão simples gera tanto contra tempo? Bom, vamos pensar em algo, como preparar as cartas por elementos ou numeração e adiantar várias postagens. Obrigado pela preocupação :]

– E o Tarô do Kalciferum?

Esta quase saindo, e assim que ficar pronto converso com o Andrei e o Peá para acrescenta-lo aqui nas postagens.

Agora, ao invés de enrolar, mais cartas!

 

10 –  A Roda da Fortuna

X

O Senhor das Forças da Vida – Inteligência da Conciliação

Correspondências: Letra Hebraica: כ Kaf (Palma da Mão, Punho); Planeta: Júpiter; Runa: Jera; Dados: [2][5]; Cor: Violeta; Som: Lá Sustenido.

Palavras Chave

Os ciclos sucessivos na natureza e na vida humana. As fases da manifestação, o movimento de ascensão e de declínio. A mobilidades da coisas, as Influências lunares e mercurianas. Boa sorte, louvor, honra. Alternativas da sorte. Instabilidade. Esperteza, presença de espírito que não deixa escapar as boas oportunidades. Iniciativa feliz, adivinhação de ordem prática, sorte. Êxito casual, como o ganho na loteria. Espontaneidade, disposição inventiva. Animação, brio, bom humor.

Interpretação nos Corpos

Mental: Lógica, regularidade. Juízo equilibrado e sadio.

Emocional: Traz animação e reforça os sentimentos.

Físico: Os acontecimentos não serão estáveis, porque necessitam de uma mudança, uma evolução. Esta mudança tende a ser para melhor, no sentido do desenvolvimento. Segurança na dúvida. Do ponto de vista da saúde: não haverá problemas circulatórios. Bons augúrios para um futuro casamento.

Sentido negativo: A transformação se fará com dificuldade, mas poderá ocorrer quando fizer falta. É preciso modificar desde o princípio, partir de outras bases. Descuido. Especulação, jogo, abandono ao azar. Insegurança. Imprevisão, caráter boêmio, pouca seriedade. Situação instável: ganhos e perdas. Aventuras, riscos. Diminuição da sorte.

 Aplicações Práticas: “Aceito as reciclagens em minha vida. A Transição favorece e enriquece minha individualidade e estabilidade pessoal” – Movimentação da vida, busca por novos ares. A cada dia algo novo acontece, esteja tranquilo pois este é o movimento constante, e nele se altera aquilo que requer adaptação. Buscar se reciclar é a postura adequada e consciente. O equilíbrio não se encontra na estagnação.

Sobre a Carta: Tudo tem seu ciclo, seu começo e fim, A Roda é o guardião, o portal da riqueza e da pobreza, dotado dos extremos, mas lembre-se que nesse meio existe toda uma jornada, toda uma montanha russa de momentos e possibilidades, infinitas experiências para se sentir e viver. Não pense em ganho e perda apenas no sentido material, lembre dos quatro corpos, lembre da alma. O ganho, a perda, cima, baixo, o sucesso e o azar, o preço de ambos, estamos sujeitos a esses momentos, e esse é o sabor da vida, maturidade também é saber o melhor momento de escolher correr ou parar, ir para cima ou esperar. A roda da Roda são duas e não uma, cada uma girando em sua própria direção, e as duas sempre girando.

9 –  O Eremita / O Ermitão

IX

O Profeta do Eterno, O Mago da Voz do Poder – Inteligência da Vontade (Persistência, caminho para a Sabedoria Primordial)

Correspondência: Letra Hebraica: י Yod (Mão); Signo: Virgem; Runa: Eihwaz; Dados: [2][4]; Cor: Verde Amarelado; Som: Fá Natural.

 Palavras Chave

O Iniciado, o buscador incansável. Sabedoria, iluminação, estudo, autoconhecimento. Meditação, recolhimento, saber desligar-se. Reavaliação da vida e dos objetivos. Concentração, silêncio. Profundidade. Prudência. Reserva. Limites. Influência saturnina. Austeridade, moderação, sobriedade, discrição. Médico experiente, sábio que cala seus segredos. Celibato. Castidade.

Interpretação nos Corpos

Mental: Contribuição luminosa à resolução de qualquer problema. Esclarecimento que chegará de modo espontâneo.

Emocional: Alcançar as soluções. Coordenação, encontro de afinidades. Significa também prudência, não por temor, mas para melhor construir.

Físico: Segredo descoberto, luz que se fará sobre projetos até agora ocultos. Na saúde: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas.

Sentido negativo: Obscuridade, concepção falsa de uma situação. Dificuldades para nadar contra a corrente. Timidez, isolamento, depressão, recusa de relações. Mutismo, circunspecção exagerada, isolamento, caráter fechado. Avareza, pobreza. Conspirador tenebroso.

 Aplicações Práticas: “Tenho paciência e transponho os obstáculos. Minha experiência suporta novos desafios e permite meu aprendizado” – Reflete o conselho da maturidade. Conhecer os caminhos não representa evita-los, mas aprender de novas maneiras num ritmo desconhecido. Nem sempre se consegue vencer rapidamente. A Verdadeira Vitória Vem na Perseverança.

 Sobre a Carta: Yod é o ponto presente em todas as letras, uma força iniciatória. As vezes a solução esta em ouvir a si próprio, a olhar para dentro, buscar em seu mundo interno a resposta ou dar sentido e ordem para as informações já coletadas. O Eremita é casto, puro e inocente, lembre-se de seguir seu caminho olhando para si, pense, organize-se, o mais importante dos olhares é o seu sobre você. Mas lembre-se que isso é também um momento, parte do processo, é preciso interagir com os outros no processo da vida. É o caminho do Macrocosmos par ao Microcosmos, ambos cosmos, ambos mundos.

8 –  A Força / A Luxúria

VIII

Filha da Espada Flamejante – Inteligência de Todas as Atividades e Seres Espirituais

(As vezes grafada pelo número XI, graças a escola francesa de Tarô)

 Correspondência: Letra Hebraica: ט Teth (Serpente); Signo: Leão; Runa: Wunjo; Dados: [2][3]; Cor: Verde Amarelado; Som: Fá Natural.

 Palavras Chave

Virtude. Coragem. Potência anímica. Integração harmoniosa das forças vitais. Força moral, autodisciplina, controle. Energia moral, calma, coragem. Espírito que domina a matéria. A inteligência que doma a brutalidade. Subjugação das paixões. Lucro nos empreendimentos empresariais.

Interpretação nos Corpos

Mental: Esta carta traz uma grande agudeza para distinguir entre o verdadeiro e o falso, o útil e o inútil, e uma clareza precisa na avaliação.

– Emocional: Domínio sobre as paixões, poder de conquista. Para uma mulher que está para se casar: conseguirá que sua personalidade não seja anulada pelo afeto que sente pelo marido. Proteção afetuosa.

– Físico: Vontade para vencer os obstáculos, domínio da situação; faz valer seus legítimos direitos. Capacidade para tomar direção em todos os assuntos materiais.

– Sentido negativo: A pessoa não é dona da sua força; é brutal, desatenta, deixa-se levar pelo poder em vez de utilizá-lo.Os fatos ou as pessoas o abatem; sua força será aniquilada, e será vítima de forças superiores. Impaciência. Cólera, ardor incontido. Insensibilidade, crueldade. Luta, guerra, conquista violenta. Operação cirúrgica. Veemência, discórdia. Incêndio.

Aplicações Práticas: “Domino meus receios e mantenho a serenidade. Minha prudência me fortalece e favorece minha segurança” – Conselho de domínio e firmeza de si. Conhecer os amigos e inimigos não basta para se estar tranquilo, ninguém é responsável pelos seus medos e fraquezas exceto você mesmo. Dominar-se facilita o convívio, pois a tônica depende de você, não do outro.

Sobre a Carta: Controlar a própria energia é saber romper os selos da realidade, é compreender os caminhos que levam ao alto e ao abismo. Ter o conhecimento das próprias capacidades tem um quê de provar seu próprio veneno, é entender seus limites e perceber-se limitado, ao mesmo tempo que percebe onde precisa romper. Observe, compreenda e seja.

7 –  O Carro / A Carruagem

VII

A Filha dos Poderes da Água, O Senhor do Triunfo da Luz – Casa da Influência

Correspondência: Letra Hebraica: ח Chet (Cerca); Signo: Câncer; Runa: Raidho; Dados: [2][2]; Cor: Vermelho Alaranjado; Som: Dó Sustenido.

 Palavras Chave

Contemplação ativa, repouso. Vitória, triunfo. O setenário sagrado, a realeza, o sacerdócio. Magistério. Superioridade. Realização. Êxito legítimo, avanço merecido. Talento, dons, capacidade, aptidões postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direção competente. Conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra.

Interpretação nos Corpos

Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto.

Emocional: Afeto manifestado; protetor, serviçal.

Físico: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos. Significa também notícia inesperada, conquista. Pode ser interpretado também como difusão da obra ou atividades do consulente através de palavras e, segundo sua localização na tiragem, significa elogios ou calúnias.

Sentido negativo: Ambições injustificadas, vanglória, megalomania. Falta de talento e de consideração. Governo ilegítimo, situação usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupações, cansaço, atividade febril e sem repouso. Perda de controle.

 Aplicações Práticas: “Domino meus receios e mantenho a serenidade. Minha prudência me fortalece e favorece minha segurança” – Conselho de domínio e firmeza de si. Conhecer os amigos e inimigos não basta para se estar tranquilo, ninguém é responsável pelos seus medos e fraquezas exceto você mesmo. Dominar-se facilita o convívio, pois a tônica depende de você, não do outro.

 Sobre a Carta: A conquista sobre todos os planos, a influência sobre os planos inferiores, é a carta da influência de muitas formas. Nela habitam os quatro animais viventes, dos quatro elementos, caminhando e velando pela carruagem que caminha imponente. O Movimento de sucesso do Carro possui seu próprio mistério, onde iniciar-se é um desafio.

6 –  Os Amantes / Os Enamorados

VI

Filhos da Voz, O Oráculo dos Deuses Poderosos – A Inteligência da Eliminação

 Correspondência: Letra Hebraica: ז Zain (Arma, Espada); Signo: Gêmeos; Runa: Ehwaz; Dados: [1][6]; Cor: Laranja; Som: Ré Natural.

Palavras Chave

Sentimento. Livre arbítrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abraço, luta, antagonismo, combinação, equilíbrio. Matrimônio, ligação, união. Integração de ambos os sexos ao poder gerador do universo. Decisão voluntária, eleição. Votos, aspirações, desejos. Exame, deliberações, responsabilidades. Afetos.

Interpretação nos Corpos

Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plásticas.

Emocional: Dedicação e sacrifícios.

Físico: Os desejos, o amor, o sacrifício pela pátria ou pelos ideais sociais, assim como todos os sentimentos manifestados fortemente no plano físico. É a carta da união e do matrimônio. Representa para os consulentes de ambos os sexos, também, a infidelidade; em certos casos, a iminência de uma escolha a ser realizada.

Sentido negativo: Ruptura, separação, corte, desordem. Divórcio. Prova a ser suportada. Dúvida, falta de resolução. Tentação perigosa, risco de ser seduzido. Má conduta, libertinagem. Debilidade, falta de heroísmo. Infidelidade, maus relacionamentos, indecisão e impotência.

Aplicações Práticas: “Faço escolhas em minha vida, consciente das minhas responsabilidades. Invalido a insegurança e enxergo o melhor caminho a seguir” – Aconselha a Verdadeira Escolha, ouvir o próprio coração e aceitar as oportunidades que surgem em seu caminho. Compreenda que a dúvida significa a melhoria futura, amplie seus horizontes e não tema, caminhe serenamente todos os dias.

 Sobre a Carta: É também a dualidade do ser humano em busca do amor divino, possuímos todos as energias duais, a união destes é um grande passo rumo à arvore da vida, rumo a divindade. Existem preços a se pagar para certos objetivos serem alcançados, precisamos de parcerias, vivemos em uma realidade coletiva.

A próxima postagem trará as ultimas cartas dos Arcanos Maiores, e a seguinte falaremos sobre métodos de Leitura. Estamos na reta final, as postagens já estão escritas, faltando algumas edições, mas em todo caso, façam suas oferendas, apostas e preces.

E dúvidas, só enviar.

Sucesso!

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Sobre Tarô #7 – Mais Dúvidas e Arcanos 10, 9, 8, 7 e 6