Sobre Tarô #6 – Dúvidas e Arcanos 12 e 11

Olá senhoras e senhores, peregrinos e viajantes! Voltamos depois de um hiato de alguns meses (MESES!!!) peço desculpas pela ausência, mas a correria estava mesmo bem maluca, quem me acompanha nas redes sociais sabe um pouco da loucura que foi (fechamento de bimestre e Enem nas escolas – a vida de professor, loucuras na educação paulista, Kalciferum – yeah!, Mês do Horror, e ainda retomei a vida de ator), maaaas, por mais verdadeiras que sejam, desculpas são só desculpas, remissão só existe com atitudes então, prepare suas cartas, seu caderno de anotação, sua disposição para viajar nos mundos internos e vamos lá!

Antes, a título de revisão, ouça o episódio Mundo Freak Confidencial 43 – A Arte Mística do Tarô com o Marcelo Del Debbio e leia os nossos posts anteriores #5#4#3#2 e #1.

Dúvidas sobre Tarô

Como prometido, vamos tratar de algumas duvidas que recebi:

– Tarô tem obrigatoriamente relação com Magia?
Depende das coisas que você acredita. É possível observar o Tarô como uma estrutura de percepção arquetípica, como já foi falado um pouquinho no post anterior #4, assim, você pode observar toda a sua vida como algo tendo relação com a Magia, ou não. Como diria Hassan Ib Sabbah o velho da montanha “Nada é Verdadeiro, Tudo é Permitido”.

– Tarô trabalha com energias femininas? Isso pode me afetar de alguma forma?
Sim, Tarô trabalha muito com a intuição, que na magia clássica é considerada uma área feminina (lembre das leis herméticas e o Princípio de Gênero), e absolutamente TUDO feito em excesso pode te afetar de alguma forma, mas para sentir esses efeitos seria preciso ler profissionalmente muitas vezes por dia, no caso de estudos, cai dentro que ta tudo okay.

– Preciso ser Médium ou Mago para estudar o Tarô?
Não. E teoricamente, todo mundo tem algum grau de mediunidade, e o mago é aquele que possui o domínio sobre os símbolos, imagens e que consegue causar mudanças em si e no mundo através desse domínio (pirem Designers, Social Médias e galera da Propaganda).

– Sinto muita dificuldade em compreender os símbolos, tenho algum tipo de bloqueio?
O único bloqueio possível é a não alfabetização nos símbolos, algo que se desenvolve com constantes estudos. As coisas são construções, não desista.

– Posso ganhar dinheiro com o Tarô?
Se você quiser. Particularmente não tenho interesse nessa área, mas lembre-se que para intentar em fornecer esse tipo de serviço você tem que saber muito bem sobre o que esta falando. E sério, não abuse das pessoas. Muitos que procuram o Tarô em tarólogos profissionais precisam de ajuda, se você não pode ajudar, indique ajuda (inclusive psicológica e médica).

– Você é um Mestre Tarólogo?
Não. No máximo sou um estudioso e um curioso que compartilha seus estudos, um companheiro de jornada que gostaria de ajudar sempre que possível. Se passei qualquer outra ideia, perdão.

– As postagens do Sobre Tarô acabaram?
Não! Aqui estamos! 😀

– Você vai ensinar métodos de Leitura?
Sim, falaremos sobre isso, e estou super empolgado! Gosto muito de diferentes técnicas de leitura!

– Você vai cobrir os Arcanos Menores também?
To afim! Acho super necessário não deixar os Menores de fora.

– Tarô Cigano?
Conheço pouco, ainda estou nos primeiros passos de desenvolvimento no Cigano, então… Acho que não.

Demais dúvidas, por favor, encaminhem nos comentários, e-mail, inbox, Andrei ou telepatia. Vamos as Cartas!

12 – O Enforcado / O Pendurado

O Espírito das Poderosas Águas – Inteligência Estável

Correspondências: Letra Hebraica: מ Mem (Água); Elemento: Água; Runa: Isa; Dados: [3][3]; Cor: Azul Escuro; Som: Sol Sustenido.

Palavras Chave
Abnegação. Aceitação do destino ou do sacrifício. Provas iniciáticas. Retificação do conhecimento. Gestação. Exemplo, ensino, lição pública. Desinteresse, esquecimento de si mesmo. Submissão ao dever, sonhos generosos. Patriotismo, apostolado. Filantropia, entrega a uma causa. Sacrifício pessoal. Idéias voltadas para o futuro. Semente. Mudança de vida, iniciação, abertura espiritual, sacrifício por algo valioso. Paz interior, nova visão do mundo.

Interpretação nos Corpos
– Mental: Possibilidades diversificadas, flutuações. Indica coisas em processo de amadurecimento; não define nem conclui nada.
– Emocional: Falta de clareza, indecisão, particularmente no campo afetivo.
– Físico: Abandono de algumas coisas, renúncias, projetos duvidosos. Impedimento momentâneo para a ação. Um assunto iniciado é abandonado e só poderá ser resolvido através de uma ajuda. Do ponto de vista da saúde: transtornos circulatórios.
– Sentido negativo: Êxito possível, mas parcial, sem satisfação nem prazer, sobretudo em projetos de ordem sentimental. Reticências, planos ocultos. Resoluções acertadas, mas que não se executam; projetos abortados; plano bem concebido que fica na teoria. Promessas não cumpridas, amor não correspondido. Os bons sentimentos serão desviados para empreendimentos condenáveis. Impotência. Perdas. Auto-renúncia, passividade.

Aplicações Práticas: “Encontro forças em meu espírito. Aprendo a cada dia e respeioto meu passado, como respeitarei sempre meu presente e meu futuro, o que acontece me forma e formará” – Viva tudo o que foi vivido, e respeite o tudo o que te acontece e aconteceu, você se tornou melhor com base no que foi e no que fez anteriormente. Não sofra erros cometidos aprenda com eles e não os esconda. Somente assim você parecerá quem você realmente é.

Sobre a Carta: Uma carta com profundos segredos cifrados, representa a cruz, o sacrifício, , sua letra é o Men, a água maternal,, representa o batismo, a iniciação pela água, enquanto Shin é pelo fogo,. o batismo pela água é uma experiência central para a maturidade e para a jornada pela arvore da vida, portanto esta ligado também a consciência. .Jung fala sobre o Enforcado como sendo “[…] Uma ilimitada vastidão, cheia de uma incerteza jamais vista, aparentemente sem interior nem exterior, sem acima nem abaixo, sem aqui nem ali […]
 onde se inicia o domínio do sistema simpático, a alma de tudo o que é vivo.” (JUNG, C. G. Arquétipos e Inconsciente Coletivo. 1977)
 Mundo-freak-Arcano XI

11 –  A Justiça / O Ajustamento 

(Em alguns Tarôs a Justiça aparece como o Arcano VIII, e foi assim propagado pela chamada “Escola Francesa”)

A Filha do Senhor da Verdade, O Controlador da Balança – Inteligência Leal
(Virtudes Espirituais são aumentadas, todos estão a sua sombra)

Correspondência: Letra Hebraica: ל Lamed (Agulhada); Signo: Libra; Runa: Tiwaz; Dados: [2][6]; Cor: Verde-Esmeralda; Som: Fá Sustenido.

Palavras Chave
Justiça, equilíbrio, ordem. Capacidade de julgamento. Conciliação entre o ideal e o possível. Harmonia. Objetividade, regularidade, método. Balança, avaliação, atração e repulsão, vida e temor, promessa e ameaça. Estabilidade, ordem, persistência, normalidade. Lei, disciplina, lógica, coordenação. Flexibilidade, adaptação às necessidades. Opiniões moderadas. Razão, sentido prático. Administração, economia. Obediência. Soluções boas e justas; equilíbrio, correção, abandono de velhos hábitos.

Interpretação nos Corpos
– Mental: Clareza de juízo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno.
– Emocional: Aridez, secura, consideração estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vínculos afetivos, divórcio, separação. Este arcano representa um princípio de rigor.
– Físico: Processo, reabilitação, prestação de contas. Equilíbrio de saúde, mas com tendência a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido à imobilidade da carta.
– Sentido negativo: Injustiça. Condenação injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vítima de vigaristas. Aburguesamento.

Aplicações Práticas: “Tenho a Imparcialidade Necessária para obter clareza. Posso compreender minha vida e saber o melhor a ser feito” – Observe a racionalidade, o equilíbrio. Sem o envolvimento pode ser mais fácil compreender e avaliar seus propósitos. Sabendo Balancear o que vale a pena e o que não vale mais você obterá a qualidade da postura adequada.

Sobre a Carta: Administradora da Lei. Não há Justiça no mundo natural, por isso Crowley a chama de Ajustamento. é a sombra que paira sobre todos os habitantes da Terra. Presente em todos os âmbitos, com sua dose de impessoalidade, opera pela razão e pela fora natural. Assim, podemos decidir equilibrar algo dentro de nós, mas se a decisão não for tomada a tempo, ou for negada mesmo com urgência e o equilíbrio for necessário, o universo tomará sua atitude para que ele ocorra. A espada da justiça extirpa o desnecessário, com duras experiências, mas não para o castigo. Associado a Deusa Maat, ao signo de Libra e a Arlequina, companheira do bobo, louco, Arcano 0.

 

Muita Saudade das Postagens! Qualquer coisa, estamos ai nos Comentários ou nas Social Medias! Voltamos a Programação normal, de duas à três postagens por mês!

Apoiem o Kalciferum! (E pretendo editar TODOS os posts do Sobre Tarô para acrescentar as imagens das cartas do Tarô Kalciferum!)

 

Abraços Galere e Sucesso!

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Sobre Tarô #6 – Dúvidas e Arcanos 12 e 11