Sobre Tarô #3 – O Caminho do Mago e os Arcanos 20 e 19

Cabe lembrar que essa é a terceira parte da nossa série de posts Sobre Tarô, se você chegou aqui e não sabe em onde esta, aqui temos o Sobre Tarô #1  e #2.

Espero que você tenha se proposto a refletir um pouco sobre os significados das imagens contidas no Arcano do Mundo, ou Universo (lembrando que Arcano é um dos nomes possíveis para as cartas, ou Lâminas, ou mesmo… Cartas.) o uso de imagens é algo poderoso na magia por isso o I-Mago (e não é produto da Apple). o Mago é em sua origem um contador de estórias, um criador de mundos, é magia, e é um mago aquele que ao falar e contar uma estória (ou história) magicamente faz com que na cabeça dos ouvintes apareçam imagens que ilustram o conto, como se pequenos homens tomassem forma e encenassem em algum lugar inacessível ao corpo, claro, em um período onde praticamente ninguém era letrado, ou se quer fazia exercícios mentais suficiente para exercer a magia da imaginação, essa habilidade era bem mais impressionante, então, se você nasceu do século XVI para cá, você provavelmente é uma mago mais bem treinado que muitos que não tiveram essa possibilidade.
Já que falamos um pouquinho sobre o ser mago e a habilidade destes com as imagens, imaginação, criação e viagem por entre mundos e coisas assim, vamos falar sobre o Caminho do Mago na Árvore da Vida.

 

O Caminho do Mago

Existem várias formas de interpretar a Árvore, uma delas é pelo chamado Caminho do Raio ou da Criação, que começa em Kether e vem descendo em zig-zag, esfera por esfera para alcançar Malkuth enquanto “cria” tudo passo a passo nas “oficinas” de conceitos que são as sephirat. Mas, como somos “Cartas Clow já na forma humilde que merecemos”, fazemos o caminho que nos cabe como humanos, humanos que querem compreender a criação e o divino, humanos um tanto curiosos e teimosos, mas humanos. Nós fazemos o Caminho do Mago, ou o Caminho da Serpente (criatura sempre associada ao conhecimento, qualquer semelhança com serpentes, árvores, e conhecimento de bem e mal pode não ser mera coincidência), outro nome que esse caminho tem muitas vezes é “A Jornada do Herói”, e é exatamente a mesma jornada que você esta pensando.

 

O fluxo da Cabala - Caminho da serpente.

O fluxo da Cabala – Caminho da serpente.

 

Antes de continuar sobre as cartas, vamos a um resumo rápido da relação Árvore da Vida e Jornada do Heroi, passando apenas pelas esferas: o Herói esta em seu mundo “mortal”, Malkuth (10), é iniciado por alguém em um mundo “secreto” mas que sustenta o mundo “mortal” Yesod (9), então ele assumo as duas formas possíveis de conhecimento sobre esse mundo para ser pleno, o intelectual Hod (8), e o emocional Netzach (7), para tornar-se “pleno” e descobrir a si mesmo em Tipheret (6), o Herói também possui conselheiros, que serão alcançados por ele aos poucos, um mais rígido que quer seu bem, Geburah (5) e um mais “sábio” e misericordioso, sempre presente e para quem o Herói recorre, Chesed (4). O Herói então enfrenta seu inimigo (normalmente um reflexo de si mesmo) e “morre”, Daath (?), para então compreender Binah (3), as forças que estão movimentando tudo. E então o Grande Cenário que torna tudo possível Hochma (2). E por fim sua jornada se finda, para outra se iniciar, Kether (1), pois o Kether de uma árvore é Malkuth de outra.

Agora, sem mais delongas, as Cartas!

20 –  O Julgamento 
Arcano 20 - julgamento

Espirito do Fogo Fundamental – Inteligência Perpétua

Correspondências: Letra Hebraica: ש Shin (Dente); Elemento: Fogo; Runa: Kenaz; Dados: [5][6]; Cor: Vermelho-Alaranjado Brilhante; Som: Dó Natural
Palavras Chave
Os julgamentos essenciais, a avaliação dos rumos da existência. O despertar. Exame de consciência. Sopro redentor. Renovação. A promessa da vida eterna. Entusiasmo, exaltação emocional, intensidade dos sentimentos, espiritualidade. Capacidades ocultas, dom de adivinhação. Atos prodigiosos, medicina milagrosa. Santidade, doação. Renovação, nascimento, retorno de assuntos do passado ou sua atualização. Recados, propaganda, proselitismo, apostolado. Estar sujeito à avaliação de outros, ser julgado por suas ações.Interpretação nos Corpos
– Mental: O homem convocado a um estado superior; tendências e desejos de elevação.
– Emocional: Devoção, exame de consciência.
– Físico: Estabilidade nos assuntos que estão encaminhados. Saúde e equilíbrio.
– Sentido negativo: Erro em relação a si mesmo e a todas as coisas; provas e trabalhos que resultarão de um juízo falso. Vacilação espiritual, ofuscamento da inteligência. Bobo evocador de fantasmas. Ruído, alvoroço, agitação inútil.
Aplicações Práticas: “Estou pronto(a) para aceitar as mudanças em minha vida. Sei que o melhor caminho será meu presente” – Transcendência, compreender além dos padrões. Não relute o inesperado, receba-o.

 

Sobre a Carta: O Despertar é o Fogo Fundamental, se o elemento fogo esta associado ao espiritual, qual o significado desse Despertar? Porque exitem várias situações “Milagrosas” (Capacidades Ocultas, Dom de Adivinhação e Medicina Milagrosa) associadas como Palavras Chaves desta carta? e enquanto a letra Hebraica Shin (ש), cuja forma da letra lembra fenômenos naturais que parecem levantar-se para o céu, por exemplo, os galhos de uma árvore, as chamas de uma fogueira, ou um campo de flores, e seu significado esta associado “a chama [Revelação Divina] vinculado a fonte [Essência Divina], o Messias.” A fonte [Essência Divina – O Messias], na verdade possui uma chama invisível nela, que emerge e expande sobre o Mundo. Será possível uma associação onde a alma emerge do túmulo para uma existência maior? O que são os nossos túmulos hoje?

19 –  O Sol

Arcano 19 -Sol

 

O Senhor do Fogo do Mundo – Inteligência Dedutiva
Correspondências: Letra Hebraica: ר Reish (Cabeça); Planeta: Sol; Runa: Sowilo; Dados: [5][5]; Cor: Laranja; Som: Ré Natural

Palavras Chave
Vitalidade, alegria. Ressurreição diária ao final da noite. Intuição, clareza. O princípio celeste. Luz. Razão. Concórdia. Influência solar. Discernimento límpido, clareza de juízo e de expressão. Talento literário ou artístico. Paz, harmonia, bom acordo. Felicidade conjugal. Fraternidade, inteligência e bons sentimentos. Reputação, glória, celebridade. Alegria, sucesso, vitalidade, força, vivacidade. Compreensão, calor, amor, crescimento.

Interpretação nos Corpos
– Mental: propósitos elevados. Sabedoria nos escritos, difusão popular harmoniosa; pensamento que alcança grande altura.
– Emocional: Afeto cavalheiresco, desvelo, altruísmo. Os grandes sentimentos
– Físico: A saúde, a beleza física. Elemento de triunfo, saída para qualquer situação adversa que se esteja atravessando.
– Sentido negativo: Grande adversidade, sorte contrária, tentativas na escuridão. Deslumbramento. Vaidade, pose, fanfarrice. Amor-próprio, susceptibilidade. Miséria dissimulada sob uma fachada exuberante. Aparência simuladora, decoração. Artista fracassado, incompreendido.

Aplicações Práticas: “Acredito no Amor. Sou a Manifestação Amorosa e reflito meu interior em minha vida e cotidiano” – Troca, reciprocidade, amar sem medo, Conhecer suas próprias limitações, aceitar e superar seus aspectos.

 

Sobre a Carta: O significado da letra Hebraica (Reish-ר) associada a essa carta é “Cabeça” ou “Começo”, a esfera relacionada à ela é o Sol, Tipheret, sua forma seria de um corpo, com uma cabeça encurvada, em devoção. Esta associada ao estado Supraconsciênte da mente, o estado onde mora a Intuição, o Discernimento Límpidos e a Clareza de Juízo e Expressão. Por que a Imagem de uma Criança feliz e realizada sob o Sol? Por que as vezes são Duas crianças ao invés de uma só? Qual o Poder dessa imagem Mágica?

Enfim…

Não se esqueça de fazer as suas anotações pessoais sobre as cartas, e se você conseguiu se sintonizar bem com a pegada do Tarô, ao longo dos exercícios você vai identificando aspectos da carta e sua energia/informação manifesta no dia-a-dia. “mas é real mesmo essa percepção ou eu só vi por que estava procurando?” com certeza, o fato de você estar mais atento a determinadas energias/informações foi o que tornou possível essa percepção, mas não quer dizer que não estava lá. Na dúvida, volte ao aviso do Crowley no primeiro post.
Abraço Galera!
Sucesso!
FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Sobre Tarô #3 – O Caminho do Mago e os Arcanos 20 e 19