Profile Picture
Mundo Freak Confidencial é o podcast brasileiro de casos insólitos e paranormalidade. Apresentado por três integrantes, procuram balancear o papo leve e divertido entre céticos e crédulos (believers).

Nordeste Horror Story | MFC 349

A Lenda Urbana consiste em histórias que são passadas pelo boca a boca e que podem ter uma identidade baseada na região em que a história foi originalmente criada, sendo normalmente grandes centros urbanos. 

Essas histórias constituem mitos modernos, consistindo em casos que são narrados por alguém próximo, ou “um amigo de um amigo”. Elas buscam estruturar-se em um determinado ambiente, utilizando-se de um local que existe de verdade, pessoas reais ou fatos, para tornar a história mais real e próxima daqueles que a ouvem.

O termo Lenda Urbana passou a aparecer para o público em impressões publicadas a partir do final dos anos 60. Jan Harold Brunvand, professor de inglês da Universidade de Utah, introduziu o termo ao público em geral através de uma série de livros publicados a partir de 1981, entre eles, a coletânea de lendas “O Mochileiro Desaparecido: Lendas Urbanas Americanas e Seus Significados”, para enfatizar dois pontos: primeiro, que lendas não acontecem exclusivamente nas chamadas sociedades antigas ou tradicionais e, segundo, que pode-se aprender bastante sobre as culturas moderna e urbana ao estudar esses mitos.

Apesar de ter se tornado popular a partir dos anos 80, muitas histórias que são consideradas lendas urbanas datam até do século XIX, como o Demônio de Jersey, que além de ser transmitida pelo boca a boca, foi noticiada em jornais locais, além de fazer referências a locais que realmente existem.

Após o início da internet, as lendas urbanas passaram a se disseminar mais facilmente, popularizando histórias menos conhecidas e complementando lendas urbanas mais populares. Hoje, a região escolhida é o Nordeste. Então junte-se aos investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, e as convidadas Leila Germano dos podcasts Hoje Tem, República Debochevique, e Cadeira na CalçadaAlice Sousa do Kilombas e André Balaio d’O Recife Assombrado para mergulhar nestas fascinantes histórias.

FICHA TÉCNICA

Vitrine: Clown;

Pauta: G. R. Machado; Katy Miranda; Maurício da Fonte; Naralisa; Pedro Pimenta; Shade; David Masschmann.

Revisão: Priss Guerrero

Edição e sonorização: Murilo Lourenço;

Trilha sonora: Myuu;



MUNDO FREAK NO APOIA.SE