Secret of Mana – Um RPG magnífico

Quem gosta de jogos bons? Acho que todo mundo. Existem jogos que são tão bons que marcam a pessoa. Eu já o mencionei aqui quando falei sobre RPGs de ação (leia aqui), mas agora quero falar um pouco mais. Trata-se de Secret of Mana (Seiken Densetsu II no original), que é um dos melhores títulos da excelente biblioteca de jogos do SNES.

A história do jogo se passa em um mundo fantástico onde três jovens heróis (para não fugir do bom clichê), tentam restaurar a lendária Mana Sword para impedir que o Imperador maligno ative a arma mais letal do mundo, a Mana Fortress, ao mesmo tempo que tem que proteger a Mana Tree e lutar contra o terrível sacerdote Thanatos.

Como já dito antes, ele é um RPG de ação, sendo assim, ao invés das batalhas em turno, a ação acontece em tempo real, tendo um sistema de menu em anel, que para a ação, permitindo o jogador realizar uma ação como trocar de arma ou lançar uma magia, mantendo a mesma tela de jogo.

O jogo foi produzido pela SquareSoft, uma gigante dos RPGs na época. O jogo teve críticas muito boas na época, elogiando os gráficos coloridos e brilhantes (que mesmo hoje continuam muito bons), o enredo expansivo (realmente é uma história muito legal de jogar), o menu em anel já citado antes e o sistema de batalha em tempo real que foi inovador na época.

Outra característica muito legal no jogo é a opção de multiplayer. Um segundo e um terceiro jogador (se você tivesse o acessório para colocar mais de dois controles) podiam entrar e sair da partida a hora que quisessem apenas apertando START. Se você estivesse jogando entre dois jogadores ou sozinho, podia ajustar a IA dos outros personagens, colocando um comportamento deste defensivo e que se afasta dos inimigos para um que vai para cima e só ataca.

Além da jogabilidade muito boa e os gráficos muito bens feitos, temos que falar na trilha sonora composta por Hiroki Kikuta. É certamente uma das melhores trilhas de jogos. O tema de abertura que toca caso você não aperte o botão START na tela de início é simplesmente magnífico.

Secret of Mana foi muito influente em sua época, principalmente pelo seu sistema de menu em anel que é usado até hoje em jogos como The Temple of Elemental Evil e seu sistema de multiplayer cooperativo, como visto em Dungeon Siege III.

Para quem quiser jogar (e quem não jogou deveria), está disponível no Virtual console do Wii. Eu recomendo fortemente se aventurar por uma dos melhores RPGs que eu já joguei na vida.

Secret of Mana – Fear of Heavens, by Hiroki Kikuta

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Secret of Mana – Um RPG magnífico