5 filmes de terror onde o amor está no ar!

Estamos no mês das bruxas. Terror, fantasmas, assombrações e romance. Romance? Pode perguntar você. Claro! Assim como o ódio, a busca pelo poder absoluto ou instintos homicidas, o amor é uma força que move o mundo dos vivos e dos mortos. Veja o Penadinho e a Alminha por exemplo. Tem fantasma que aprende até a fazer cerâmica, mas não são desses romances bonitinhos que viemos falar aqui. Os filmes abaixo são dicas excelentes para você se juntar com sua amada (ou seu amado) na noite de Halloween. Vamos lá?

"only lovers left alive"

5 – Amantes Eternos (2013, dirigido por Jim Jarmusch)

Todos nós já pensamos como seria viver eternamente, sem envelhecer. Afinal nossa cultura é cheia de histórias de vampiros, espadachins escoceses e outras criaturas míticas. Neste filme nós acompanhamos 2 vampiros que estão de certo modo depressivos com os rumos que nossa sociedade e principalmente nossa cultura tomaram. Eles não apreciam mais a companhia de mortais e (um deles) pensa se não seria melhor morrer logo de vez. A vida e a relação dos dois será abalada por uma terceira vampira, desequilibrada e inconsequente.

O filme tem um ritmo diferente do que estamos acostumados em filmes de horror mas apresenta bons questionamentos sobre a vida, a morte e a cumplicidade do amor entre duas almas que se encontraram. Vale muito a pena, principalmente pela atuação do casal principal, interpretados por Tom Hiddleston e Tilda Swinton.

romance do terror shaun of the dead

4 – Todo Mundo Quase Morto (2004, dirigido por Edgar Wright)

Eu sei, essa seria uma lista mais focada no terror, mas esta comédia inglesa é obrigatória para quem gosta do gênero zumbi, pois brinca constantemente com clichês do gênero. O romance aqui fica por conta dos esforços que Shaun faz para salvar sua amada, mesmo após ela terminar o namoro com ele.

No fim das contas o que move a trama é a crença do personagem principal em recuperar seu relacionamento salvando a garota. O problema é que o plano usa exatamente os mesmos problemas que destruíram o namoro.

Escrevendo o texto me causou um certo choque perceber que o filme já tem mais de dez anos de idade (sim, o tempo passa rápido). Mesmo assim o ritmo, maquiagem e humor não envelheceram em nada, continua sendo uma excelente pedida.

romance do terror hellraiser

3 – Hellraiser (1987, dirigido por Clive Barker)

A trama de Hellraiser é movida pelo amor que uma personagem sente por outro, mas não se engane. Clive Barker (escritor e diretor do filme) criou o universo infernal de Hellraiser e seus cenobitas em uma visão recheada de dor e perversões sexuais. Basta reparar o visual dado aos seres que habitam as portas do inferno.

No filme, Frank adquire um cubo conhecido como Lemarchand’s box, ou A Configuração do Lamento. Acredita-se que este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável. O que ele não esperava é ser puxado para o inferno assim que resolvesse o quebra-cabeça.

Dez anos depois, Frank vê em Júlia, esposa de seu irmão com quem teve um tórrido romance, a chance de escapar de lá, usando o sangue de homens que ela atrairia para ele. Eu sei, não é tão romântico quanto você esperava, mas trata-se de um clássico do cinema de horror. Se você achar que está datado demais, a versão nacional do livro que inspirou o filme acaba de ser trazida para o português pela primeira vez, graças à Darkside Books.

romance do terror exterminio

2 – Extermínio (2002, dirigido por Danny Boyle)

Vou logo adiantando que este é um dos meus filmes favoritos em qualquer lista. Danny Boyle deu um sopro de vida ao gênero zumbis, o que influencia produções até hoje. Além de se tratar de um filme muito bom em seus aspectos técnicos, a história e seus personagens são muito cativantes.

Um vírus que causa raiva incontrolável em seres humanos eliminou praticamente todas as pessoas na Inglaterra. A sensação de isolamento que acompanhamos no início junto ao personagem Jim vai aos poucos sendo suplantada pelo amor que ele sente por Selena. Este amor irá ser fundamental para os personagens no terceiro ato, quando eles terão inimigos muito mais perigosos que os infectados. Em seus extras, é revelado que Extermínio tem 2 finais diferentes e eu fiquei muito feliz com aquele escolhido para o corte final. Ele é mais um fator que coloca o filme quase no topo da lista.

romance do terror dracula

1 – Drácula de Bram Stoker (Francis Ford Coppola)

Desde a concepção do livro, Drácula é uma história de amor. Um amor que vence o tempo, a vida e a morte. Felizmente Coppola resolveu fazer uma adaptação extremamente fiel do livro escrito por Bram Stoker. Tudo neste filme é bem feito. Os figurinos, a cenografia, os efeitos, as atuações e qualquer outra característica que você deseje apontar.

Vlad, ao descobrir que sua amada foi enganada e tirou a própria vida, sendo condenada ao inferno, renega deus e a igreja, prometendo beber apenas sangue pelo resto de seus dias. Assim ele se torna um amaldiçoado, que vive eternamente a dor do seu amor perdido. Quatro séculos depois, o vampiro descobre que sua amada reencarnou e agora vive em Londres. Ele precisa ir para lá e trazer o espírito de sua amada de volta, mesmo que para isso amaldiçoe os dois.


A Mosca, Fome de Viver e A Noiva de Chucky quase entraram na lista e podem ser também consideradas boas opções para o Dia das Bruxas. O zumbi/Crepúsculo, Meu Namorado é um Zumbi tem até recebido boas críticas, mas como não vi não posso opinar sobre ele. Você acha que ficou faltando algum filme na lista? Me dê suas dicas de filmes para esse mês.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

5 filmes de terror onde o amor está no ar!