Profile Picture
Mundo Freak Confidencial é o podcast brasileiro de casos insólitos e paranormalidade. Apresentado por três integrantes, procuram balancear o papo leve e divertido entre céticos e crédulos (believers).

A maldade humana e o Experimento de Stanford | MFC 337

O experimento de aprisionamento de Stanford tinha como propósito analisar o comportamento humano através da inclusão do indivíduo em grupos, dividindo-os em guardas e prisioneiros. O experimento aconteceu em 1971, na Universidade de Stanford, em um porão do Instituto de Psicologia que serviu de prisão.

No entanto, a experiência perdeu rapidamente o controle, considerando-se que os prisioneiros passaram a aceitar tratamentos humilhantes, desumanos e cruéis por parte dos cárceres, demonstrando sérios distúrbios emocionais. A principal razão do psicólogo Philip Zimbardo para realizar o experimento foi focar no poder de papéis, regras, identidade de grupo e validação de comportamento em tais situações que geralmente acarreta repulsa em pessoas comuns. 

Segundo ele, por vários anos ele conduziu pesquisas sobre desindividualização, vandalismo e desumanização que ilustravam a facilidade com que pessoas comuns poderiam ser levadas a se envolver em atos anti-sociais, colocando-as em situações nas quais se sentem anônimas, ou percebem outras pessoas em maneiras que os tornaram menos do que humanos, como inimigos ou objetos.

No episódio de hoje, os investigadores Andrei Fernandes, Ira CroftMarcos Keller, Jey e Maycon Torres abordam sobre um dos experimentos mais famosos e infames da psicologia.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook


FICHA TÉCNICA

Vitrine: Clown;

Pauta: Jey Carrillo

Revisão: Jey Carrillo

Edição e sonorização: Murilo Lourenço;

Trilha sonora: Myuu;



MUNDO FREAK NO APOIA.SE