[Regras da casa] Dead of Winter

Fala pessoas lindas do Mundo Freak! Tudo bem com vocês? O ano acabou de começar, mas os jogos de tabuleiro já estão chegando ao Brasil antes mesmo do carnaval acabar. E dizem que o nosso país só funciona depois do carnaval… não quando se trata de um pessoal nerd e dedicado o suficiente que estão cada vez mais completando a minha prateleira e acabando com o meu salário! Tudo bem, afinal, qual outra razão eu tenho para trabalhar?

Bom, se vocês leram o meu último texto, eu fiz um top 10 com jogos que gostaria que viessem para o Brasil em 2016. E não é que acertei logo no começo? Fiquei muito feliz por um palpite certeiro desses. Ainda mais sendo o segundo jogo da minha lista, o segundo jogo que eu mais queria que viesse, veio! DEAD OF WINTER!!!

Galera, esse jogo é sensacional! Muito melhor do que eu previa. A começar com a temática infalível para jogos, séries, filmes e afins. Zumbis nunca falham! Sou fã número um desse tema e até meio psicopata, pois eu adoraria se realmente ocorresse um apocalipse zumbi na terra… Mas não estamos aqui para falar da minha insanidade ou devaneios, estamos aqui para abordar sobre esse boardgame maravilhoso que já ocupa um alto posto entre meus jogos prediletos! (Caramba, só eu achei que ficou estranho isso? Abordar o boardgame…)

pic2025811_lg

Com uma jogabilidade totalmente diferente de Zombicide, ou seja, não é mais do mesmo, Dead of Winter coloca os jogadores na pele de sobreviventes que moram em uma colônia (afinal, a união faz a força) que precisam superar duas crises: Zumbis e Baixas temperaturas. Cada jogador pode realizar um certo número de ações, dependendo de quantos sobreviventes ele controla, onde essas ações podem ser matar zumbis (obviamente), coletar comida, armas, gasolina e suprimentos em geral para a colônia prosperar, construir reforços contra os amaldiçoados (em forma de barricadas), limpar o lixo da colônia, afinal, estamos enfrentando um apocalipse, mas as higienes básicas precisam continuar vivas!

No início de cada partida, a colônia recebe um objetivo geral que todos precisam realizar para vencer o jogo, porém, ao mesmo tempo, cada jogador recebe um objetivo secreto que ele precisa fazer para vencer o jogo definitivamente, ou seja, se o grupo conseguiu o objetivo geral, mas você não conseguiu o seu, você perdeu amiguinho. Isso pode complicar um pouco as coisas porque entra em cena uma dúvida existencial: Ajudar os outros, mas correr o risco de não vencer ou ser um pouco egoísta e ter maiores chances de triunfar no final?

Em vários momentos os jogadores precisarão doar cartas para enfrentar crises, como falta de comida na colônia, falta de combustível, etc, etc, etc. E pode ser que seu objetivo final seja acabar o jogo com uma carta de gasolina na mão. E aí, ajudar o grupo e depois procurar outro galão ou garantir o seu? São esses tipos de decisões que deixam o jogo mais emocionante!

Dead-of-Winter-04

Se não fosse o bastante tudo isso, algum jogador pode comprar um objetivo secreto de traidor! Isso mesmo, temos um traidor entre nós (FN-2187… sacaram?). Como traidor, o jogador terá que sabotar as missões do grupo para vencer. Mas a colônia pode tentar expulsar esse elemento podre dentre as pessoas de bem, uma votação pode ser proposta por qualquer jogador para exilar da colônia um possível traidor. Mas, e se expulsarmos a pessoa errada? E se o traidor continuar entre nós? Será que a pessoa injustiçada irá tentar se vingar? A resposta é simples, SIM! Eu tentaria…Como se todo esse clima de tensão entre os jogadores e zumbis não fosse o suficiente, as condições climáticas não ajudam, o inverno é rigoroso e pode infligir dano (mortais) aos nossos heróis. Cabe a cada jogador a decisão de enfrentar o inverno e seus perigos, correr sobre um lago congelado para chegar mais rápido até a delegacia ou dar a volta, perder mais tempo, porém por um caminho mais seguro? A decisão é apenas sua (e as consequências também)!

É galera, se isso tudo acontecesse de uma vez, fica bem claro que a terra não quer mais humanos perambulando sobre sua superfície.

Dead of WInter é um jogo com uma mecânica bem fácil, regras claras e sem ambiguidade. Jogar não é difícil, triunfar no jogo é que se torna o verdadeiro desafio. Eu já joguei com o pessoal aqui da minha cidade 4 vezes, perdemos todas! E em uma o traidor ainda saiu vitorioso, é mole?

Dead of Winter é mais um lançamento da Galápagos Jogos, valeu, Galápagos!

dead_of_winter_a_crossroads_2_rawDificuldade de aprendizado: Fácil

  Dificuldade de vitória: Difícil

  Jogadores: 2 ou 5

  Duração do jogo: 40-90 min

  Nota do Taka: 9,31

 

É isso aí!

Um bom resto de vida a todos! Hasta!

Taka

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Regras da casa] Dead of Winter