Rurouni Kenshin – O Grupo de Kenshin

No post As Crônicas de um Andarilho na era Meiji  houve uma breve abordagem sobre esse fantástico mangá – Rurouni Kenshin-, com um enfoque especial à figura de Kenshin Himura. Este post é uma abordagem do que podemos chamar do núcleo de amigos, que farão parte da saga e da vida do nosso tão querido Battousai “o retalhador”.

Kaoru

Na verdade o núcleo de companheiros de Kenshin vai aumentando ao longo da história, por isso mencionarei alguns deles, outros darão as caras aqui em postagens futuras… A primeira personagem que dá as caras aqui é Kaoru Kamiya. Ela é uma espécie de bainha e esperança que ajuda a manter vivo o voto de Kenshin Himura de não usar sua espada para a morte; ela é a primeira pessoa que cria um vínculo com Kenshin na história. Ela é a Shindai (mestra) substituta do estilo de Kenjutsu/Kendô Kamiya Kasshin ou (A espada para vida).

Este é um estilo que se utiliza de técnicas que imobilizem ou enfraqueçam o adversário, justamente por isso os praticantes desse estilo (poucos) utilizam-se de espadas de bambu ou madeira (Shindai). Não entrarei nos detalhes de como eles se conhecem (até para ter um pouquinho de mistério quando vocês forem atrás da história). Mas o ponto principal é que ao se cruzarem por um acaso, haverá um vínculo de fundamental importância entre os dois durará por toda vida… Kaoru é a representação da inocência e da esperança; ela sempre depositará confiança nos demais, dificilmente ela exercerá um juízo negativo sobre alguém (exceto quando está nervosa)… Mas aqui vai uma dos trechos que melhor expressam a personagem e a importância que esta tem para Kenshin:

Para Kenshin a senhorita Kaoru é uma representação de um sonho que esse Battousai que agora busca não matar procura com todas as forças realizar e assim, ele dedica sua vida a auxiliar sua tão cara senhorita Kaoru.

Yahiko

O próximo personagem do núcleo de amigos do Kenshin é o jovem Yahiko Mioujin, este antes de fazer parte do grupo era um pequeno trombadinha que realizava furtos para a Yakuza. Ele acabou caindo nessa situação devido a morte de seus familiares pertencentes a nobre aristocracia japonesa do ex-xogunato. Yahiko entra em contato com Kenshin numa tentativa de roubo frustrada por Kaoru… Nesse episódio Kenshin consegue reconhecer o brilho e potência do jovem trombadinha:

R 003-04

Yahiko ao se deparar com essas palavras resolve desistir de sua vida de roubo e da Yakuza… Entretanto, ninguém abandona a Yakuza… Mas por sorte dele, a presença intimidadora e carismática do Battousai e alguns golpes diplomáticos para livrar o pobre garoto desse grupo. Por fim, Kenshin dá uma oportunidade de ouro para Yahiko ao propor que Kaoru ensine e propague o estilo Kamiya Kasshin para Yahiko.

Yahiko é uma forma do autor tanto expressar a si próprio e seus desejos de realizações (palavras do próprio Watsuki) como mostrar também o processo de desvalorização e decadência dos samurais durante a era Meiji, como no próprio arco do garoto apresenta a maioria das gangues da época tinham diversos samurais ingressando em suas fileiras, na história o pai do Yahiko morre por decidir lutar uma batalha já perdida (ele fazia parte do último exército do xogunato) ao invés de se bandear para a vida de crimes. Por isso Kenshin decide colocar o garoto no estilo Kamiya Kasshin ao invés de lhe transmitir as técnicas do estilo Hiten Mitsurugi, pois o estilo dessa nova era requer um estilo da vida não algo que esteja impregnado de morte e arrependimento… Assim o jovem Mioujin segue sua trilha de Samurai no estilo Kamiya Kasshin.

Sanosuke

O próximo e um dos mais importantes e queridos personagens do núcleo de Kenshin é Sanosuke Sagara, este também é conhecido como (Zanza) uma espécie de abreviação e mistura de dois nomes: Sanosuke e Zanbatou (Uma espada gigantesca e pesada criada durante o século XV a intenção era que o usuário desta conseguisse lutar de igual para igual com um guerreiro que estivesse sobre um cavalo de forma que o usuário conseguisse cortar cavalo e guerreiro num único golpe, entretanto, pelo seu peso poucos conseguiram usá-la). Sanosuke/Zanza levava a vida como um lutador de aluguéis no submundo de Tóquio carregando um ideograma de “Mal” Aku sobre suas costas… Era um verdadeiro arruaceiro e bandido nas ruas de Tóquio até a chegada Kenshin… Devido há alguns eventos (que vocês devem procurar) Sanosuke acaba comprando uma briga com Kenshin Himura, principalmente ao saber que este é na verdade o lendário Battousai, o retalhador.

RK5

Durante a luta/surra que Sanosuke tem contra Kenshin se descobre os motivos pelos quais Sanosuke tornou-se Zanza, este era um membro de organização chamada de Sekihoutai que significa: Tropa da mais leal devoção, representados pela bandana/faixa vermelha que carregavam (esta organização existiu realmente). Este grupo era composto das classes mais baixas existentes no Japão feudal, teria sido fundado em 1868 após todos os incidentes que desencadeou o fim do Xogunato. Esse grupo tinha a missão de ser uma espécie de ponta de lança em favor do império em decadência…

O Sekihoutai deveria criar condições de alianças com os feudos e ganhar apoio dos camponeses e outras classes mais baixas, entretanto, o próprio xogunato acaba por se livrar desse grupo quando não consegue manter a promessa de diminuição dos impostos sobre as colheitas, acusando o próprio Sekihoutai de tentar derrubar o governo através de mentiras para corromper os camponeses.

No mangá o Líder do grupo Souzou Sagara (Personagem real) livra Sanosuke da execução mantendo-o na sede do grupo enquanto o grupo é destroçado e suas cabeças são expostas em público como exemplo… Desse dia em diante Sanosuke tenta esquecer essa tragédia tornando-se um lutador de aluguel. Kenshin abre os olhos de Sanosuke e após a surra Sanosuke “abandona” seu Zanbatou e sua profissão de lutador de aluguel para “vigiar” Kenshin e poder confirmar se este realmente segue seu preceito de ser um andarilho que não mata e luta realmente por justiça…

Sanosuke no mangá tem uma evolução fantástica, história que mencionarei em próximas oportunidades, cabe lembrar que ele representa a frustração para com a nova Era Meiji, ele simboliza as pessoas “comuns” que apostaram todas suas esperanças tanto no Xogunato como nos monarquistas (criadores da restauração Meiji), mas não viram nada disso, pelo contrário, agora eles vêem as velhas classes altas do Xogunato oprimindo o restante do povo através da burocracia travestida de alguns costumes ocidentais. Assim Sanosuke segue ao lado de Kenshin (Na verdade sendo o braço direito e mais fiel amigo deste) lutando para colocar na prática os preceitos sonhados durante a destruição do Xogunato.

Faltaram alguns outros personagens a serem apresentados, como Aoshi, Meguni, Misao, e Hajime Saito, mas eles darão as caras em breve… Para que as postagens não fiquem gigantescas.

S.F.Will.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Rurouni Kenshin – O Grupo de Kenshin