E a pirataria dá um passo adiante com Popcorn Time

O Popcorn Time é um programa de código aberto disponível para Android, iOS, Windows e Linux, lançado no começo de 2014 e desenvolvido em Buenos Aires, Argentina. Ele funciona como uma espécie de BitTorrent, só que ao invés de baixar o arquivo para assistir depois, ele baixa o arquivo em tempo real, enquanto você o assiste. De acordo com a definição dada pelo site brasileiro do Popcorn Time, ele foi criado como uma espécie de alternativa ao Netflix, onde você faz streaming de filmes, séries e animes só que não precisa pagar por isso.

E como ele funciona?

v3UCSG7

A interface é extremamente amigável e simples de se usar (minha mãe já está viciada), todos os filmes têm opções de qualidade, legenda e áudio, e sua internet não precisa ser extremamente rápida para assistir os filmes em qualidade HD. Você só precisará de um pouco mais de paciência na hora de esperar o carregamento.

Nessa nova versão beta, o menu está todo na parte superior esquerda, onde você pode escolher o tipo de arquivo (filme, séries ou anime) e pode filtrá-lo por gênero (ação, animação, comédia, terror, drama, fantasia, sci-fi, entre outros), popularidade, nome, ano de lançamento, e etc. Do lado direito fica uma lupa (barra de busca), um cadeado (conexão ao VPN fornecido pelo Popcorn Time), uma pasta (conexão do programa com a rede social Trakt.tv, que é uma espécie de gerenciador de séries), um coração (favoritos, escolhidos pelo usuário), as informações e as configurações.

SoClVFk

A página do filme mostra suas informações e sua classificação no imdb (internet movie database), além de mostrar um imã, onde você consegue o link magnético para download do torrent, e uma bolinha verde quando a “saúde” do torrent está boa (ou seja, quando ele tem muitos semeadores e boa qualidade) e vermelha, quando ela está ruim. Na parte de baixo você pode adicioná-lo aos seus favoritos, assisti-lo através do Popcorn Time ou do VLC Media Player, assistir seu trailer, escolher sua qualidade e o tipo de legenda.

Após assistir o filme, ele fica salvo em uma pasta temporária do seu computador até que você o reinicie. Para salvar o filme é preciso escolher essa opção, caso contrário ele sumirá assim que o computador for religado.

Como ele ainda está no ar com toda essa problemática da pirataria online?

O Popcorn Time, teoricamente, não está infringindo nenhuma regra. Ele não hospeda os arquivos, apenas serve como intermediário entre o usuário e o torrent, um player de vídeo. Mas é claro que essa é uma maneira muito otimista de ver a situação, já que os torrents são considerados ilegais por infringir as leis de direito autoral.

Com toda essa atenção voltada para a pirataria online, e encerramento de serviços de BitTorrent, o Popcorn Time ficou conhecido como “o Netflix da pirataria”. Isso levou os organizadores iniciais a encerrarem o projeto, mesmo afirmando que haviam se certificado da legalidade do programa, deixando o motivo aberto para especulações (mas dando a entender que haviam sofrido alguma pressão judicial por parte das indústrias cinematográficas).

Então acabou o Popcorn Time? Não vou poder usá-lo?

Lembra que eu disse que ele é um programa de código aberto? Logo depois que ele foi descontinuado, outras pessoas se mostraram dispostas a mantê-lo vivo e hoje ele se encontra em sua versão Beta 3.7.1, funcionando praticamente sem erros.

Os organizadores do novo site, na sua sessão de perguntas, informam que a legalidade do programa depende também do país onde você está. “Depende de onde você é, na verdade. Mais uma vez: Nós estamos usando torrents, então se você se importa com isso, melhor olhar no Google para saber qual é a situação legal do seu país envolvendo esse protocolo”.

 

Links:

Site brasileiro do Popcorn Time: http://popcorntime.com.br/
Site do primeiro Popcorn Time, com a mensagem de despedida: http://getpopcornti.me/
Site da rede social Trakt.tv: https://trakt.tv/
Site do imdb (internet movie database): http://www.imdb.com/
Site do VLC Media Player: http://www.videolan.org/vlc/

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

E a pirataria dá um passo adiante com Popcorn Time