Artigo

Os 10 melhores games de terror de todos os tempos

Um dos grandes méritos da mídia vídeo game é colocar o espectador “nos sapatos” do personagem. Ao jogar você controla as ações e os acontecimentos do jogo, garantindo um sentimento de imersão muito maior. O que acontece no game, de certa forma, acontece com você. Por este motivo o gênero terror é tão bom de jogar. Sempre me assusto muito com o que acontece na tela, principalmente se o game possuir um bom roteiro e uma boa trilha sonora.

Sei que o título pode ter soado megalomaníaco, afinal para afirmar que esta é uma lista definitiva precisaria ter jogado TUDO que saiu para TODAS as plataformas. Então digamos que estes são os 10 melhores games de terror que joguei e desde já peço sua ajuda para aprimorar esta lista com suas sugestões nos comentários.

melhores games - slender

10 – Slender (2012 – PC e OS X)

Este game indie, lançado gratuitamente, apresenta uma base digna dos seus piores pesadelos. O jogo não possui história. Você está em um cenário sombrio e precisa coletar oito páginas avulsas pelo cenário. O problema é que o Slender Man  está por perto e poderá lhe matar a qualquer momento. Cabe a você fugir o mais rápido possível.

Este game se segura em cima da sua ambientação de maneira admirável. Tente jogar ele no escuro com fones de ouvido para ver quantos pulos na cadeira você vai dar.

melhores games - doom

09 – Doom 3 (2004 – PC, Linux, Xbox, Xbox 360, PS3 e OS X)

A série Doom nunca se firmou no gênero terror, pois se fixa muito mais na ação e nos tiroteios, mas ele sabe dar sustos quando você menos espera. Assim como em Um Drink no Inferno, a mudança de gênero é tão abrupta que nem parece que você está no mesmo lugar. Doom 3 começa como um FPS de ficção científica comum. Até que em certo momento Marte vai pro inferno e você passa a lutar contra demônios e assombrações.

Por se passar em um ambiente muito escuro, os sustos são muitos e inesperados. O jogador fica iluminando o cenário só com uma lanterninha e não sabe o que lhe espera em cada esquina.

melhores games - fear

08 – F.E.A.R. (2005 – PC, Xbox 360 e PS3)

Sofrendo uma influência absurda de filmes de terror japoneses (Ringu, em particular), este jogo parece fazer a pergunta: “já pensou se pudéssemos combater Samara com uma metralhadora?” e o resultado é extremamente divertido.

A trama em si trata de assombrações, experiências militares e uma unidade criada exatamente para tratar deste tipo de caso. Além dos claros sustos que lhe esperam nessa missão, a própria história da sua antagonista faz deste jogo um dos mais memoráveis da década passada.

melhores games - dead space

07 – Dead Space (2008 – PC, Xbox 360 e PS3)

Sabe aquela sensação de claustrofobia e isolamento que o primeiro filme do Alien fez você sentir? Pois faz tempo que cinema, TV e games tentam recriar este clima, geralmente sem sucesso. Pois foi com Dead Space que a frase “no espaço ninguém pode lhe ouvir gritar” volta a fazer sentido.

No jogo você controla Isaac Clarke, um engenheiro que é enviado para resgatar uma nave mineradora. A partir da sua chegada uma série de eventos dignos dos melhores filmes de terror/ficção te deixam sozinho em um ambiente cheio de monstros e criaturas horrendas. Este é um daqueles games que prometem te fazer pular da cadeira e cumprem a promessa.

melhores games - dead rising

06 – Dead Rising (2006 – Xbox 360)

Rendendo uma clara homenagem aos filmes de zumbis do Romero, Dead Rising coloca você na pele do fotojornalista Frank West, que investiga um incidente que parece ter dado início ao apocalipse zumbi. Assim como em Despertar dos Mortos seu cenário é um shopping center e lá você deve não só sobreviver como ajudar outros sobreviventes.

Uma das coisas mais legais deste game, assim como suas continuações, é a inventividade na criação dos armamentos. Você pode usar diversos elementos do cenário a seu favor para criar as mais bizarras armas. Isso pode render momentos tensos e outros extremamente cômicos.

melhores games - codename

05 – Condemned: Criminal Origins (2005 – PC e Xbox 360)

Inspirado por filmes como Seven e O Silêncio dos Inocentes (algo citado pelos próprios criadores do título), este game une elementos de terror com investigações no melhor estilo CSI.

O personagem principal é erroneamente acusado de homicídio e precisa não só limpar o próprio nome como prender um sombrio serial killer. Diferente dos outros games desta lista, aqui você sai um pouco do mundo do horror para andar no universo dos filmes policiais (thrillers).

melhores games - outlast

04 – Outlast (2013 – PC, PS4 e Xbox One)

No mundo dos jogos é comum encarnarmos personagens que sabem se defender muito bem. Seja através de armas brancas ou de fogo, você sempre tem como combater seus inimigos. É aí que reside um dos pontos positivos de Outlast. Aqui você é um repórter que está realizando uma investigação em um hospício e assim como a maior parte das pessoas ele não sabe se defender muito bem, ainda mais de pacientes insanos.

No jogo você carrega apenas um bloco de notas e uma câmera, que por possuir visão noturna será extremamente útil. Na trama do game você recebe a informação que um manicômio está realizando experiências macabras com seus pacientes. Ao entrar no hospício você encontra pessoas e funcionários mutilados. Agora é preciso tomar cuidado com cada passo para sair vivo dessa.

melhores games - alan wake

03 – Alan Wake (2010 – Xbox 360 e PC)

Mais um game de terror que rende homenagem a outra mídia. Aqui estão claríssimas em suas raízes o DNA dos livros de Stephen King. O autor inclusive é citado durante o jogo. Alan Wake não foi uma unanimidade entre os gamers, mas minha admiração pela obra de King e gosto por games de terror colocaram o título quase no topo da lista.

Alan Wake é um escritor de thrillers psicológicos que está há 2 anos sofrendo de um bloqueio criativo que não lhe permite lançar um novo livro. Ele e sua mulher viajam para uma pequena cidade onde ela espera conseguir lhe fazer superar este bloqueio.

O problema é que quando o casal se instala em um chalé ela desaparece misteriosamente e Wake passa a ser um suspeito. A partir daí diversas tramas e clichês dos filmes de suspense passam a povoar o game. O que para mim rendeu uma divertida e assustadora viagem.

melhores games - Sanitarium

02 – Sanitarium (1998 – PC)

Como deu para perceber pelo ano de lançamento, este game já está bastante datado, mas são seus detalhes que o levaram a um ponto tão alto na lista. Este game, no melhor estilo point and click, explora temas como a loucura e o terror de perder a noção da realidade de uma forma excelente (para sua época).

No jogo você interpreta um homem que acorda internado em um hospício após perder a memória em um acidente de carro. Enquanto você tenta descobrir qual sua verdadeira identidade, o jogo te leva a uma jornada onde nem sempre o real e o imaginário são claros. A atmosfera do hospício e dos episódios de loucura vão ficando cada vez mais sóbrios e o final pode não ser exatamente o que você prevê.

melhores games - The Last of Us

01 – The Last of Us (2013 – PS3 e PS4)

Considerado por muitos o melhor jogo da geração passada, The Last of Us não é só um game de terror mas uma jornada emocional em um mundo devastado e infestado por infectados que se comportam como zumbis canibais.

Além de uma jogabilidade muito boa, o game traz um roteiro de dar inveja a muito filme e série por aí. Ao acompanhar a jornada de Joel e Ellie você é apresentado a um mundo pós-apocalíptico totalmente crível e povoado por personagens bem escritos. É um daqueles games que fazem valer comprar um console novo só por ele. Se você nunca ouviu falar em The Last of Us trate de mudar isso o quanto antes.

Menções honrosas: Amnesia: The Dark Descent, Resident Evil 4, Fatal Frame 2, Silent Hill 2, Alone in the Dark, Day of Tentacle, Red Dead Redemption: Undead Nightmare, Penumbra: Overture.

MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Casal Warren – Fato ou Fake? | MFC 326