Série Tokusatsus – A Origem dos Super Sentai

 É hora de chamar o robô gigante e continuar a falar de um dos meus assuntos favoritos: Tokusatsu. Um tempo atrás eu havia falado sobre os Kamen Riders, então agora é a hora de mencionar o outro gênero que faz partes dos dois principais tokus. Hoje vamos de Super Sentai.

Assim como com os Riders, sou fã deste tipo de série também. Apesar de não curtir tanto como os citados anteriormente por ter, em geral, uma abordagem um pouco menos madura. A qualidade dos sentais também são muito boas, sendo algo que pode ser aproveitado desde crianças até adultos, usando sempre a ilustração da luta entre o bem e o mal, que acaba por servir de alegoria para muitos assuntos.

A primeira série também foi criada pelo mangaká Shotaro Ishimori, criador de Kamen Rider. Em Himitsu Sentai Goranger haviam cinco heróis formavam um grupo secreto que lutava contra as forças do mal utilizando armas avançadas, veículos e roupas coloridas, características que perduram por quase todas as séries do gênero. Ishimori criou a sequência direta, chamada J.A.K.Q. Neste série o grupo é formado por quatro pessoas, que se tornam ciborgues, com temática dos quatro naipes do baralho, que enfrentam os novos vilões. Esta segunda série não foi tão popular e a Toei, produtora da série, resolveu trabalhar com a Marvel. As duas primeira séries foram chamadas apenas de Sentai.

goranger1

Em 1978, a série japonesa de Spider-Man incluiu o primeiro robô gigante. O conceito então foi usado na próxima série da Toei em parceria com a Marvel: Battle Fever J. Sendo assim, em 1979, um grupo de cinco heróis pilotava um robô gigante para enfrentar ao mal, nascendo assim, a primeira série Super Sentai. Cria-se então a tradição dos heróis usarem um robô para enfrentar inimigos gigantes. Em 1980 a série Denshi Sentai Denziman foi produzida então somente pela Toei e desde então todo ano uma nova série de Super Sentai é feita. Posteriormente as séries Goranger e J.A.K.Q foram incluidas na cronologia, fazendo com que a série Chouriki Sentai Ohranger fosse a comemorativa de 20 anos.

No Brasil, no ano de 1988, três anos após sua estréia no Japão, recebemos o primeiro sentai a pisar em terras tupiniquins. Estou falando de Dengeki Sentai Changeman (ou Esquadrão Relâmpago Changeman por aqui), que nos foi trazido pela falecida TV Manchete. A série teve um impacto muito grande por aqui e tornou-se um verdadeiro clássico. Devido ao sucesso, as série seguintes, Chousinsei Flashman (Comando Estelar Flashman) e Hiraki Sentai Maskman (Defensores da Luz Maskman) também foram transmitidas. Até mesmo o sexto Super Sentai, Dai Sentai Google V (1982) acabou passando na nossa TV. Infelizmente devido a desinteresse das TVs e da Toei, novos Sentais não mais vieram.

changeman4

Seguindo então com essa sequência, em 1992, estreou a série Kyoryu Sentai Zyuranger. Ela acabou sendo usada como material base para, em 1993, ser lançado no ocidente como Mighty Morphin Power Rangers. A Saban, produtora da série, pegou as cenas de combate com os heróis vestindo seus uniformes coloridos e as cenas onde eles enfrentam os monstros gigantes usando seus robôs e misturou com cenas com atores americanos, criando seu próprio roteiro e nos deu a famosa frase “É hora de morfar” (It’s Morphin Time). Assim como os Sentais, todo ano temos uma nova série de Power Ranger, sendo que eles utilizando o Sentai do ano anterior como material base para sua própria versão. Zyuranger foi a primeira série a ter o sexto ranger, algo que também se tornou uma tradição.

As ligações entre as séries Sentai são fortes desde cedo. Com Ohranger, durante a comemoração de 20 anos de série, foi feito o primeiro crossover entre a série atual e a anterior, algo que se tornou tradição desde então. Em 2001, Hyakujuu Sentai Gaoranger para comemorar os 25 anos, faz uma modificação no crossover. Ao invés de se unir ao Sentai anterior, uma nova equipe é feita unindo um membro de sentais anteriores, sendo o lider deles Big One, o líder do segundo sentai, J.A.K.Q. Em 2006, GoGo Sentai Boukenger faz novamente um crossover com um sentai misto e traz também a estréia do personagem AkaRed, a personificação de todos Red Rangers. Este personagem veio a aparecer novamente em 2011 na série Kaizoku Sentai Gokaiger, onde os heróis tem o poder de, usando as Ranger Keys, se transformar em qualquer um dos sentais anteriores. O crossover com a série anterior, Tensou Sentai Goseiger, acaba por envolver todos os sentais anteriores, num total de 199 heróis. O auge desta união de tantos heróis acaba por culminar no filme Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen, onde todos riders e sentais se enfrentam, mas no final se unem para enfrentar inimigos em comum. Um fan-service para fãs mais antigos.

Para finalizar gostaria de mencionar a série seguinte, Tokumei Sentai Go-Busters. A série tem uma pegada um pouco mais madura e um roteiro bem elaborado, inclusive dando contexto para aquela famosa pergunta “por que os monstros já não vem gigante?”. Ironicamente a frase de transformação também é It’s Morphin Time!

https://www.youtube.com/watch?v=yXa1eYTS2UA

Super Sentai

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Série Tokusatsus – A Origem dos Super Sentai