Série Tokusatsus – Kamen Rider

Henshin! Uma palavra mágica que faz um japonês se transformar no herói que faz a alegria de muitas crianças e muitos marmanjos também. Hoje eu começo a falar sobre este tipo de série que marcou gerações e que fizeram parte da infância de muita gente aqui no Brasil.

Já começo dizendo que sou grande da série. Apesar de ser sim uma série direcionada diretamente para o público infatil/infanto-juvenil (para vender brinquedos). O simples fato de ser uma produção japonesa já faz ter uma maturidade maior. Por exemplo, uma produção visando um público-alvo de 10 anos no Japão é mais maduro que uma produção americana visando a mesma faixa etária.

A série foi criada pelo mangaká Shotaro Ishimori. A primeira série, entitulada somente Kamen Rider, tinha um herói com temática de inseto, mais precisamente um gafanhoto, e pilotando uma moto, característica essa que perdura por quase todas as séries do gênero. Ele é um herói que enfrentar os monstros chamados de kaijin. O protagonista, Takeshi Hongo, era um estudante que foi modificado e passou a usar seus poderes para enfrentar a maligna organização Shocker, um inimigo que se torna recorrente durante séries posteriores. A série original foi muito popular na época e acabou por gerar inúmeras sequências, que se extendem até hoje. Basicamente as história pode ser dividida em duas eras bem distintas: Showa e Heisei.

A era Showa de Kamen Rider se inicia em 1971 e teve cinco séries seguidas até 1976, com a quinta série, Kamen Rider Stronger. Após um hiato de 4 anos, duas novas séries e um especial foram produzidos. Três anos depois, em 1987, foi produzida a série que é conhecida por quem nasceu na década de 80 aqui no Brasil. Falo de Kamen Rider Black. A série, que pode ser considerada a melhor da era Showa, era bem sombria, onde muitas mortes ocorriam e muitas vezes tinha um toque do que hoje conhecemos como J-Horror. A série foi a primeira a ter uma sequência direta, chamada Kamen Rider Black RX, mas que pessoalmente acho que foi dirigido pelo Joel Shcumacher, pois é a série se tornou o Batman & Robin dos Riders. A série, que não tem nada dos elementos maduros e sombrios da série anterior, acabou por matar as séries de Kamen Rider por muito tempo.

Durante a era Heisei, tivemos apenas os filmes de Kamen Rider Shin (um filme bem violento, quase gore e até com cena de nudez) , ZO e J. Porém o criador Ishimori começou em 1997 um projeto para trazer as séries de volta para a televisão. Infelizmente, ele faleceu em 1998. Mesmo assim sua última vontade foi mantida vida e em 1999 a nova série Kamen Rider Kuuga foi anunciada. A série foi bem recebida e desde então todo ano temos uma nova série Rider.

Com o passar do tempo, as ligações e referência às séries antigas se tornaram cada vez mais fortes, fazendo uma conexão com os fãs mais antigos e que cresceram as séries anteriores. Em 2009 a série Kamen Rider Decade serviu como uma homenagem de aniversário por ser a décima série da era Heisei. O protagonista tinha então o poder de se transformar nos novos Riders anteriores e usar suas habilidades. Tudo acaba por culminar no filme Kamen Rider Decade: All Riders vs. Dai-Shocker, onde todos os riders, desde o primeiro, unem-se para enfrentar uma nova encarnação do inimigo original, Shocker. Por fim, para comemorar o aniversáriod e 40 anos da série, o filme OOO, Den-O, All Riders: Let’s Go Kamen Riders, traz o Rider atual da época, o mais popular da era Heisei e os dois originais, com participação de todos os outros para novamente enfrentar o mal.

Uma coisa que posso ressaltar de interessante sobre as séries são os valores que a série levanta, como a perseverança, coragem e lutar pelos os seus sonhos, algo semelhante em séries de anime, mas abordadas de forma até mais madura. Mesmo com toda a parte lúdica de heróis transformados e monstros, isso acaba sendo mais uma alegoria, porém o principal abordado nessas séries são as relações entre os seus personagens, sempre fortemente ligadas as diferentes temáticas que cada série apresenta.

Por exemplo, a série Kamen Rider Wizard, trata muito sobre esperança, onde os monstros da série, os Phantoms, tentam acabar com as esperanças das pessoas, fazendo-as cair em desespero e dar nascimento a novos Phantoms. A abordagem que a série dá a alguns personagens, sobre aquilo que lhes dá esperança, é de fazer dar aquela engulida de saliva, a lá Seu Madruga. Os próprios Phantoms, que podem assumiar forma humana, acabam por lembrar que aquela pessoa na verdade morreu, criando alguma tensão.

Claro, que como toda franquia que tem várias séries, algumas são melhores que as outras e todo o fã tem seus favoritos. Sendo assim, eu, Farao, me junto ao Kamen Rider Black, ao Kamen Rider Kabuto e ao Kamen Rider Decade para dar um grande Rider Kick.

Kamen Riders

Shōwa era series
Kamen Rider (1971-1973) 
Kamen Rider V3 (1973-1974) 
Kamen Rider X (1974) 
Kamen Rider Amazon (1974-1975) 
Kamen Rider Stronger (1975) 
Kamen Rider (Skyrider) (1979-1980) 
Kamen Rider Super-1 (1980-1981) 
Birth of the 10th! Kamen Riders All Together!! (1984) 
Kamen Rider Black (1987-1988) 
Kamen Rider Black RX (1988-1989) 

Heisei era series
Kamen Rider Kuuga (2000) 
Kamen Rider Agito (2001) 
Kamen Rider Ryuki (2002) 
Kamen Rider 555 (2003) 
Kamen Rider Blade (2004) 
Kamen Rider Hibiki (2005) 
Kamen Rider Kabuto (2006) 
Kamen Rider Den-O (2007) 
Kamen Rider Kiva (2008) 
Kamen Rider Decade (2009) 
Kamen Rider W (2009-2010) 
Kamen Rider OOO (2010-2011) 
Kamen Rider Fourze (2011-2012) 
Kamen Rider Wizard (2012-2013) 
Kamen Rider Gaim (2013-) 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Série Tokusatsus – Kamen Rider