Monster Hunter e os serviços online

monster-hunter-ultimate-tri-gi-wii-u-5

Serviços online como multiplayer são uma coisa muito comum hoje em dia. Para alguns jogadores, o principal motivo de comprarem um game. Para mim é só um extra, pois curto mais os modos história e o online está lá só para me divertir eventualmente.

Porém a um tempo atrás houve um evento que me fez pensar mais sobre o assunto.

Tenho um Nintendo Wii e sempre quis comprar o Monster Hunter Tri, porém o jogo sempre ficou atrás de outros no quesito de prioridade. No fim fui compra-lo somente este ano. Como não encontrei o bundle com o Classic Controller Pro, importei do Canadá.

Após tanta esperara, fui jogar o game na campanha off-line. Depois de alguns dias, resolvi experimentar o modo online, porém não pude conectar. Ao pesquisar descubro que os servidores do jogo foram desligados dia 30 de abril pela Capcom.

Embora possa ser compreensível que o jogo foi lançado em 2009 e já faz quatro anos de seu lançamento e a empresa queria talvez usar a infraestrutura para outros jogos, também não consigo deixar de ver como um pouco de desrespeito. Esta visão também é compartilhada com outros jogadores do game que vi pela internet em vários fóruns. Entre os argumentos usados por eles, argumentavam que em qualquer hora do dia, em todos os dias da semana, se você entrasse encontraria alguém jogando. Os servidores eram sempre movimentados e agora simplesmente não mais existem.

Como eu disse antes, consigo ver pelo lado do desenvolvedor, já que manter para sempre aquela estrutura para um jogo antigo pode não valer a pena. Porém também olhando como desenvolvedor, eu acho que um jogo deve ser completo em si mesmo. Se um consumidor comprar um game, ele deve capaz de apreciá-lo em sua totalidade sempre e quando quiser, mesmo que ele tenha comprado no lançamento e cinco anos tenham se passado.

Este problema me faz pensar em outra questão. Os troféus e as conquistas, feature muito comum hoje em dia, muitas vezes costumam usar o online, como derrotar dez oponentes em partidas online. Assim como no Resident Evil 5 Gold Edition. Nele existem troféus que devem ser obtidos online. Até hoje eu não cheguei a obter todos. Se o serviço online fosse descontinuado, eu jamais poderia ter 100% dos achievements.

Sendo assim, acho que quando as empresas estiverem criando seus jogos, devem pensar muito bem na questão a online. Se houver muitos jogadores consumindo ainda aquele multiplayer, acho que elas deveriam tentar manter o serviço, agradando assim os seus fãs, já que são eles que compraram seus produtos futuros. No caso de conquistas, devem ser muito bem pensado para que o jogo sempre possa ser completo totalmente independente da época em que for consumido, pois isto que é um jogo bem feito, um game que supera o tempo e se mantém independente de outros serviços adjacentes.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Monster Hunter e os serviços online