Artigo

[Regras da Casa] Ovelhas, Ladrões, Cavaleiros e Catan!

Os Colonizadores de Catan, do original: The Settlers of Catan

  Estilo: Tabuleiro
  Tema: Colonização

O jogo gira em torno de 5 recursos: Ovelha, Trigo, Minério, Barro e Madeira. São obtidos através de aldeias e cidades localizadas em lugares onde esses recursos são produzidos e são utilizados na criação de mais aldeias e cidades, ruas, cartas de desenvolvimento e na troca entre os jogadores.

No jogo existe uma pessoa especial chamada de Ladrão. Esse ladrão é utilizado para roubar cartas de seus oponentes e de impedir que certas cidades produzam algum recurso. Para combater o Ladrão, existe uma carta de desenvolvimento chama de Cavaleiro. Esse cavaleiro expulsa o ladrão de um local, permitindo que o dono do cavaleiro mova o Ladrão e cause prejuízos a outro jogador.

Para ganhar o jogo um jogador precisa acumular 10 pontos. Pode-se adquirir tais pontos de várias formas como:

  • Construindo aldeias e cidades.
  • Adquirindo a carta especial de maior rua, dada ao jogador com o maior número de ruas contínuas naquele momento.
  • Adquirindo a carta especial de maior exército, dada ao jogador com o maior número de soldados.
  • Em cartas de desenvolvimento que valem 1 ponto.

 

Acho que se pode dizer que Catan teve o sucesso e a importância que teve devido a possuir mecânicas, ou regras do jogo, bem simples que acarretam em dinâmicas, como os jogadores usam daquela regra em sua forma de jogar, variadas e complexas. Negociar cartas é necessário e mover o ladrão com sabedoria mais ainda.

Não faz muito tempo que Catan foi lançado pela GROW com a ajuda do grupo de jogos de tabuleiro aqui de Fortaleza, o Joga Fortal. E a versão que tenho aqui em casa é essa nova, com peças bonitas e duráveis, que foi ganhei por participar de um torneio de Catan organizado pelo Joga Fortal. Nem preciso dizer que estou adorando, não é?

 

Links Úteis

por José “Zé” Carlos

MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Desvendando os Mistérios dos Sonhos | MFC 415