MFC 152 – A indecifrável Guerra Cibernética e Ransonwares

Por esse mundo a fora, uma guerra escondida é travada em meio a códigos e exploits, ao invés de drones e fuzis, temos teclados e bots. Após o ataque do Wanna Cry, um poderoso Ransonware que obrigou a desligar centenas de milhares, talvez milhões de computadores em todo mundo, somos apresentados a um risco que pode ir além do que imaginamos. Anarquistas, empresas, governo, todos eles já se uniram a guerra. E você, está preparado?

Nesse Mundo Freak Confidencial, acompanhe os investigadores Andrei Fernandes, Lucas Balaminut, Igor Alcantara Sr. Penumbra descriptando dados e evidências para mostrar a verdade por trás da linguagem binária.

Download do episódio compactado em formato RAR. Clique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como“.

1111Comentado no episódio!

 Comentado nos recados!

Promoção Penumbra: Então se você trombar com algum dos nossos livros ( Kalciferum, Principia discordia, O Renascer da Magia… qualquer um) manda foto pra o instagram com o #penumbralivros que vamos estar dando 10% de desconto no nosso próximo lançamento ” Aleister Crowley e o Deus oculto”  (ou seja, se você comprar na pré venda, além de frete gratis ainda rola 10%.Só não vale foto que nem de disco voador, longe, no escuro e sem foco né? Manda foto boa  e dizendo a loja. A promo tá valendo até o final de Maio. E aproveita que na Saraiva os livros ainda estão com desconto de 20%. O Kalciferum ta saindo por 39,20! Intagram da Penumbra;


assine
Cole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Falando de podcast com muita ousadia, alegria e misantropia. Também autor do livro Kalciferum, chanceler supremo do Freakstão e morador de Setealém.

21 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Sir Jones Kast, Ph.D.

    Ô papai, que de010010101010011101001…

  • Sir Jones Kast, Ph.D.
  • Nilda Alcarinquë

    Olás

    Terminando de ouvir e preciso dizer q não são apenas pequenas empresas ou usuários domésticos que não atualizam o Windows.
    Trabalho no maior Tribunal de Justiça do planeta e não há política regular de atualização do Windows e programas auxiliares. Calma, o sistema que gerencia os processos não é o Windows! É um sistema próprio que recebe atualizações semanais. Mas os terminais usados pelos funcionários usa o Win 7, que não é atualizado regularmente e alguns deles foram afetados neste ataque. E adianto que a decisão de atualizar não é dos funcionários.
    E pelo que conversei com funcionários de outras empresas grandes, há uma certa resistência de muitas empresas em parar o trabalho pra atualizar as máquinas. Não duvido que tenha sido o caso da Vivo/Telefônica.
    Espero que este ataque tenha assustado os responsáveis pela administração, tanto de serviços públicos como de empresas.

    abraços

    • Incrivelmente a empresa que eu trabalho não reportou nenhum caso de ataque. MAS lançou o aviso do ataque para geral apenas na quinta-feira passada, ou seja: se tivesse que ter dado merda, teria dado. O que corrobora parte do que vc disse. O bom é que eles estavam preparados dessa vez, é empresa pública e realmente eu ainda estou surpresa com isso.

    • Guilherme

      As empresas nao fazem porque para o trabalho e para a “produção “. E se parar a produção cai o lucro da empresa. Eu lembro de um lugar que trabalhei que as atualizações eram gerenciadas pelo servidor e eram instaladas sem a vontade do usuário. Daí que algumas vezes eu ligava meu computador e precisava ficar esperando eternos minutos até conseguir fazer alguma coisa. Imagina isso na empresa toda.

  • Zlad Bigode Espacial

    Nessa bagunça de ataques e desinformação eu vi na tv que muitas empresas mandaram desligar o computador não seria mais fácil apenas tirar o cabo de rede ?

    • Muitas redes são sem fio e a maioria dos usuários não saberia desligar.

      • Sem falar que, para muitas empresas, desligar a rede e desligar o computador dá no mesmo né. Não tem como lidar com cadastro de cliente e outros serviços que dependem de uma central.

    • Um panorama do que ocorre no meu trampo: o servidor cai por falta de energia. Precisa de alguém para religar manualmente. Os chefes ficam mandando a gente ir de máquina em máquina, tentando fazer o login para acessar os sistemas que são todos em rede, porque temos que trabalhar. Lembra que a rede não está funcionando pq o servidor caiu? Mas temos que trabalhar de qualquer jeito. Ou seja: melhor mandar desligar que contar com a compreensão e bom senso da galera, que não tá nem aí. :/

      • Zlad Bigode Espacial

        E verdade pedir o bom senso dos chefes e quase perda de tempo.

    • Ah! Isso que relatei aconteceu nessa sexta-feira passada, dia 19/05.

  • Leo B.

    Consideração rápida aos 20 e poucos minutos:

    O Lucas disse não saber nem instalar impressora direito. A pergunta é: quem sabe? Impressora são criaturas dotadas de vontade própria enviadas a Terra para testar os limites da paciência humana.

    • Toda vez que eu tento instalar uma impressora, não tenho o drive. Quando eu consigo baixar o drive certo, a impressora tá sem tinta. Quando coloco tinta, sai tudo desalinhado. Quando alinho, o papel emperra. Quando desemperro o papel, a impressora para de funcionar.

      • Leo B.

        Viu só? Impressoras tem ou não vontade própria e só existem para atrapalhar a vida, a harmonia e o desenvolvimento da raça humana?

  • Gente, desculpa, mas a parte do Linux está bem equivocada. Há várias versões de Linux para usuário final, inclusive são projetadas para serem usadas como alternativa ao Windows.
    Apesar de não ser 100% seguro, é inegavelmente menos suscetível a ataques. Mesmo que você abra arquivos batizados, os vírus são escritos para Windows e não afetam (quase nunca) o Linux.
    Não é verdade que as portas estão abertas e não tem que fazer essas configurações.
    De fato, o Linux é mais seguro, com uma ou outra explicação, que não muda o resultado.
    Vários governos do mundo têm adotado o Linux sem prejuízo da operação, então, acho que faltou um pouco mais de critério para falar especificamente dessa ferramenta.

    • Bem equivocado é complicado, já que falamos disso tudo aí.

      • Sim, falaram, contudo, a forma como foi colocado o conteúdo sobre Linux tinha falhas e informações desatualizadas.

        • Guilherme

          Sim, por exemplo, hoje existem distribuições Linux que são facílimas de instalar, configurar e usar muito mais fácil que o windows feitas exatamente para pessoas que querem sair do windows. Ta, mas isso deixa o sistema linux mais vulnerável por ser mais voltado ao usuário leigo?! Eu diria não necessariamente. O linux por ser um sistema muito mais simples que o windows por não ter todo aquele lixo de coisas, arquivos, registro etc que o windows tem (e na maioria dos casos de uso são inúteis) o linux é por sí só mais seguro. Quanto mais simples, mais seguro é seja lá o que for. Pois quanto mais grande e complexo se torna, nesse caso o SO, ele se torna muito mais difícil de gerenciar e com muito mais falhas e brechas dele mesmos.
          Eu diria que se o Linux fosse tao ou mais utilizado que o Windows, o Linux sofreria menos ataques em termos de quantidades comparadas com a do windows. O problema que no Windows as coisas são muito complexas de serem entendidas e solucionadas por ser um SO de código fechado e por ser grande e complexo. Existem dezenas de distribuições linux feitas para todos os gostos e necessidades então penso que no podcast o linux foi um pouco menosprezado ou subjugado apesar de claro, ser um podcast voltado para o WannaCry e não SO x ou y.
          se eu falei alguma besteira, me corrijam aí.

          Site onde se pode pesquisar e conhecer dezenas de distribuições linux.
          http://distrowatch.com

      • Bruno Silva

        Também achei um pouco, sou especialista em Segurança da Informação e certificado em Linux. Tem algumas verdades, mas da forma que foi colocado ficou com um certo deficit de credibilidade. Não concordo que para usar Linux tenha que ser especialista, na verdade acho que até o contrário, para se defender no Windows você precisa de investimento em dinheiro e em informação, quando que no Linux, ele já vem com uma boa segurança logo no primeiro uso. E com todas as portas fechadas.