Série Tokusatsus – Kamen Rider Black

É chegada a hora de falar de umas das melhores séries de tokusatsu que existem: Kamen Rider Black. Eu já havia falado sobre os Kamen Riders anteriormente e, inclusive, mencionei a série Black, mas como é a única série que veio oficialmente para cá e por ser tão marcante, vamos falar mais sobre ela.

Até hoje uma das melhores séries de tokusatsu, Black tem uma abordagem mais sombria, tendo até alguns episódios com um clima meio JHorror, coisa que na época ninguém no ocidente sabia o que era. Havia também tons de tristeza e melancolia na série, algo que não é tão comum para uma série dita infantil.

A série foi produzida pela Toei em parceira com a Ishimori Productions, lançando em 4 de outubro de 1987 uma nova série de Kamen Rider, após um hiato de 6 anos sem uma série televisiva do gênero (nesse meio tempo só houve o especial do Kamen Rider ZX). A série veio para o Brasil em abril de 1991, através da extinta e saudosa TV Manchete. Nos últimos anos passou a ser reprisada pela Ulbra TV, junto a outros tokustasus que fizeram sucesso no país na época.

A história de Black foca no protagonista Kotaru Minami (que por algum motivo bizarro, virou Isamu na nossa dublagem). Ele e o irmão de criação, Nobuhiko, são capturados pela organização Gorgom, para serem transformados em monstros-gafanhotos e serem os sucessores do Imperador Secular, líder supremo dos Gorgom. Kotaru/Isamu consegue fugir e ao invés de se tornar o maligno Black Sun que os Gorgom esperavam, acaba por se tornar em Kamen Rider Black. Já Nobuhiko não teve tanta sorte. Ferido durante a fuga de Kotaru, ele acba retornando posteriormente como Shadow Moon, um dos vilões mais legais das séries Kamen Rider. O conceito dele é ser basicamente um anti-Rider, tanto que ele é o úncio não Rider a ter um Rider Kick (chamadi Shadow Kick), que é marca registrada dos Kamen Riders. Ah! Não podemos esquecer também que o tema de abertura é cantada pelo próprio Tetsuo Kurata, ator que interpreta Kotaru.

Black e Shadow Moon

No Japão, no ano seguinte após Black, a Toei cria a série Kamen Rider Black RX. É a segunda série do gênero a ser uma sequência direta da anterior (isso só tinha acontecido da primeira para a segunda série) e é a única a focar no mesmo protagonista. O problema da série é o tom que mudou completamente. Imagina os primeiros filmes do Batman, dirigidos por Tim Burton, todo sombrio e depois pegue os filmes dirigidos por Joel Shcumacher. Basicamente RX é Black dirigido por Schumacher. A série perdeu todo o tom sombrio e acabou por matar as séries Kamen Rider por um tempo (ela foi a última série da era Showa, tendo somente mais três Riders depois, mas sendo lançados diretamente em filme). Eles viajaram tanto em RX, que até um carro ele ganhou, que acabou ficando bem tosco (que recentemente na mais recente série, Kamen Rider Drive, eles souberam como usar melhor um carro). O ponto positivo da série são as outras formas que RX tem: Robo Rider e Bio Rider. Este conceito de formas foi usado posteriormente nas séries da era Heisei.

kamen-rider-black-rx

Em 2009, a série Kamen Rider Decade fez uma homenagem ao passar pelos mundos dos outros Heisei Riders. Após visitar os outros nove mundos e passar um uma versão negativa do mundo original, passar pelo mundo do rider secundário da série, Diend, e finalmente visitar o mundo dos Super Sentais (com a participação de Shinkenger), Decade chega ao mundo de Kamen Rider Black RX. O legal é ver o ator Tetsuo Kurata reprisando o papel de Kotaru. Além de passar pelo mundo de RX, como Black foi muito mais popular, tivemos a surpresa de ver Decade indo parar em um mundo irmão/alternativo, onde existe um Kotaru que continua a enfrentar os Gorgom como Kamen Rider Black. O auge destes episódios chega quando Kamen Rider Diend, que tem o poder de invocar Riders, faz com que os dois se juntem e então temos a cena dos dois fazendo seu Henshin. Sensacional!

https://www.youtube.com/watch?v=jRA6rDBOWto

Posteriormente o ator ainda faz uma pontinha no final do filme de Decade, na hora em que RX se desfaz a transformação e dá um tchau. Black e RX voltaram a aparecer em Kamen Rider Taisen, filme que coloca os quinze Showa Riders contra os quinze Heisei Riders (que era o que tínhamos até aquele momento, com a série Gaim). Em um determinado momento, Kamen Rider W acaba por enfrentar Black e RX. W, que é meio preto e verde, acaba por usar outra transformação, Kamen Rider Joker e ele menciona sentir uma conexão com seus companheiros riders pretos. Na verdade W e Balck são o décima primeiro rider de cada era. Além disso, Black e Joker são os riders que não dão outros nomes para seu Rider Kick e Rider Punch. Outra curiosidade é que Black e RX são na verdade a mesma pessoa. Já W é um rider que são duas pessoas. É legal ver que a Toei repara e conecta vários pequenos elementos, vendo o cuidado com que eles tem com as séries e os personagens.

Para finalizar Tetsuo Kurata volta a reprisar seu papel de Kotaru Minami no mais recente filme crossover, Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3. Além disso, o ator vem pela primeira vez no Anime Friends 2015, nos dias 18 e 19 de julho. Um encontro imperdível para todos os fãs. Henshin!

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Série Tokusatsus – Kamen Rider Black