Profile Picture
Mundo Freak Confidencial é o podcast brasileiro de casos insólitos e paranormalidade. Apresentado por três integrantes, procuram balancear o papo leve e divertido entre céticos e crédulos (believers).

Caçando Problema com Randonautica | MFC 389

Randonautica (junção de “random” + “nautica”) é o aplicativo lançado em 22 de fevereiro de 2020 por Joshua Lengfelder. Ele gera aleatoriamente coordenadas permitindo ao usuário explorar sua área local e relatar suas descobertas. Segundo os criadores, o aplicativo é “um imã de coisas estranhas”, dando a possibilidade de escolher coordenadas específicas com base em um determinado tema. 

O aplicativo ganhou notoriedade após, aparentemente por coincidência, ter gerado coordenadas onde estavam presentes coisas perturbadoras.

Inspirado na Teoria do Caos e na Teoria da Deriva de Guy Debord, o aplicativo oferece aos usuários três tipos de coordenadas para escolher: um atrator, um vazio ou uma anomalia. O aplicativo tem seguidores no YouTube e TikTok e há um subreddit feito pelos criadores para os usuários do aplicativo.

O aplicativo marcou 10,8 milhões de usuários em julho de 2020, ganhando popularidade em meio à pandemia de COVID-19 nos Estados Unidos à medida que as restrições foram aliviadas. Emma Chamberlain fez um vídeo no YouTube sobre o aplicativo que ajudou a aumentar seus seguidores. i-D informou que a hashtag #randonautica ganhou 176,5 milhões de visualizações no TikTok.

No episódio de hoje, nossos investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller, Rafael Jacaúna, Jey e Ananda Mida contam sobre o que é o aplicativo e algum dos seus desdobramentos na vida real.

FICHA TÉCNICA

Vitrine: Clown;

Pauta: Jey Carrillo

Revisão: Ananda Mida

Edição e sonorização: Murilo Lourenço;

Trilha sonora: Myuu, Murilo Lourenço;



MUNDO FREAK NO APOIA.SE