Profile Picture
Mundo Freak Confidencial é o podcast brasileiro de casos insólitos e paranormalidade. Apresentado por três integrantes, procuram balancear o papo leve e divertido entre céticos e crédulos (believers).

Desaparecimentos em Massa | MFC 386

O desaparecimento em massa ocorre quando um agrupamento de pessoas some em circunstâncias desconhecidas. As pessoas podem desaparecer de locais como vilarejos,  navios ou aviões.

Registros reportam desaparecimentos em massa desde o século XIV, como no caso da Colônia Roanoke (MFC 057). Alguns casos de desaparecimentos em massa foram solucionados e outros não possuem o mesmo desfecho, apesar da morte configurar uma conclusão altamente plausível. 

Dentre as teorias que buscam explicar os desaparecimentos em massa, há, predominantemente, uma variação de três hipóteses. A primeira é o sobrenatural, onde o motivo do sumiço seria a intervenção de alguma criatura, como entidades sobrenaturais, ou de  origem extraterrestre, como aliens. Essas criaturas seriam responsáveis pela abdução das pessoas geralmente isoladas, como se a intenção fosse não gerar alarde.

A segunda é a natural-catastrófica, ou seja, os sumiços podem ter ocorrido em vista de algum fenômeno natural extraordinário de grandes proporções, impossibilitando a localização das pessoas. Já a terceira e última tem caráter humano-criminal que busca explicar os desaparecimentos por atos cometidos por outros indivíduos, como sequestros e assassinatos. Podem envolver também ações governamentais. Além disso, há também a possibilidade das pessoas terem sumido por vontade própria. 

Nessa semana, nossos investigadores Andrei Fernandes, Tupá Guerra, Hell e Jey apresentarão alguns casos nos quais o mistério ainda permanece.

COMENTADO NOS RECADOS
 
 
COMENTADO NO EPISÓDIO

 

John White buscando evidências

 

Pintura representando o Amazon, futuro Mary Celeste. 

 

E para o caso do ouvinte se ver nesta situação de ter alguém próximo desaparecido, ficam as recomendações da Defensoria Pública do Rio de Janeiro sobre o assunto na cartilha.

 
 
 
FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook


FICHA TÉCNICA

Vitrine: Clown;

Pauta: Valdir Filho

Revisão: Priss Guerrero

Edição e sonorização: Murilo Lourenço;

Trilha sonora: Myuu, Murilo Lourenço;



MUNDO FREAK NO APOIA.SE