Fataspoa – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

No período de 17 de Maio até 03 de Junho de 2018, aconteceu em Porto Alegre  o maior festival de  cinema fantástico da América Latina. O evento é focado em filmes e curtas no estilo de fantasia, ficção-científica, horror e thriller. Ocorre anualmente desde 2005, e a cada ano, torna maior a proporção.

Fantaspoa conta com festas temáticas, noite shows, sessões de cinema comentadas pelos diretores, concurso de curta metragens, cursos, entre outras atividades.

A grande maioria dos filmes exibidos são inéditos no Brasil, alguns nem ao menos estrearam ainda, outros são raridades recuperadas. Ou seja, algumas obras podem ser a única chance de serem vistas no cinema.

Já houve no Fantaspoa homenagens ao Zé do Caixão que contou com a presença da filha do diretor, Liz Vamp. Em 2017, trouxeram sessão comentada com Ruggero Deodato, o famoso diretor de Canibal Holocausto, filme que consta em todas as listas de obras polêmicas, por conter cenas de assassinatos reais de animais. Já realizaram, também, cursos de maquiagem de efeitos especiais com Rodrigo Aragão, diretor de Mata Negra e Fábulas Negras.

Fantaspoa é um evento mágico para amantes do terror, pois além de filmes raros, inéditos e contar com diversos diretores do gênero, ainda supre o gênero em música, artes, festas e outros meios.

Nesse ano, o evento abriu com a estreia de A Mata Negra com a presença de Rodrigo Aragão. No dia seguinte com um baile de mascara a lá “De Olhos Bem Fechados”. Exposição “Frankestein: 200 Anos do Prometeu Moderno”. Madrugadão com maratona de 3 filmes no cinema com coquetel entre as sessões. Nove cursos Masterclass com a temática, entre eles “Como fazer um filme com baixo orçamento” com dupla Justin Benson e Aaron Moorhead , diretores de “Spring”, que recebeu elogios de Guilherme del toro, e “O acting da violência: direção e atuação em cenas de efeitos especiais e ação” com o pessoal do Cinelab, programa do canal FXN em que são desafiados a fazer um curta de terror com pouco dinheiro. Teve sessão musicada de Frankestein com um grupo musical ao vivo no cinema. E termina com a festa de encerramento em alto bar no Cisne Branco, barco tradicional de Porto Alegre.

Caso você esteja pelas bandas do Sul, ainda dá tempo de curtir o restinho de atividades do festival. Pois sempre repassam os vencedores do festival (sim, ainda é uma competição) após o encerramento. E quem não pode ir esse ano, se prepara para 2019, pois a cada ano os organizadores preparam mais atividades, diretores maiores do gênero e uma maior gama de filmes

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Fataspoa – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre