Ponto G 43 – Mary Blair

Seu imaginário infantil, certamente, está povoado com alguma (ou algumas) obras dessa magnífica ilustradora. No tempo onde apenas homens eram aceitos para trabalhos de produção criativa nos estúdios de Walt Disney, Mary desenvolveu trabalhos conceituais e aquarelas que até hoje nos inspiram.

Venha conhecer mais um pouco dessa incrível personalidade artística!

>>> Clique aqui e escute o programa anterior:  Ponto G 42 – Carmen Miranda  <<<

#MULHERESPODCASTERS

Mulheres Podcasters é uma ação desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiu mulheres na comunidade de podcasts Brasil.

Compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast.

Você, mulher podcaster, divulgue seu trabalho aqui no Ponto G, seja como produtora de conteúdo, host de podcast, pauteira de programas, qualquer atividade desenvolvida por você pela mídia. Entre em contato e envie o seu áudio de divulgação.

Redes sociais

Acesse aqui a nossa fan page no FacecookDia 31 de julho é aniversário do bruxo preferido de muitos, Harry Potter, mas também dela, a mulher do nosso programa de hoje e criadora desse maravilhoso mundo: J K Rowling.

E siga nosso perfil no Twitter

 

Recadinho do <3

O nosso podcast tem caráter educativo e informativo, visando levar o máximo de conteúdo ao ouvinte em poucos minutos. Seus minutos são preciosos, e desejamos que sejam aproveitados ao máximo. Nosso objetivo é, além de levar informação, instigar a curiosidade sobre personagens femininas da nossa História, que ficaram encobertas pelos mais diversos motivos.

Vamos alimentar nossa curiosidade pelo saber! :)

Playlist

Stephan Siebert – When
Lee Maddeford – Le petit Jardin with Les Gauchers Orchestra
Evgeny Grinko – It smells like Chamomile Tea
Advent Chamber Orchestra – Corelli – Concerto Grosso in G Minor

Créditos

Apresentação: Ira Croft, Juliana Ponzilacqua e Beatriz Santos
Pauta: Beatriz Santos
Edição: Kyuu
Direção de arte: Andrei Fernandes
Locução: Dani Freitas
Direção geral: Iracroft

Sobre Iracroft

Ver todos os posts

Nascida no planeta Blastófila Blasmóide, viajou pela Terra do Nunca para hoje escrever sobre seus sonhos.

6 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Lionel Novaes de Freitas

    Olá pessoal do Mundo Freak, aqui é o Lionel Freitas,
    ouvinte e apoiador de seus projetos e não pude deixar de entrar em contato com vocês,
    assim que tive a felicidade de ouvir um Ponto G dedicado a artista Mary Blair.

    Sou um ilustrador, de 32 anos e não tenho vergonha alguma de admitir e falar aos 4 ventos que e que é sim uma mulher e artista maravilhosa que me inspira e influencia
    totalmente o meu estilo de trabalho.

    Que bom ver que outras mulheres estão cuidando para que o legado dessa artista seja ainda mais imortalizado e mostre as mulheres de hoje, que lá na década de 50 já tinham uma representante muito a frente de seu tempo no mundo dos desenhos animados.

    E só pra mostrar que eu sou um cara diferentão mesmo e não fico babando ovo pra desenhista de quadrinhos americanos, igual a maioria dos caras por aí, outros 3 artistas que mais admiro não são homens não, são 3 mulheres porretas, diretoras de arte que estão na Disney hoje em dia (ou passaram por lá) e mantém o legado da Mary Blair vivinhos, e são elas: Lorelay Bové (guache e aquarela), Britney Lee (digital e paper craft) e Amanda Visell (toy art).
    Vale a pena conhecer o trabalho delas também e se inspirar em seus respectivos
    trabalhos e histórias de vida. Quem sabe elas não servem de exemplo para
    próximos programas.

    Um grande abraço, de um ouvinte e fã respeitoso.

    • Ira Croft

      Olá, Lionel obrigada pelo apoio, comentário e imenso carinho pelo nosso trabalho. São por feedbacks assim que trabalhamos cada vez mais para que essas mulheres incríveis sejam esclarecidas. É nossa obrigação, como pessoas, mulheres e ativistas pelas qualidades humanas, divulgar, explicar e incentivar o conhecimento histórico que essas mulheres desenvolveram. <3

  • Andressa Meissner

    Este episódio foi lindo! Sou ilustradora e sou apaixonada pelo trabalho da Mary Blair desde sempre! É fantástico o uso de cores e a forma como se expressa!

    A relação do passado da arte é muito cruel ao deixar passar batido grandes nomes femininos. Recentemente terminei uma pós em ilustração e ao longo do ano tivemos história da arte e da ilustração com um professor catalão super conservador. Como tive algumas colegas feministas militantes, um dos principais pedidos era q gostaríamos de saber mais sobre artistas mulheres de cada período. No começo ele se mostrou um pouco relutante, mas ao longo do processo contribuiu com novos nomes femininos.

    Na história da arte há muitas mulheres que não são citadas normalmente e que tiveram obras com grande impacto. Alguns exemplos é Artemisia Gentileschi, pintora barroca do msm porte que Caravaggio e com uma história brutal que influenciou mto seu trabalho. Käthe Kollwitz uma expressionista alemã que chegou a ser nomeada professora na Academia de Belas Artes Alemã mas não pode lecionar por ser mulher. E, outra ilustradora q eu gosto muito e como uma história bem bacana é Beatrix Potter.

    Acho q ficou meio longo, hehehe.
    Beijos continuem com este trabalho incrível!

    • Beatriz Santos

      Super emocionada com esse comentário, Andressa!
      Obrigada pelo carinho. <3

      E já anotando as referências que você passou, pq não conheço essas mulheres incríveis que vc citou e é uma falha na formação, msm conhecendo um pouco de pintura. Com certeza mais para frente, vira pauta.

      Um beijo.

  • Gabriela Rodriguez

    Oi meninas do ponto G,
    Gostaria de sugerir uma mulher fodona para vocês falarem sobre. Adoro o podcast de vcs e escuto T-O-D-O-S. Vocês são muito fera. Minha sugestão é a: Elisabeth Cochran
    Beijão

    • Beatriz Santos

      Oi, Gabriela.
      Super obrigada pelo carinho!!! <3 :D

      Essa maravilhosa já tá na lista, mais um pouquinho adiante ela aparece. ;)

      Beijo!!!