[Resenha] Guerra do Velho – John Scalzi

 

Por mais pacifistas que eu e você possamos ser, meu caro freak, temos de reconhecer a existência de muita coisa legal no gênero militarista solto nesse mundão fabuloso da cultura pop. Para começo de conversa muito do material que nós gostamos e consumimos tem raízes bem plantadas nessa estética. Está aí o Star Wars que não me deixa mentir. Pensando nisso, vamos rasgar um pouco de seda para o excelente Guerra do Velho, de John Scalzi. Eu sei que tenho o hábito de repetir isso em minhas resenhas, mas se você ainda não foi atrás desse livro recém lançado pela editora Aleph, está desperdiçando uma das melhores leituras desse ano.

Guerra do Velho se passa em um futuro no qual a humanidade espalhou-se pelo espaço através da misteriosa União Colonial, uma instituição independente dos governos do planeta Terra e que seleciona com certos rigores as pessoas recrutadas para colonizar o universo. Umas das maneiras de conseguir uma passagem só de ida para desbravar o espaço é se alistar como soldado nas FCD (Forças Coloniais de Defesa), para tal, basta você ter 75 anos de idade e aceitar abrir mãos de sua vida e liberdade na Terra permanentemente. Os alistados recebem a promessa de um rejuvenescimento, uma segunda vida obtida por métodos mantidos no mais profundo segredo. Nesse contexto, o viúvo John Perry, com vida relativamente bem resolvida, se alista e é despachado para um universo que ele descobre ser hostil, violentíssimo e povoado por uma quantidade preocupante de raças inteligentes e inimigas da humanidade.

O primeiro ponto a se destacar nesse romance é sua agilidade narrativa e imersão. É uma leitura difícil de largar, uma vez começada o leitor está dentro da jornada de John Perry com poucas chances de desgostar da trama ou de se entediar. A todo momento, o autor lança perguntas para o leitor, as respostas não tardam e são dadas de modo muito satisfatório o que faz a leitura se mover de maneira leve e muito divertida.

Apesar de toda essa facilidade e diversão, Guerra do Velho não é uma obra descompromissada. Os temas militares são um prato cheio para questões éticas e humanitárias imprescindíveis na formação de qualquer cidadão e Freak. John Scalzi se demonstra ciente disso e, a todo momento, seu livro propõe essas questões ao público.

Para quem gosta de tecnologia e física, o livro vai ser um deleite, pois está cheio de descrições excelentes de armamentos ultramodernos, informações de astrofísica e novos utensílios que, embora não sejam de todo inéditos no mundo da ficção científica, são abordados com um toque de originalidade.

Para quem é mais de humanas, além das já citadas discussões e críticas de cunho filosófico, o livro traz todo um novo universo a ser explorado e habitado por raças alienígenas interessantíssimos que vão desde insetóides de tecnologia inimaginável, até rudes criaturas antropofágicas, cada uma com sua cultura e particularidades religiosas abordadas pelo escritor na medida certa.

O único defeito de Guerra do Velho é não ser maior, eu simplesmente odiei me separar da história, está entre aqueles livros que me fazem ter vontade de ser capaz de esquecer toda a trama só para podê-lo apreciar de inédita. Mais uma vez terei de esperar o lançamento dos outros títulos ambientados nesse universo, é claro, se eles não chegarem até aqui eu os procurarei em inglês mesmo, mas é que vale o aguardo para fortalecer o mercado literário desse nosso Brasil.

Quanto à edição brasileira, lançada pela editora Aleph, preserva o auto padrão de qualidade demonstrado por ela, sobretudo nas traduções e no maravilhoso projeto gráfico apresentado na capa. Além disso, o trabalho de mídia e propaganda da editora é um show a parte, dá orgulho de comprar o livro e só sendo muito desinteressado para não querer ter a edição em mãos depois de dar uma conferida nas redes sociais e no canal de youtube da Aleph.

A leitura de Guerra do Velho é obrigatória para o Freak, ficção cientifica de primeira ponta para você que fica horas ouvindo os episódios de ufologia no Mundo Freak Confidencial.

 

mundo-freak-a-guerra-do-velhoInformações Técnicas

Título Nacional: Guerra do Velho

Autor: John Scalzi

Editora: Aleph

 

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Resenha] Guerra do Velho – John Scalzi