[Recomendação] Ordem – Hugh Howey

Em quantas pessoas do seu meio social você confiaria sua vida? Você confia em seu chefe? Confia em seu governo? Você confia em mim? Se você for pensar bem, sua vida está nas mãos de pessoas que sequer sabem da sua existência.  Estamos falando sobre poder de decisão. Um “sim” ou “não” que desencadeia guerras, destrói culturas, dizima eco-sistemas inteiros. O controle do mundo, das nações, é uma pirâmide invertida: onde poucos são responsáveis por muitos. É necessário frieza ou humanidade para manter a espécie? É necessário ordem.

Silos são abrigos subterrâneos onde vivem os últimos espécimes da raça humana, destruída pelo ar tóxico. Do telão no primeiro andar é possível ver o exterior: ruínas de uma cidade decrépita enfeitando o horizonte desolador, coberto permanentemente por nuvens carregadas.
Troy acorda para mais um turno. Seis meses monitorando os silos, cuidando para que nada saia errado, para que ele possa voltar a dormir mais um pouco. Mas algo está errado, algo está faltando. Uma peça não se encaixa e de repente ele não se reconhece. Quem é Troy? O que havia antes disso tudo? Por que não podemos sair? Troy é o chefe do turno no Silo 1, e tem como obrigação manter tudo funcionando corretamente, manter os silos seguindo suas vidas, interferindo o mínimo possível. Mas como controlar silos se você mesmo não tem controle sobre si. Flashes de uma outra vida passam por sua cabeça diariamente e os remédios não ajudam mais. Troy sente então que é a hora de saber exatamente o que aconteceu com ele e não precisa mais dos comprimidos.

Voltando um pouco no tempo, mais precisamente a 2049, o recém eleito Deputado Donald aguarda uma reunião importante com o poderoso Senador Thurman, de quem inclusive é praticamente da família. Mas toda essa proximidade não o faz se sentir menos desconfortável. Thurman é potência, intensidade e poder – batido, não mexido e sem azeitona – em um só homem. Logo antes de entrar para saber o que tanto o Senador quer com ele, percebe os quadros dos presidentes na sala, todos apertando a mão daquele homem que quase foi seu sogro. Trocam-se os presidentes, mas o senador permanece. Essa constatação planta a pergunta na sua mente: quem realmente governa os Estados Unidos?

Ordem de Hugh Howey vem contar a história por trás da história. Sem dar um passo além de onde terminou o primeiro volume da série – Silo, 2014 pela Editora Intrínseca – Ordem mostra os bastidores da criação do Silo. Ao mesmo tempo em que muitas das questões  deixadas pelo livro anterior são respondidas, outras ainda maiores nascem, crescem e florescem durante a leitura. Sinta o peso da terra e das escolhas  acima da sua cabeça. Mergulhe na escada em espiral e sinta o frio corrimão vibrar com os passos de milhares subindo e descendo rumo ao desconhecido. Perceba, pela primeira vez, como as paredes estão se fechando sobre você. Uma disputa por poder bem ao estilo de House Of Cards: a melhor maneira de esconder é deixar o mais visível possível. O Silo é realmente algo tão distante?

Ordem-hugh-howey-mundo-freak

Informações Técnicas

Título: Ordem
Autor: Hugh Howey
Editoria: Intríseca 
2º vol. Trilogia Silo.
páginas: 512.
Edição: 2015.
Gênero: literatura estrangeira/ficção americana.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Recomendação] Ordem – Hugh Howey