CIA: mocinhos ou vilões?

Salve, salve nobres leitores. Aqui quem vos fala é o investigador Paulo Henrique e desta vez falaremos de um assunto muito discutido e polêmico em todos os meios de mídia. Sim, estamos falando da maior agência de inteligência secreta do mundo: a CIA. Embarque comigo nesta aventura para tirar suas conclusões se este órgão é o mocinho ou o vilão da nossa história.

A agência denominada CIA (Central Intelligence Agency), em português Agência Central de Inteligência, foi fundada oficialmente em 1947 pelo presidente Harry Truman, em meio aos acontecimentos da Guerra Fria. Em um combate que visava decidir qual lado conseguia desenvolver-se melhor (Mundo capitalista versus Mundo Comunista) em todos os sentidos, a informação era uma arma poderosa. Saber os planos do oponente, as suas táticas de guerra e os seus avanços em pesquisas era crucial para uma vitória dentro desta guerra sem contato direto. Assim, com o intuito principal de espionagem foi criada a OSS (Agência de serviço estratégico, em português), que anos mais tarde viria a se tornar a CIA.

Com o passar do tempo e o desenrolar do combate, foi necessário criar táticas de antiespionagem para melhor defender os arquivos dos EUA. Mas a que custo? Anos após o fim da Guerra Fria, foram divulgados arquivos contendo táticas e métodos utilizados pela CIA para obtenção de informações, conhecidos como “Programa avançado de tortura”.

Programa avançado de tortura

No dia 24 de agosto de 2004, o jornal americano The Washington Post publicou uma série de arquivos liberados por ex-agentes da CIA que continham informações de como as “vítimas” do órgão eram tratadas em interrogatórios. Afogamento, choques elétricos, espancamento e estupro eram apenas algumas das táticas utilizadas pelo grupo.

MKULTRA

Além dos escândalos relacionados à tortura, a CIA estaria envolvida com um dos projetos mais grotescos da história: o MKULTRA. O projeto basicamente era desenvolver e pesquisar drogas, mas este nobre objetivo saiu de controle. Com relatos obtidos através de confissões e arquivos vazados, descobriu-se que eram feitas experiências humanas que tinham o intuito de desenvolver novos métodos de tortura e novas drogas para debilitar o indivíduo e obter informações através do controle da mente. Todos os procedimentos foram desenvolvidos pelo setor de Ciências da Agência Central de Inteligência e algumas faculdades (de forma clandestina); até hoje não foram encontrados culpados ou responsáveis e o caso que pesquisava isto… continua em aberto.

Espionagem Ilegal

Como já visto na grande mídia com alguns escândalos recentes, tais como o caso Snowden, os EUA foram culpados de espionagem de forma abusiva desde meados dos anos 1950 até a década de 1990. Mas não apenas contra países não envolvidos na guerra fria, mas também contra seus próprios habitantes. Grampeamentos, rastreamento de e-mails e leitura de correspondências sem o consentimento dos proprietários foram algumas das causas que levaram a crer em abuso de autoridade; o motivo dado pelo presidente da CIA, com a participação do presidente dos EUA foi que eles estavam “atrás do inimigo comunista”. No Brasil, durante a Era Vargas houve o período de “Caça às bruxas”, onde o presidente autorizou que todos estes procedimentos fossem feitos em território nacional — alguns dizem que o acordo está em vigor até hoje. O governo americano jamais foi responsabilizado por danos em diversas partes do mundo por estas práticas e o caso que estudava isto… continua em aberto.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

CIA: mocinhos ou vilões?