O que esperar do Nintendo NX? – O sucessor do Wii U

Você quer colocar as mãos no novo videogame da Nintendo? Então se liga aqui, porque vai demorar até você poder fazê-lo.

Em março deste ano (2015), o então presidente da Nintendo, Satoru Iwata, anunciou que a empresa estava desenvolvendo um novo console, chamado então de Nintendo NX. Isto foi o suficiente para grande parte da internet dizer que Nintendo reconheceu o fracasso do Wii U e que ele seria substituído em breve. Mas não é bem assim. Vamos analisar melhor o contexto da coisa.

o anúncio em questão foi feito quando revelado à público a parceria da Nintendo com a empresa DeNA, que seria responsável por levar à Nintendo ao mercado de jogos mobile. Lembrando que na era da internet qualquer notícia é sempre distorcida e, de preferência, na pior maneira possível, obviamente Iwata não queria que surgissem boatos de que a Nintendo iria abandonar consoles e viver só de dispositivos móveis, boatos alguns que já existiam antes. Sendo assim, a anúncio do NX foi uma forma de evitar tais boatos. Porém o tiro saiu pela culatra, pois tivemos/temos todo esse papo que o Wii U já será substituído, mas não é bem assim. Vamos mais a fundo.

Nintendo + DeNA

É normal que toda vez que uma companhia lança um novo console, já está trabalhando no próximo. Neste momento a Sony está trabalhando no PS5 e a Microsoft no novo XBox. Nem por isso seus consoles atuais são fracassos. Fazer um hardware é algo complexo e custoso, que leva anos de sua concepção até ficar pronto. Sendo assim, seria difícil a Nintendo ver que o Wii U está fraco em vendas e simplesmente lançar outro logo em seguida.

Outro ponto que podemos ver que o console novo da Nintendo vai demorar para dar as acaras, é que na E3 deste ano absolutamente nada dele foi mencionado, nem mesmo uma vírgula. Levando em conta o padrão Nintendo de apresentar seus novos consoles, então ano que vem, 2016, seremos apenas apresentados ao conceito por trás do console, para só na E3 de 2017 sermos apresentados a ele em sua versão final e o mesmo ser comercializado no final deste ano.

wii-u-e3-2012

Você pode dizer agora “Ah, mesmo assim o Wii U teve uma vida mais curta que os consoles tem”. Isso está errado na verdade. O tempo de vida de uma geração é de 5 a 6 anos. O que acontece é que a última geração de tivemos (Wii/PS3/360) acabou por ser a mais longa até hoje, então é normal que as pessoas peguem isso como padrão, mas na verdade foi a a exceção (não que não possa se tornar um novo padrão no futuro, mas neste momento ainda é a exceção). O Wii U foi lançado em 2012, então até 2017 são 5 anos, dentro do tempo normal. O que acaba impactando bastante é o fato de que o Wii U foi o primeiro console da atual geração e ele sendo o primeiro a ter um sucessor, realmente causa uma sensação de estranheza.

Ainda sobre nosso amigo Wii U, embora ele tenha sido o console menos vendido da empresa, as vendas totais dele estão pouco abaixo das vendas do XBox One e a Nintendo fechou em lucro neste último ano fiscal, mostrando que o console deu uma recuperada de seu lançamento fraco. Claro, que isso não muda o contexto geral dele, mas mostra que a Nintendo não precisa de uma máquina do tempo e trazer o sucessor dele do futuro e lançar amanhã.

Mas e você, caro freak? O que acha dessa história toda? Acha que o NX sai quando? Acha que ele vai ser melhor que o Wii U? Deixe seus comentários freaks logo abaixo.

NX vs Wii U

Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=rNi6ZbMKh_w
http://www.nintendo.co.jp/ir/library/historical_data/pdf/consolidated_sales_e1506.pdf

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

O que esperar do Nintendo NX? – O sucessor do Wii U