Sobre Rolar Dados – Um Guia para o Iniciante em RPG ou Dê uma Chance ao D&D 5ª Ed.

Não é novidade que vários membros do Mundo Freak são apaixonados por um hobby que é famoso na cultura pop, mas que poucas pessoas realmente o provaram em primeira pessoa, esta na mesa então, o RPG! (Keller o amigo da vizinhança vai te dar todas as dicas para começar a jogar ainda essa semana!).

RPG é uma sigla (muito boa por sinal, pois me lembra aqueles lançadores de granadas e aquele movimento para sentar-se direito) que significa algo como “Jogo de Interpretação de Personagem” no original, Role Playing Game. Basicamente é uma evolução das brincadeiras de faz de conta que você curtia muito quando era criança, só que com algumas regras para não ter brigas do tipo “Eu acertei o tiro em você, cê morreu!”, “Morri não eu tava de colete a providibala!”, assim as regras definem a capacidade de um para dar o tiro e do outro para resistir ao tiro, e claro, com dados para simular o acaso cotidiano de nossas vidas.

Cena do filme E.T -Extraterrestre

Cena do filme E.T -Extraterrestre

Okay, essa foi uma introdução bem simples, a pergunta agora é “Como eu posso começar a Jogar?!” vamos lá pequeno nerd descolado.

 1º O Grupo!

O RPG é um jogo coletivo, de cooperação e não de disputa, ninguém é o vencedor e todos são desafiados, não existe ninguém melhor ou pior no jogo e o primeiro passo para se começar a jogar é ter um grupo de amigos dispostos! Hoje em dia muitas pessoas ogam rpg via Skype com programas como Roll20 como apoio, se não houver outra alternativa para você, jogue assim, mas se possível, prefira o jogo presencial, em volta de uma mesa, comendo bobeiras e dando risadas. Junte um grupo de amigos, de 4 a 6 participantes me parece o ideal, destes, um será o Mestre ou o Narrador, pode ser o membro mais experiente com o RPG ou mesmo o mais entusiasmado, ou você que esta lendo essa coluna, e daqui a pouco falaremos sobre a função do Mestre.

 

2º O Sistema!

 O sistema é a base que sustenta o RPG, são as “leis da física” do mundo imaginário que vocês construirão em conjunto, existem vários sistemas incríveis no mercado, como o Storyteller e o Storytelling, respectivamente os sistemas do antigo e do novo Mundo das Trevas (um dos preferidos do nosso querido Rafael Jacaúna) que é um sistema mais voltado ao “realismo” e com muito espaço para a interpretação dos personagens. Temos o famoso Sistema Daemon, totalmente brasileiro, de autoria do nosso participante especial nos Podcasts do Mundo Freak, Marcello Del Debbio, um sistema genérico, “realista” como os Story’s e com muito material gratuito disponível On-Line. Outra opção é o sistema também brazuca 3d&t, um sistema simples, de dados simples, voltado para a diversão, e a introdução no mundo do RPG. E vários outros, com os mais variados níveis de preço, dificuldade e acessibilidade.
download

Particularmente indico para quem esta começando que inicie sua jornada com o mais clássico, o primeiro RPG do Mundo, o todo-poderoso Dungeons & Dragons, aquele que inspirou o desenho Caverna do Dragão (desenho de onde você pode tirar várias ideias de aventuras), um senhor de 50 anos que recentemente esta na sua 5ª encarnação com o D&D 5th, um sistema simples, objetivo e que possui em si todas as características que inspiraram esse hobby tão interessante. E o melhor, D&D 5th é Free to Play, ou seja, o manual básico com todas as regras resumidas, raças e classes básicas, e essencialmente tudo o que você precisa para jogar pode ser baixado gratuitamente. Link no fim do post!

 

3º Os Dados!

Achar os dados específicos de RPG sempre foi uma verdadeira aventura por si só, mas hoje em dia com o advento da internet, qualquer site de compras você encontra um kit de 7-9 dados por ate 25 reais, porém aconselho que vocês procurem pacs com 50 dados sortidos que esta por volta de 130 reais. Ou, baixem gratuitamente um aplicativo de dados no seu smartphone. simples assim.

dados-rpg-mundo-freak
4º O Cenário!

Normalmente sistemas de RPG acompanham cenários prontos, mas essa não é a regra, existem vários mundos que você pode explorar, o Mundo das Trevas, um mundo semelhante a sociedade moderna, com uma dose de horror pessoal e criaturas a espreita de sua próxima presa, o mundo sombrio do sistema Daemon, chamado apenas de Trevas, onde sociedades secretas lutam nas sombras por poder e controle em diversas eras da humanidade,  o universo fantástico de Tormenta, onde elfos, anões e diversas outras raças coexistem e aprendem a viver imersos em aventura e magia, ou mesmo, uma realidade futurista, com corporações maiores que países e implantes cibernéticos como em Cyberpunk 2020 ou Shadowrun.Novamente de meu universo particular, proponho um cenário que acredito, possa agradar nossos paladares mais Freaks e que seja alinhado com o sistema de D&D 5th proposto anteriormente, que tal um mundo de magia, com elfos, anões, humanos e orcs imersos em sombras tenebrosas de magia ancestral oculta e conspurcada pelo desconhecido e o horror? Proponho que experimentem o mundo de Ravenloft que possui certas semelhanças em ambientes como os de H.P. Lovecraft e Chambers, ou mesmo a nossa Andaluz. Pesquise por Ravenloft, vai por mim.Se houver dúvidas sobre o cenário em que jogar, jogue em um mundo “standart”, ou seja, pouco importa o local, preocupe-se com a aventura. Existem várias aventuras prontas para download, muitas facilmente adaptáveis para D&D 5th.

5º Estudando as Regras e Jogando!

O nosso 5º passo é o mais simples e onde o RPG realmente ocorre, com o Mestre escolhido, o grupo alinhado, os dados (físicos ou digitais) obtidos e o cenário decidido, agora é montar fichas e jogar! Este é um post introdutório ao RPG não falaremos então sobre regras específicas de nenhum sistema, porém no fim, junto com os links estão o endereço do grupo de D&D 5th no Facebook, onde existe material adicional e o pessoal é bem atencioso em sanar quaisquer dúvidas que venham a surgir.Novamente, D&D 5th é uma proposta, pela acessibilidade e material gratuito cedido pela própria editora, porém, aconselho que em algum momento, talvez quando o grupo estiver mais solidificado e pronto para novas experiências, vocês experimentem o Mundo das Trevas que tem características muito próximas a temática do Mundo Freak Confidencial.Qualquer dúvida, aproveitem nossa área de comentários!

 

Downloads Legais e Legalizados!!!

Sobre o Mundo das Trevas, Storyteller e Storytelling.

Sobre 3d&t e Tormenta
Download Material Gratuito D&D 5th em Inglês.
Grupo de D&D 5th no Facebook “D&D Next”. (tirem dúvidas com o Agostinho e o Telles, sem dó.)
Download Regras Básicas de D&D 5th em Português. (precisa estar logado no Facebook)
– Download de Aventuras prontas de D&D 5th autoria do fantástico Erivas Paladino.
– Download de Aventuras prontas de D&D no RedeRPG. (facilmente adaptáveis para o D&D5th)

E para notícias e materiais sobre RPG em geral fica a dica do RedeRPG do Tio Telles e com pitadas do Agostinho as vezes, o RPG Notícias do brother Leandro Pugliesi e o Rádio Budega.

Sucesso galere!

 

 Marcos Keller é entre outras coisas membro do Coletivo de RPG RaPariGos.
FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Sobre Rolar Dados – Um Guia para o Iniciante em RPG ou Dê uma Chance ao D&D 5ª Ed.