O mistério dos sapatos esquecidos

Não é incomum de arqueólogos encontrem artefatos que parecem estar no lugar errado e/ou serem do tempo errado. Em 2004, uma equipe de arqueólogos italianos descobriu algo muito misterioso entre dois muros de barro em um antigo tempo egípcio próximo de luxo. Dentro de um pote de barro havia nove sapatos com mais de dois mil anos de idade em perfeito estado de preservação.

Sete sapatos estavam firmemente amarrados juntos por uma corda de fibra de palmeira e um par em separado.

Os sapatos em separado com aproximadamente 24 cm de comprimento seriam de um homem adulto que usava bengala, uma vez que um dos pés estava mais gasto e remendado que o outro. Quando a corda de fibra de palmeira foi cortada, foi verificado que no pacote havia dois pares de sapatos de crianças e apenas um pé de sapato de adolescente ou mulher com aproximadamente 18 cm, cujo dono ou dona sofria de um severo caso de joanete.

São vários os mistérios que envolvem esse achado:

1 – É sabido que nessa época no Egito era comum o uso de sandálias, mas não de sapatos fechados como os encontrados. Seriam esses sapatos preciosidades importadas de propriedade de egípcios ricos ou de estrangeiros em visita ao Egito?

2 – O modo como os sapatos foram fabricados é típico do norte da Europa, especialmente de regiões úmidas e alagadas. Como foram parar no Egito?

3 – Porque havia apenas um sapato maior junto com os dois pares de criança? O outro pé foi perdido ou seu dono tinha apenas um pé para calçar?

4 – Sapatos fechados importados como esses eram caros e suntuosos no Egito, o que justifica terem sido escondidos. Mas o que aconteceu para terem sido ocultos em local tão incomum como entre dois muros de um templo egípcio?

5 – O que aconteceu com quem os escondeu que nunca foram buscados de volta?

6 – Testes dataram os sapatos como tendo sido fabricados com couro bovino por volta de 200 A.C. , porém o modo como foram fabricados inclui soluções para aumentar sua resistência que somente começaram a ser utilizados na Europa na Idade Média. Como sapatos assim foram parar no Egito mais de um milênio e meio antes?

É interessante como o mundo está cheio de mistérios ainda não descobertos, e muitos deles nunca serão solucionados. Impressiona como alguns pares de sapatos antigos escondidos há milênios em um local insuspeito podem conter tantos mistérios de solução tão difícil.

Segundo a opinião do investigador Charles Dias, esse caso pode ser uma indicação muito forte de viagem do tempo no passado por gente do passado Deus sabe como. Encontrar escondido entre muros de um tempo Egípcio pés de sapatos típicos da Europa  medieval é tão estranho como encontrar um sapato dos anos 40 escondido num mosteiro da Idade Média.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

O mistério dos sapatos esquecidos