[Recomendação] A Casa Assombrada, de John Boyne.

Olá pessoas esquisitas desse site estranho. Caindo de Paraquedas aqui no Mundo Freak, eu Stuart Marcelo venho para falar sobre um livro que eu não dei tanta bola no começo, mas se mostrou uma ótima surpresa (ou seria assustadora?). A Casa Assombrada, de John Boyne.

John Boyne é autor de grandes sucessos como “O Menino do Pijama Listrado” e “Fique Onde Está e Então Corra“. Então passeando pela livraria, eis que topo com “A Casa Assombrada“, um título tão lugar comum que quase não dei uma chance pro coitado. Quase. Mas para descobrir novas coisas é preciso largar ideias e resoluções antigas, certo? E que descoberta!

O livro conta a história de Eliza Caine, uma jovem de 21 anos que após a morte do pai, se vê sozinha, com uma mão na frente e outra atrás e sem muitas perspectivas no mundo. Um dia folheando o jornal, vê um anúncio que no condado de Nortfolk, Inglaterra, estão procurando alguém pra ocupar o posto de Governanta na propriedade de Gaudlin Hall. Tendo ela já alguma experiência como professora, resolve partir e mudar os ares, esquecer um pouco da tristeza que foi a perda do seu pai, mas a falta de informações e mesmo de uma entrevista formal fazem ela desconfiar do que a espera. Quando enfim chega em seu destino, encontra apenas duas crianças pra tomar de conta: Isabella, que tem 11 anos mas muitas vezes fala e se porta como se fosse muito mais velha, e Eustace, seu adorável irmão de 8 anos. Tudo estaria ótimo não fosse o fato de não existirem adultos na casa ou sequer criados.

A casa assombrada - john boyne - mf

A leitura tem um ritmo ótimo e John Boyne sabe criar uma narrativa pra prender o leitor quando ele bota os olhos nas páginas: capítulos curtos, nada de extensos blocos de textos desnecessários e personagens… curiosos.

Se você passa pela livraria e faz uma cara de desdém pra livros desse gênero, então que tal dar uma chance? A obra é curta, ainda que não goste necessariamente do gênero, a história em si tem um desenrolar interessante.

Contudo se você já gosta de ler muitos livros de terror/ficção talvez fique um pouco com a impressão de “Eu já li essa história antes…” pois como o próprio título, o plot tem muitos ‘lugares comuns’, mas isso não é de maneira nenhuma algo depreciativo, pois pra mim não importa o quanto uma história ou tema seja batido, se seus elementos são bem usados, então há grandes chances de se ter uma história bem contada e ali esse foi o caso.

Nos dois cenários, a habilidade do autor de conduzir a história me fez ler esse livro enquanto tomava café, enquanto estava no ônibus, no horário de almoço, no banheiro, na hora de dormir… e quando menos esperava ele acabou!

Em certos aspectos, sou um péssimo leitor, em geral lembro pouco como a história ocorreu, do nome dos personagens, onde se passou ou quando. Não é que o livro seja fraco, apenas é assim que minhas memórias de leitura se fixam. A diferença que um bom livro tem pra mim é de como me senti lendo e com “A Casa Assombrada” foi: Curiosidade, apreensão, angústia, alívio, estranheza e por fim um pouco de pena pelo livro ter chegado no final.

Como já disse, “A Casa Assombrada” é pequeno, tem 296 páginas e deve estar entre 26,00 e 39,90 se procurar direitinho.

Informações Técnicas

A Casa Assombrada – John Boyne
Editora Companhia das Letras – 1ª Edição 2015
Gênero: Ficção
296 Páginas / Brochura

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Recomendação] A Casa Assombrada, de John Boyne.