[Resenha] Tubarão – O livro

Com a mesma voracidade que um tubarão devora a sua presa peguei este livro em minhas mãos e apenas após devorar a sua última página pude  sentir saciada com o conteúdo degustado.

Já tínhamos anunciado aqui no Mundo Freak os lançamentos 2015 da DarkSide® Books, e receber esse presente só comprova o carinho e a dedicação que a editora emprega aos seus fãs e parceiros. <3

Imagem: Estudando a Biologia

Imagem: Estudando a Biologia

 

Fã incondicional do filme – Jaws, de Steven Spielberg – ler a obra de Peter Benchley, a origem do grande sucesso cinematográfico, só me fez amar ainda mais esse animal, senhor do mares e ícone do pânico. Sim, sou apaixonada por tubarões, porém mesmo que pudesse ($$) jamais o tiraria do seu habitat natural, como por anos fazem com as baleias e golfinhos.

O best-seller internacional foi o principal responsável em elevar a fera de barbatanas dorsais ao status de perfeita encarnação do mal. Esse conceito foi muito bem proposto e aceito na época da publicação da primeira edição do livro, em 1974, devido a falta de informações e interesse das pessoas sobre o oceano, isto é, para a população o mar estaria sempre ali, intacto. Diferente do dias atuais em que entendemos a importância da falta de cuidados com o planeta e principalmente com a poluição marítima. Hoje, nós sabemos quem realmente é o monstro: o ser humano.

Mas voltando ao livro e ao som da aclamada trilha sonora de John Willians…

A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido!

O impacto dessa obra pop foi tão violento, que gerações passaram a pensar duas vezes antes de cair no mar. Sério, lembro de quando criança minha irmã e algumas amigas morriam de medo de ir à praia e entrar na água devido a ideia de ter um tubarão lá, mesmo que não houvessem na região.

O filme, o primeiro blockbuster de Spielberg e precursor do gênero, lançado no ano seguinte ao livro, alcançou a bagatela de 470 milhões de dólares, marcando a história como a maior bilheteria da época.

O roteiro foi muito adaptado, não fugindo em nada na proposta do livro. Claro que para quem lê a narrativa é sempre melhor, nesse caso por duas vertentes: a primeira os personagens são mais detalhados e suas biografias possuem maior profundidade, o leitor entende e identifica cada avanço dos capítulos; e a segunda e mais importante de tudo o prisma do peixe. A descrição frenética e lascívia do autor sobre o incontrolável apetite do animal consegue colocar o leitor dentro do livro, no fundo do mar instintivamente em busca dessas emoções.

Mesmo que você tenha assistido, leia o livro. Mesmo que você – fã de carteirinha como eu – saiba todas as cenas de cor, leia o livro. Essa obra só tem a acrescentar, Peter Benchley foi tão apaixonado por esse animal que pesquisou, estudou e depois da publicação da sua ficção tornou-se ativista contra a matança indiscriminada dos tubarões.

Informações técnicas

Tubarão – Peter Benchley
Editora Darskside Books
Lançamento – 2015
Gênero – suspense
280 páginas.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Resenha] Tubarão – O livro