Falando com o Outro Lado – Charlie Charlie Challenge

A conversação com tudo aquilo que não é cotidiano e comum, seja espíritos, deuses, entidades ou qualquer sorte de inteligências não humanas é algo que fascinou a humanidade desde sempre, e é algo que ela vem arriscando fazer (ou imaginando fazer, vai saber) desde sempre.

A mais recente demonstração, que tomou a interweb é o Charlie Charlie Challenge (ótimo nome aliás, sonoro e gruda como chiclete, parabéns), e eu Marcos Keller, o seu bruxo de plantão (na falta de coisa melhor, claro) vim acrescentar um pouquinho mais  o Mundo Freak Confidencial, lançado ontem, com mais pitacos acerca desse viral do além!
Mundo-freak-charlie-charlie
Então, pegue seu caderno escolar, suas canetas bic, tomem uma dose de pinga para dar firmeza espiritual e um tico de coragem e vamos ao Charlie Charlie Challenge!

O desafio Charlie consiste em uma “invocação” individual ou coletiva, normalmente coletiva, porque sozinho o cagaço domina antes, de um espírito ou entidade que seria chamado Charlie. O invocador prepara um tabuleiro com “Sim” e “Não” em uma folha qualquer, dividida em um quadrado com quatro partes, dois “Sim” e dois “Nãos” e com duas canetas cruzadas, servindo uma de base e a outra de ponteiro, recita o mantra “Charlie, Charlie, Are You Here” ou em português “Charlie Charlie, Você esta aqui?” (Não sei por que não podemos falar “Carlos Carlos” acho bem mais localizado, desde que a dublagem não seja feita por cantores famosos), e então, você e seus amiguinhos prendem a respiração para ninguém assoprar a caneta e após alguma insistência, a entidade que responde por Charlie responderia com Sim ou Não… e se responder não, ela provavelmente esta brincando com você.

A maioria dos vídeos aparentemente mais sérios não dão continuidade na invocação, porque ou ela não ocorre ou quando supostamente acontece a galera foge antes, mas por estar disposto um “sim” e um “não”, aparentemente a entrevista ao Charlie deveria continuar, com perguntas objetivas.

Alguns sites gringos avisam que o Charlie não é alguém chamado Charlie que morreu ou um cognato para algum demônio, mas um nome genérico que faz com que um espírito ou entidade responda, este nem sempre amigável, ou seja, rola aquela porcentagem de azar do capiroto responder a sua chamada, mas a vida é assim. Outro aviso importante é que para encerrar a brincadeira você deve dizer “Charlie, Charlie, Can We Stop?” se a resposta for “Sim”, diga “Adeus” para encerrar a chamada, se disser “Não”, chame a virgem maria, reze o pai nosso, ou ligue em um canal de teleevangelistas. Caso você não se despeça, ou encerre a invocação sem a autorização do Charlie, o que quer que você esteja chamando pode continuar do seu lado na forma de vozes, risadas, e sombras… seja educado e despeça-se, ou tenha um santo forte.

A semelhança com as invocações das Tabuas Oija, ou sua versão brasileira, a famosa “Brincadeira do Compasso”, ou “Brincadeira do Copo” são bem claras, o Charlie Charlie Chalenge parece uma versão resumida, simplificada, que não carece das orações iniciais, finais, letras para se descobrir nomes e coisas específicas do invocado, o que me leva a pensar que para essa geração a coisa ta ficando muito mais fácil, afinal os Necromantes Medievais precisavam de velas, aparatos, estúdios, datas especificas, correspondências planetárias, incensos, várias noites no cemitério e dinheiro para subornar a igreja e não cair nas mãos da inquisição, a galera dos anos 90 só precisavam de caderno, lápis, compasso e ser basicamente letrado para juntar letras em palavras, e hoje, a coisa ta instantânea!

Agora vamos a pergunta que você pode estar se fazendo, “espiritualmente isso tem algum sentido?”, claro que vamos falar “espiritualmente” pois se você é absurdamente cético de alguma forma, desde o início não há sentido nenhum em seu sistema de crenças, seu sistema operacional lê essas possibilidades de outra forma, sorte sua.

Imagem: Apocalipse 2000

Imagem: Apocalipse 2000

Assim como a Oija e a Brincadeira do Compasso, o Charlie Charlie Challenge é teoricamente uma pratica simplificada de Necromancia ou Nigromancia, que significa adivinhação pela morte, ou seja, obtenção de qualquer tipo de conhecimento através do contato com “o outro lado”, e sempre esteve associada a magia, mas de uma forma pouco benéfica, vide a cultura popular onde os necromantes são sempre os vilões badasses, desde o Hobbit até a série American Horror Story: Coven.

Uma das mais antigas práticas documentadas de Necromancia esta na Bíblia (aquele livro preto que ninguém lê, mas deveria) em 1 Samuel 28, quando o Rei Saul já velho e bem maluco, procura uma necromante para falar com o espirito do profeta Samuel para aconselhar-se, e Necromancia era uma prática proibida por Deus segundo os judeus, e o relato bíblico diz que a coisa toda funciona e o recém invocado Samuel fica puto da vida com a invocação e confirma uma profecia contra o Rei Saul.

Apesar de uma origem tão antiga, a propagação e a febre por conversar com o outro lado ocorreu em 1848 com as irmãs Kate e Margaret Fox, que teriam conseguido contatar o espírito de um vendedor usando a Tabua Oija, e espalhando a prática pela Inglaterra e Estados Unidos.

Existem várias explicações para o fenômeno Oija, como o efeito ideomotor, onde os participantes involuntariamente exercem uma pequenina força, muitas vezes inconsciente para movimentar o copo, indicador ou compasso, James Randi, o ilusionista caçador de supostos espiritualistas, membro da trindade ateísta (brincadeira gente, calma) demonstrou por exemplo que as indicações de Oija não funcionam se os participantes estiverem de olhos vendados. Mesmo com estas “provas” existem contra argumentos espiritualistas que defendem a ação de espíritos através do corpo dos envolvidos na prática e por isso parcialmente limitados de suas percepções fantasmagóricas, mas deixemos isso para outro momento.

E ainda, sobre o Charlie Charlie Challenge, parece que todo esse esquema não passa de um belo viral (parabéns de novo aos envolvidos!), uma campanha de marketing para o filme The Gallow – Warner, mas se existem ocultistas sérios que conseguem convocar o Cthulhu, e magos do Caos que invocam os Novos Deuses da DC, não me surpreende relatos de que elas tenham funcionado.

 “Nem ligo! Eu acredito em espíritos e quero fazer o Charlie Charlie Challenge e tudo o mais que houver, mas isso pode acarretar algum problema para mim?”, pergunta o insistente caçador do sobrenatural. E nós respondemos, pense assim, segundo as “regras” ditas lá em cima (e tudo tem um sistema, ele serve para limitar ações indevidas e criar um “acordo” entre esse lado e outro, por isso é importante seguir as regras, ao menos durante o processo) o Charlie Charlie Challenge é um “Chat Roulette Espiritual”, você não sabe o que pode estar do outro lado da linha, você espera que sejam belos seios, ou um cara/garota legal, mas pode ser só um pênis na sua cara sem aviso prévio… e isso é bastante agressivo cara. Pode ser que seja realmente alguma entidade bem intencionada, ou até mesmo uma ação comunicativa do seu Sagrado Anjo Guardião, mas se esta vagando por aqui, pode ser algum tipo de alma perdida ou Egum trevoso que quer só sugar e se alimentar de você. O sistema da Oija é mais “seguro” se você quiser brincar.

“Mas eu quero o capeta mesmo!”, vá para a Goécia, e saiba ao menos o RMP.

No mais, Faça o que Quiseres pois é tudo da Lei. Só não reclama depois.

;]

Sucesso!
FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Falando com o Outro Lado – Charlie Charlie Challenge