5 filmes de terror em cabanas que tentam sair do clichê

Um dos cenários mais populares entre os criadores de filmes de terror é a cabana na floresta. Os motivos são muitos. Geralmente trata-se de um lugar isolado, em uma mata fechada. Poucas vezes há eletricidade e se houver não precisa muita coisa para que a mesma seja cortada. O mesmo pode ser dito de linhas telefônicas. O celular não pega, dificultando o pedido de socorro. Parece que neste cenário tudo conspira para auxiliar o vilão/assassino/maníaco.

 

Normalmente estes locais, que inspiram o descanso e isolamento, gritam “fuja! ”, mas nada disso importa para os heróis/vítimas. Tudo parece legal e controlado até que as mortes começam e tudo vai ladeira abaixo.

 

Você certamente já viu esta construção de trama em meia dúzia de filmes, com resultados mais ou menos parecidos em todos eles. Por isso esta lista tenta fugir um pouco do clichê, trazendo 5 filmes de terror em cabanas que tentam sair do clichê e inovar a sua maneira de ter medo.

 

Tucker e Dale Contra o Mal (2010)

Muitos filmes deste tipo apresentam estereótipos de jovens norte-americanos como vítimas e pessoas do interior (vulgo hillbillies) como vilões, ou ao menos antagonistas. A grande diversão aqui é mostrar o filme pela perspectiva dos “assassinos”. Tudo não passa de um estupendo mal-entendido. As mortes são hilárias e muito bem pensadas. Este filme seria uma espécie de Todo Mundo Quase Morto dos filmes em cabanas.

Anticristo (2009)

O que esperar de um filme de cabana dirigido por Lars von Trier? Em primeiro lugar opiniões completamente antagônicas por parte dos espectadores. Uns detestaram e acharam muito chato, outros gostaram muito e viram as nuances aterrorizantes jogadas pelo diretor.

Aqui acompanhamos um casal em luto que viaja para uma cabana na floresta com o objetivo de tentar salvar o casamento. Durante os capítulos (intitulados Aflição, Desespero e Os 3 Pedintes) você testemunha a deterioração deste relacionamento e uma trama diabólica que talvez esteja guiando a relação. É um filme bem diferente, mas vale a pena.

 

 

O Segredo da Cabana (2012)

É engraçado pensar que este filme já estava pronto desde 2009, mas não conseguia uma janela de lançamento por problemas com o estúdio. Muitos dão aos Vingadores o crédito pelo projeto ter chegado aos cinemas. Escrito por Joss Whedon e Drew Goddard, O Segredo da Cabana tenta dar um sopro de vida em um tema tão repetido quanto o da cabana na floresta.

O pior é que se eu revelar qualquer coisa sobre o filme irei estragar completamente o segundo ato, que torna esta produção inesquecível. Pense que se trata de uma verdadeira homenagem ao gênero terror, com referências para todos os lados.

Zumbis na Neve (2009)

Este filme norueguês mistura comédia e terror ao contar as “férias frustradas” de um grupo de estudantes de medicina. Eles pensam que vão esquiar quando na verdade precisarão sobreviver ao ataque de nazistas zumbis (isso mesmo, nazistas).

A trama central se assemelha ao da draugr, lenda escandinava que retrata mortos-vivos gananciosos que levantam dos túmulos para proteger seus tesouros, geralmente roubados. Pode ir sem medo que você provavelmente irá rir muito mais que se assustar.

The Evil Dead (1981)

Aí você pode dizer que eu estou pegando um filme com todos os clichês deste gênero, mas eu justifico a escolha pois quando A Morte do Demônio foi lançado em 81 não existia uma fórmula para este tipo de filme.

As atuações são toscas, os efeitos são engraçados e muita coisa flerta com a comédia, mas você verá aqui como tudo começou. Sam Raimi (diretor do Homem-Aranha) fez o filme todo com apenas 90 mil Dólares, o que pode ser considerado troco de pinga nos padrões de Hollywood.

O filme apresenta dois casais de amigos que libertam demônios do inferno após tocarem uma fita onde um pesquisador lê trechos do Livro dos Mortos. Quando terminar este filme aconselho fortemente que você dê uma chance à refilmagem lançada em 2013. Este sim pega pesado no terror e em bons efeitos especiais.

E aí? Algum filme ficou de fora? Discorda da lista? Quero saber sua opinião aí nos comentários.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

5 filmes de terror em cabanas que tentam sair do clichê