[Resenha] Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues – Eric Novello

Bem-vindos à Libertà, cidade regada a Blues e neon. Encontrem o espelho mais próximo, preparem suas doses de whisky e viagem por essa montanha russa de emoções.

Tiago Boanerges, mago e exorcista, talvez o mais promissor dentre todos os outros colegas de profissão, cometeu um erro fatal: se apaixonou! Mas dentre todos nós, reles mortais, quem nunca cometeu tal erro? O desejo, prazer e sentidos nos fazem abandonar todas as nossas obrigações, deixando apenas aquele sentimento louco de possessão e entrega.

E foi essa entrega que tirou tudo do nosso protagonista, perdeu seu amor, emprego, amigos e só deixou o rastro de uma doença mortal. Por algum motivo, o moribundo sobreviveu. E é a partir daqui que nos vemos embalados, entre Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues.

Na Bienal de 2014 fui surpreendido por esse título, e em meio a tantos “astros” da literatura nacional que estavam no Centro de Exposições, encontrei o simpático e atencioso Eric Novello, que me apresentou seu mundo vasto, onde tudo é possível e inesperado.

A história se passa em Libertà (qualquer semelhança com São Paulo não é mera coincidência), uma cidade Steampunk, onde o novo e velho se misturam e se entrelaçam. Local tão distinto acabou por chamar a atenção de seres sobrenaturais, e se você é como eu, alguém que adora o sobrenatural (padrão leitor Mundo Freak), saiba que eles estão muito bem representados, com oníricos, pesadelos, musas, zumbis, lobisomens, dragões (sim, dragões) e uma infinidade de outros seres.

O texto flui naturalmente, Eric se mostra extremamente conhecedor de narrativas de suspense e ação, a história te prende a cada parágrafo, te trazendo para o front e despertando os sentimentos dos personagens. A cada passo dado suas convicções se embaralham, é impossível prever quais serão os próximos acontecimentos, sem ser tomado por uma gigantesca surpresa.

Cheguei ao auge do livro em êxtase, em um capítulo que me deixou de pernas bambas. Nunca, em meus 15 anos de leitor assíduo, fui tomado por tantas sensações em um livro. Na verdade, nunca tive o prazer de ler uma cena, talvez polêmica para muitos, tão bem descrita e harmoniosa. Isso prova toda a familiaridade e personalidade do escritor.

O derradeiro final é corajoso e surpreende, mas também deixa aquela sensação de quero mais, mais desse mundo, novos personagens, novas aventuras.

O mundo fantástico apresentado por Eric Novello é farto, e capaz de render outras centenas, talvez milhares de histórias. E para os que leram ou vão ler, fica a excelente notícia de que já está sendo trabalhada uma nova viagem ao excêntrico mundo. E para aumentar a imersão, o autor disponibilizou uma lista musical no Spotify, a verdadeira trilha sonora do livro. Acessem Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues.

O tratamento do livro está maravilhoso, com folhas amarelas, orelhas e capa fantástica. A editora Gutenberg caprichou no material.

Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues foi a minha revelação de 2014, e é leitura obrigatória para os fãs de mundos fantásticos. Portanto, não percam tempo e viagem para esse mundo dos sonhos.

Nível de Dificuldade de Leitura: Fácil

Nota: 5/5

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Resenha] Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues – Eric Novello