5 músicas que vão lhe transportar para o cinema dos anos 80

Sou um filho dos anos 80 e foi nesta época que vi alguns dos melhores filmes da minha vida. Sei que você pode dizer que não posso revisitar aquelas produções hoje em dia, pois com efeitos ultrapassados e atuações toscas eu não conseguiria gostar deles da mesma forma. Pois digo que este problema não tenho. Pra mim caçadores de fantasmas ou um aventureiro que combate nazistas apresentam a mesma mágica que eu via na infância/adolescência.

Uma coisa muito marcante nos filmes dos anos 80 é a música. O estilo musical daquela época está muito presente nos filmes que marcaram uma geração. Até mesmo filmes sem muito sucesso sempre tentavam colocar uma canção como tema. Por isso algumas destas músicas são um passaporte para o mundo do cinema. Ao ouvir qualquer uma delas sei exatamente de que filme saiu e até mesmo em que parte do filme ela tocava. Pretendo neste texto dividir esta viagem com você e lhe convidar a rever estes filmes.

 

The Heat Is On (interpretada por Glenn Frey) – Um Tira da Pesada (1984)

Eddie Murphy estava no auge de sua carreira. Ele representava uma das joias do humor americano e este foi o primeiro filme de uma série de clássicos dos anos 80. Tão popular quanto o filme do policial “malandro” era a música The Heat Is On, interpretada por Glenn Frey, um dos fundadores do Eagles.

O estilo de Murphy como Axel Foley foi copiado ao extremo em comédias de ação, mas as trapaças e o grande sorriso do personagem nunca foram equiparados.

 

Footloose (interpretada por Kenny Loggins) – Footloose – Ritmo Louco (1984)

Engraçado que inicialmente eu ia colocar a música Danger Zone, interpretada por Kenny Loggins para o filme Top Gun, mas quando descobri que ele também era o responsável por este clássico dos anos 80 a escolha foi fácil.

Os mais jovens podem conhecer este filme como “A Lenda do Guerreiro Kevin Bacon”, mas trata-se de uma das histórias mais antigas do mundo. Os mais jovens desafiando a autoridade legal e religiosa, lutando por seu espaço e, de quebra, dançando muito. A canção é muito divertida e vai bem com qualquer situação (talvez não em um velório, mas vale a tentativa).

Talvez o ritmo do filme pareça um pouco lento para quem está acostumado com filmes mais atuais, mas para mim ele é tão bom quanto quando o via na Sessão da Tarde.

cover2

Power of Love (interpretada por Huey Lewis and The News) – De Volta Para o Futuro (1985)

A cena é muito fácil de lembrar. Jennifer anota seu telefone no verso do panfleto, entrega pra Marty e durante o beijo, sobe o som. Essa música não só tem o estilo dos anos 80 por toda parte como é um chiclete pra cabeça.

Acho que não preciso explicar nada sobre a aventura de Marty McFly no passado. Você com certeza já deve ter visto este filme uma centena de vezes e, se você gosta dele tanto quanto eu, ficará com vontade de rever só ao escutar a canção.

 

The Goonies ‘R’ Good Enough (interpretada por Cyndi Lauper) – Os Goonies (1985)

Basta ouvir os primeiros acordes da música para querer explorar cavernas cheias de armadilhas na companhia de Samwise Gamgee e Thanos. O filme é tão bom e se segura tão bem até hoje pois tem gente do calibre de Chris Columbus, Steven Spielberg e Richard Donner por trás das câmeras.

A Cyndi Lauper sozinha já é um bastião dos anos 80. Basta olha pra ela nos clipes da época para saber como o estilo desta década era louco. Sua voz marcante cai como uma luva nesta aventura clássica.

 

Ghostbusters (interpretada por Ray Parker Jr.) – Os Caça-Fantasmas (1984)

Uma das músicas-tema mais conhecidas do cinema é trilha desta comédia incrível. Bill Murray estava no auge, Dan Aykroyd e Harold Ramis, que escreveram o filme, completavam o trio de cientistas que faziam uma espécie de dedetização paranormal. Os caçadores de fantasmas atravessaram as mais diversas mídias, aparecendo em filmes, desenhos, brinquedos, games e provavelmente em uma refilmagem no ano que vem.

A música foi um sucesso estrondoso e popularizou a frase “Who you gonna call?”. Ela combina perfeitamente com o clima absurdo e engraçado do filme. Sua popularidade foi tamanha que foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original (onde concorreu com Footloose).

 

Mas me diga sua opinião sobre músicas dos filmes. Acha que faltou alguém? Gostaria de mais listas do gênero? Comente aí embaixo. Enquanto comenta clique no play e ouça as 5 músicas desta lista no player abaixo.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

5 músicas que vão lhe transportar para o cinema dos anos 80