Um Clássico de Mega Drive: Kid Chameleon

Atualmente jogos de plataforma pura e simples estão bem escassos, tirando os jogos do Mario, Donkey Kong e Rayman ou algumas outras exceções como Fez, que ainda assim tem muito mais elementos de puzzle do que plataforma. Trago a vocês um clássico do Mega Drive que marcou minha infância Kid Chameleon.

Lançado em 1992 pela própria Sega o jogo conta a história de um garoto (Kid) que era considerado o melhor jogador de fliperama do bairro, até que um novo fliperama chegar com a fama de conter o jogo mais difícil de todos, mas todo garoto que tenta termina-lo acaba sumindo, quando Kid vai joga-lo, descobre que o chefe do jogo (Master Control) está sequestrando todos os jogadores, assim nosso herói entra no jogo para termina-lo e assim salvar seus amigos.

Capa Japonesa

Como podemos ver a história não é lá essas coisas, pois naquela época os jogos priorizavam muito mais a diversão e o desafio mecânico do que um bom enredo. Esse é um game extremamente difícil composto de 100 fases divididas entre 1850 estágios, lembrando que não tinha save nem mesmo checkpoint, contendo apenas vidas e continues, portanto tínhamos que zerar o jogo “de uma sentada só”, isso além das dificuldades mecânicas torna esse jogo muito difícil.

Power-Ups

E aqui que o nome desse game faz sentido, pois existem vários capacetes que dão poderes específicos para nosso herói simulando o fato do camaleão mudar de cor e se adaptar a situação em que e empregada. Um detalhe antes de eu especificar cada capacete é que durante as fases coletamos diamantes indo de 0 a 99, mas diferente de jogos como Mario e Sonic que ao coletarmos 100 moedas ou argolas ganhamos uma vida, em Kid Chameleon os diamantes servem para utilizarmos poderes especiais dependendo do capacete que tivermos usando, para ativarmos e só aperta A+Start.

Kid: Tem apenas dois pontos de vida, ataca apenas pulando na cabeça dos inimigos, da um mortal na ponta de blocos para subir nelas. Com 20 diamantesgera um escudo circular do mesmo, dando dano aos inimigos quando os toca, com 50 diamantes gera uma serpente composta de diamantes que persegue os inimigos e atinge os que estão na tela.

Iron Knight: Tem cinco pontos de vida, ataca apenas pulando na cabeça dos inimigos, escala paredes e quebra alguns tipos de blocos pulando de locais altos. Com 20 diamantes gera um escudo circular do mesmo, dando dano aos inimigos quando os toca, Com 50 diamantes gera um ponto de vida extra acumulativo quando usamos Kid ou outras mascaras, até perder uma vida.

Red Stealth: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e usando sua espada, quebra alguns tipos de blocos pulando com a espada apontada para baixo. Com 20 diamantes os inimigos se movem mais devagar, com 50 diamantes gera uma serpente composta de diamantes, que persegue os inimigos e atinge os que estão na tela.

Berzerker: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e com uma investida utilizando seu chifre, podendo também quebrar certos tipos de blocos com a investida. Com 20 diamantes o personagem fica invencível por 9 segundos, com 50 diamantes gera uma barreira que gira atacando os inimigos na tela.

Maniaxe: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e lançando seu machado. Com 20 diamantes gera um escudo circular do mesmo, dando dano aos inimigos quando os toca, com 50 diamantes você ganha uma vida extra. Esse personagem é inspirado em Jason.

Juggernaut: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e atirando uma cabeça de esqueleto do seu canhão. Cinco diamantes são atirados simultaneamente atravessando a tela inteira, gastando 5 diamantes.

Micromax: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e pode grudar e subir em paredes. Com 20 diamantes e gerada uma pequena serpente composta de diamantes ataca os inimigos em tela, Com 50 diamantes e gerada uma variante mais rápida da pequena serpente.

EyeClops: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e revela blocos invisíveis com sua raygun. Com dois diamantes gera um raio com sua raygun que mata os inimigos atingidos.

Skycutter: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos, sempre está se movimentando com seu skate e pode andar de cabeça para baixo em plataforma. Com 20 diamantes o personagem fica invencível por 9 segundos, com 50 diamantes gera uma serpente composta de diamantes que persegue os inimigos e atinge os inimigos que estão na tela.

Cyclone: Tem três pontos de vida, ataca pulando na cabeça dos inimigos e girando como um ciclone ele voa (melhor personagem para atingir locais secretos). Com 20 diamantes e gerado uma chuva de diamantes que mata os inimigos atingidos, com 50 diamantes gera a mesma chuva só que com mais precisão ao atingir os inimigos. 

Estágios e Inimigos

 

Existe uma variedade muito boa de estágios que vão de cavernas, florestas, montanhas, vales, fases de gelo, cidades, desertos, pântano e fases no céu e conforme vamos avançando no jogo você o grau de dificuldade aumentando principalmente as batalha com os chefes, seu design e basicamente uma cabeça careca flutuante com olhos esbugalhados com um estereótipo de um índio canibal.

Sim é essa bizarrice mesmo!

Os inimigos também tem uma boa variedade entre dragões, demônios de fogo, arqueiros, ninjas, robôs, orcas, tank de pedra, aliens, etc. Também tem a mesma funcionalidade de que quando os inimigos ficam mais fortes eles mudam de cor, um esquema básico desses jogos.

Esse jogo marcou minha infância, pois ele era extremamente divertido e inventivo além de gerar um ótimo desafio ao jogador, eu o considero um dos melhores jogos de Mega Drive e se você nunca jogou eu recomendo, ele e um ótimo jogo até hoje.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Um Clássico de Mega Drive: Kid Chameleon