Original x Remake: Evil Dead

Como todos os anos vários remakes de filmes clássicos são feitos resolvi criar essa coluna para analisar os originais e seus remakes, baseado em alguns fatores que verão a seguir, sem mais delongas vamos aos filmes.

The Evil Dead (1981)

Enredo

Cinco jovens viajam para passar um fim de semana numa casa abandonado no meio de um bosque, após alguns eventos estranhos eles encontram um livro conhecido como livro dos mortos (Necronomicon), e um gravador com várias gravações de um arqueólogo falando de como encontrou o tal livro. Logo após ele citar algumas palavras em uma língua estranha, algo e libertado, e agora esse ser vai atrás da alma de todos os jovens ali na casa.

Como podemos ver esse enredo e utilizado praticamente na grande maioria dos filmes slashers, jovens que vão para um local abandonado de divertir e acabam encontrando algo ou alguém que ira matá-los, mas o que faz desse filme cult é a atuação (ou falta dela) e a forma como a história e desenvolvida, pois o que faz uma boa trama de terror/suspense e se os personagens principais iram escapar do que os persegue.
Com essa história simples, mas muito bem executada, o filme foi um grande sucesso gerando duas continuações Evil Dead 2 (1987), uma refilmagem do primeiro filme com mais orçamento, e Army of Darkness (1992).

Necronomicon

Ator Principal

Bruce Campbell interpreta Ashley J. Williams mais conhecido como Ash, jovem que vai com sua namorada para uma casa abandonada no meio do nada e vê ela e seus amigos possuídos, agora cabe a ele resolver tudo. Falando da atuação, ela condiz com a época em que foi filmado e sabendo também que o primeiro Evil Dead foi praticamente o trabalho de conclusão de curso de Campbell e seu amigo Sam Raimi. Por isso a atuação canastra de Bruce, mas isso não é um demérito e sim um dos pontos forte do filme, dando a Campbell certa notoriedade, principalmente após as continuações.

2

Direção

Esse filme foi o primeiro longa-metragem dirigido por Sam Raimi, com um orçamento baixíssimo Raimi conseguiu criar uma obra cult de terror, principalmente pelos ângulos e pela movimentação de câmera que ele criou. Quando a câmera se move no meio da floresta num movimento continuou sem corte nenhum, esse estilo de filmagem é conhecido como steadicam, hoje em dia é uma estrutura presa ao corpo do cinegrafista para o apoio da câmera, mas na época do filme a câmera ficava presa a um pedaço de madeira em que duas pessoas ficavam correndo na floresta com ela. Não posso deixar de falar da clássica cena de stop motion, onde o zumbi se desfaz (em massinha) viram pó.

Outros filmes do diretor são a trilogia “clássica” do Homem-Aranha, Drag me to hell (2009), Oz: The Great and Powerful (2013), além e claro das séries do Hércules e da Xena.

 

Evil Dead (2013)

Enredo

Cinco jovens se encontram em uma casa abandonada no meio de um bosque, para tentar ajudar sua amiga a sair do mundo das drogas, mas descobrem que casa foi utilizada em algum tipo de ritual demoníaco, e dentre vários objetos estranho eles encontram um livro com vários rituais de bruxaria, mas quando um dos jovens lê palavras que não deviam ser proferidas, algo e libertado, e agora esse ser vai atrás da alma de todos os jovens ali na casa.

A história de jovens irem a uma casa abandonado se manteve a mesma, porém a motivação que levam eles até lá e que e diferente da do filme original, sendo mais bem trabalhada, assim como o que é o “mau” que assola o grupo, o que acrescenta muitos pontos ao remake. O reencontro de dois irmãos que estavam brigados a um bom tempo, leva a um ótimo conflito que vai te surpreender com a virada de protagonista de final. Mesmo com algumas mudanças no enredo, o remake e bastante respeitoso ao seu original.

Ator principal

Evil-Dead-Jane-Levy-e1365377126503

Jane Levy interpreta Mia, que vai a uma casa isolada tentar resolver seu problema com drogas junto com três amigos e seu irmão do qual não vê há muito tempo, mas a casa escondia um segredo macabro, agora Mia vai tentar convencer seus amigos a sair desse local mesmo eles achando que tudo vem da abstinência que ela está sofrendo pela falta das drogas. Jane Levy é mais conhecida por viver Tessa Altman no seriado Suburgatory, série de comédia da ABC, e também é considerada uma atriz com um futuro brilhante pela revista Forbes.

Sua atuação no filme em si e muito boa, pois como a história gira praticamente em torno de sua personagem, ela precisaria se sobre-sair, e fez isso com maestria, porque tanto nas cenas de abstinência com nas cenas em que está possuída ela atua muito bem, não devendo nada ao mestre Bruce Campbell.

Direção

evil-dead-fede-alvarez

Fede Alvarez, um jovem uruguaio com o sonho de se tornar cineasta cria um curta-metragem chamado Ataque de Pânico, onde mostra uma invasão de robôs gigantes destruindo Montevidéu, chama a atenção de Hollywood pela sua ótima recepção pelo público no Youtube, assim ele foi convidado por Sam Raimi a tornar esse curta um longa, mas acabou que ele foi trabalhar no remake de Evil Dead.

Na direção do filme que estou falando ele utilizou muito do estilo do Sam Raimi, com várias inserções do seu próprio estilo, o que deu uma cara única ao filme, com uma ótima iluminação e uma fotografia incrível, principalmente em cenas de plano aberto como na da chuva de sangue.

Conclusão

O filme original de 1981 continua sendo um clássico imperdível dos filmes de terror, e seu remake de 2013 não deixam nada a desejar como um bom filme de terror com muitas cenas gore assim como o original, vale realmente à pena assistir ambos.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Original x Remake: Evil Dead