Clássicos do Cinema: Nosferatu

Nosferatu é um filme mudo, em preto e branco de 1922, considerado até hoje como um dos maiores filmes de vampiros da história. Dirigido pelo cineasta alemão Friedrich Wilhelm Murnau, o longa conta a historia de um corretor de imóveis (Alexander Granach) que é contratado para vender um antigo castelo. Sendo assim, ele manda seu empregado Thomas Hutter (Gustav von Wangenheim), mas o que ele não esperava é que seu cliente é um vampiro, o Conde Graf Orlock (Max Schreck), que está misteriosamente ligado a uma peste mortal e a única pessoa que pode reverter essa situação é a esposa de Hutter, Ellen (Greta Schröder), pois Conde Orlock está atraído por ela.

Se você leitor acha essa história muito parecida com a de outro vampiro, sim, esse filme é uma adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stocker, pois Murnau não havia conseguido os direitos autorais da obra, então ele teve que alterar o nome dos personagens e as localidades da Transilvânia/Londres para Bremen/ Wisborg que ficam na Alemanha, mas mesmo assim isso não impediu Florence Stocker, viúva de Bram Stocker, de entrar na justiça contra o filme. Ela foi vitoriosa na sentença, determinando que todas as cópias do filme deveriam ser queimadas, mas por sorte algumas cópias já haviam sido distribuídas para outros países, mantendo a existência do filme, o que favoreceu muito ao cinema.

2

Existe uma lenda envolvendo Max Schreck, pois schreck em alemão significa susto ou espanto, portanto pela ignorância e o desconhecimento da sua carreira de ator, unido com a perfeita interpretação do Conde Orlock, muitas pessoas pensavam que Max era um vampiro de verdade contratado pelo diretor Murnau para dar maior veracidade ao personagem e seu pagamento seria chupar o sangue da estrela do filme, a atriz Greta Schröder, na cena final do filme. Essa lenda serviu de inspiração para o filme Shadow of the Vampire (2000), que gerou uma indicação de Oscar e Globo de Ouro para Willem Dafoe na interpretação de Max Schreck.

Vários elementos da mitologia vampírica e da cultura pop que são utilizados até hoje nasceram neste filme como a aversão do vampiro a luz, abrir portas sem tocá-las, o momento em que o vampiro se levanta completamente ereto de seu caixão e a sequência em que sua sombra é projetada na parede enquanto ele sobe as escadas se tornaram clássicos.

3

Existem vários filmes, jogos, desenhos que se inspiram nesse filme como num episódio de especial de dia das bruxas de simpsons onde Sr. Burns é um vampiro ou no sensacional RPG de mesa clássico Vampiro: A Máscara onde nosferatu era um Clã da Camarilla. Se você leitor conhece mais referências que citam ou homenageiam esse filme comente ai em baixo. Boa noite.

http://www.youtube.com/watch?v=C8CXovSEBqc

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Clássicos do Cinema: Nosferatu