Você conhece Bela Lugosi?

Fala galera freak! Me chamo Robson Catunda tenho 26 anos e moro em Fortaleza no Ceará, sou um dos mais novos colunistas do site, pretendo mostrar por aqui um pouco do mundo do cinema, atores, diretores e filmes além de curiosidades bem interessantes sobre cinema. Espero que gostem e desde já agradeço a oportunidade do pessoal do Mundo Freak.

Béla Ferenc Dezsõ Blaskó, mas conhecido como Bela Lugosi nasceu em 1882 na cidade de Lugos no até então império Austro-húngaro, na qual se inspirou para criar seu sobrenome artístico e onde hoje é a Romênia. Desde muito jovem já atuava em muitas companhias teatrais inclusive encenando peças de William Shakespeare, isso o levou do teatro para o cinema mudo Húngaro, mas sua breve carreira cinematográfica foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial, aonde chegou até a patente de Capitão por lutar no front contra os russos.

Após ser dispensado por ter sido ferido gravemente, no que possivelmente levou sua futura dependência em morfina, ele foi se refugiar na Alemanha em 1919 principalmente após exprimir opiniões polêmicas sobre a política húngara, com pouco tempo se mudou para Nova York nos Estados Unidos onde voltou a atuar no teatro, inclusive em 1927 vivendo o mais famoso vampiro da história, conde Drácula. Isso chamou a atenção da Univeral Estudios que adaptou a peça de teatro em 1931 para o cinema onde Lugosi interpretou o mesmo personagem no cinema, assim o consagrando e ao mesmo tempo o estigmatizando, pois acabou reduzindo seus papeis a filmes de terror, se tornando um ícone do gênero.

Bela Lugosi teve uma vida muito conturbada cheia de altos e baixos na carreira, até mesmo tendo uma rivalidade em produções que atuou ao lado de Boris Karloff, pois Boris era sempre colocado em destaque nos cartazes mesmo Bela sendo o ator principal do filme, já na vida pessoal se casou cinco vezes, teve um filho chamado Bela George Lugosi Jr., reclamava muito de dores onde se enchia de remédios, principalmente morfina.

bela-lugosi-in-person

Com o declinou do gênero de terror/horror na década de 40, Lugosi participou de poucos filmes ocasionando um quadro gravíssimo de depressão, até que no começo da década de 50 o diretor Ed Wood, considerado pelos críticos (não pelos amantes do trash como eu) “o pior diretor de todos os tempos”, redescobriu Lugosi e o ajudou dando papeis em alguns de seus filmes e ajudando até mesmo no tratamento de Bela pelo seu vício em morfina.

Bela Lugosi morreu em agosto de 1956 um pouco antes do lançamento do seu último filme Plan 9 from Outer Space, de Ed Wood. Bela tem uma boa lista de principalmente filme de terror, vou citar alguns de seus principais filmes para que possam conhecê-lo pelo melhor de sua filmografia.

Começamos pelo próprio Drácula (1931) onde interpreta magistralmente o monstro criado pelo escritor Bram Stoker no seu livro de mesmo nome. Em White Zombie (1932) que á considerado o primeiro filme de zumbi, Lugosi interpreta um feiticeiro vudu chamado Legendre. The Raven (1935) que é uma adaptação de um poema do escritor e poeta norte-americano Edgar Allan Poe, onde ele interpreta um cirurgião louco com uma câmara de tortura em seu porão. Son of Frankenstein (1939), no qual interpreta o servo corcunda Ygor do cientista e médico Barão Wolf Von Frankenstein. Sua exceção foi o filme de comédia Internacional House (1933) onde interpreta um militar elegante, mas muito atrapalhado.

Lugosi foi relembrado em 1994 no filme “Ed Wood” de Tim Burton onde mostra um pouco da relação entre eles dois. O diretor foi interpretado por Johnny Depp e o ator por Martin Landau, que obteve o Oscar de Ator Coadjuvante pela atuação, filme recomendadíssimo. Fica aqui minha dica sobre esse fantástico ator e até a próxima galera.

 url

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Você conhece Bela Lugosi?