Por onde andam essa tal de nova geração?

As plataformas da atual geração (oitava) possuem um hardware de excelente qualidade, além de já terem jogos muito interessantes e belos. Mas como a coisa não anda fácil, nem todo mundo comprou ainda um exemplar, fazendo com que esta geração não tenha chegado nem perto das vendas da anterior.

Mas vendas boas ou ruins a parte, é um grande alvoroço. E depois de um tempo passa a ser parte da normalidade. A pergunta que fica é como estarão a vida destes atuais consoles. É o que vamos ver agora.

3DS

Nintendo 3DS

Portáteis também são consoles e foi o 3Ds que iniciou esta oitava geração. O portátil que teve como grande destaque o uso de 3D esteroscópico sem o uso de óculos 3D. Porém as vendas iniciais do console foram baixas e a Nintendo teve que baixar o preço dele de 249 para 169 dólares. Aqueles que compraram o console com o valor original ganharam jogos de Game Boy Advance como compensação. Esta estratégia fez com que o console se torna-se um sucesso em seus dois primeiros anos de vida. O principal fator de vendas bem sucedidas do portátil são os jogos Pokémon X & Y, que contribuíram fortemente para as mais de 44 milhões de unidades vendidas, sendo o console mais bem vendido da geração.

PS Vita

PlayStation Vita

O concorrente direto de 3Ds por sua vez, nem pode ser chamado de concorrente. Embora ele seja o console portátil com o hardware mais poderoso já feito, segundo a Kotaku, e tenha recebido ótimas avaliações em seu lançamento, o PSV recebeu muitas críticas em relação ao seu preço de lançamento. Não apenas do console, mas o preço do cartão de memória usado nele também era bem elevado, o que prejudicou suas vendas. Em um efeito borboleta, o console recebeu poucos títulos, contribuindo para as baixas. O console não chegou nem a marca de 9 milhões de unidades vendidas. Parece que até mesmo a Sony já desistiu dele, visto que na E3 2014, ele sequer teve qualquer destaque na conferência de imprensa.

XBox One

XBox One

Falamos de Nintendo e Sony, agora é vez da Microsoft. A empresa que não tem portátil, trabalha focada em consoles domésticos. O grande foco do aparelho em seu lançamento era a frase de efeito all-in-one entertainment system“, pois o console competia não só com outros video games, mas com outros players de mídias digitais. Porém várias características do console foram alvos de críticas por parte dos consumidores antes mesmo dele ser lançado: obrigatoriedade de se conectar à internet e restrição de jogos usados fizeram muitas gente “xingar muito no Twitter”. A Microsoft teve que voltar atrás e até mesmo Don Matrick, responsável pelo console, acabou por sair da empresa.  Embora tenha sido o console mais vendido na Black Friday de seu ano de lançamento (2013), o console não consegue atingir boas vendas no lado oriental do mundo. Até o início de agosto de 2014, teve 5 milhões de unidades vendidas.

PlayStation 4


PS4

Voltando para a Sony, o que ela tem de fracasso do PS Vita tem de sucesso no PS4. Continuando com a política de hardware poderoso, o Play 4 é o aparelho mais poderoso do tipo hoje. Com um foco em interação social, o console foi bem recebido e tem a marca de console caseiro vendido mais rápido em seu lançamento. Em concorrência direta com o XOne, o aparelho da Sony está muito a frente de seu concorrente, tendo chegado no mesmo período a mais de 9 milhões de unidades vendidas, vendo o console de mesa mais bem vendido e provável candidato a vencedor desta geração. Isto levando em conta que o console deve ter sido pouco vendido no Brasil, devido ao infame caso do preço de R$ 3,999.

Wii U

Nintendo Wii U

Voltando para Nintendo temos um caso delicado. O novo console, que possui como controle principal o GamePad, que possui uma tela touchscreen, teve uma recepção negativa antes mesmo de ser lançado. O console vendeu pouco em seu lançamento e a falta de jogos de peso influiram nas baixas vendas. Consequentemente o apoio de thirds parties diminuiu pela pouca base instalada e o console continuou a vender pouco, entrando em um círculo vicioso. Com o lançamento de Super Mario 3D World, o console deu uma crescida em vendas, mas como muitos diziam, um jogo sozinho não salva um console. Porém em 2014 finalmente a Nintendo deu a volta por cima. Com o lançamento de Mario Kart 8 e dos grandes anuncios feitos na E3 2014, as vendas do console cresceram em números absurdos, chegando a 666% no Reino Unido. Hoje o console se aproxima da marca de 7 milhões de unidades vendidas, trazendo novos ares para a Nintendo.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Por onde andam essa tal de nova geração?