De onde veio e para onde foi o 3D

O efeito de 3D estereoscópico nos cinemas foi um sucesso quando reapareceu nos últimos anos. Logo no início, muitas pessoas queriam continuar a ver mais filmes com este efeito e muitos outros queriam ver este mesmo efeito nos jogos de video game, porém com o passar do tempo parece que o interesse pela tecnologia foi diminuindo drasticamente. Eu creio que muito seja pelo uso cada vez mais genérico dela, fazendo com que não haja mais uma experiência tão interessante (com algumas exceções aqui ou ali, é claro).

Sendo assim, vamos tentar ver a trajetória desta tecnologia e ver por onde ela anda. Acompanhem-me.

The Power of Love é oficialmente o primeiro filme a usar a tecnologia. Lançado em 1922, o filme foi exibido somente duas vezes neste formato, sendo exibido também posteriormente em 2D. Recebeu avaliações decentes de vários elogios, começando aí o início deste tipo de filme, que teve vários experimentos com novas técnicas ao longo de todo o século 20, até chegarmos nos dias atuais.

The Power of Love

Avatar foi um dos filmes mais caros de todos os tempos. Um dos principais em 3D de 2009 e um dos carros chefes do ressurgimento da tecnologia para o mainstream que já havia começado desde 2003. O filme usa as principais tecnologias de 3D existentes na época (Real D 3DDolby 3DXpanD 3DMasterImage 3D e IMAX 3D). Embora alguns gostem e outros não, a parte do 3D do filme é indiscutivelmente sensacional, onde o filme faz com que o espectador se sinta dentro da obra em muitas partes. Foi essa experiência que fez as pessoas quererem mais 3D e muitos outros filmes vieram e novas tecnicas e tecnologias vieram junto.

Avatar (2009) 3D

Hobbit: Uma Jornada Inesperada foi além do simples uso do 3D e uniu a ele o HFR, o frame rate de 48 quadros por segundo, o dobro dos 24 que normalmente um filme é exibido. Muito publicidade foi feita em cima do uso destas duas tecnologias, mas o que poderia ser aquilo que daria um novo respiro para o 3D, que já andava a tempos desgastado, acabou por não ter uma boa recepção. Devido a isso, apesar de continuar a usar a tecnologia em A Desolação de Smaug, não houve grande publicidade quanto a isso. Mesmo para o terceiro filme, A Batalha dos Cinco Exércitos, que usará a tecnologia, não fizeram publicidade nenhuma sobre. Tanto o HFR quanto o 3D do primeiro filme foram criticados e muita gente viu o segundo em 2D com os 24 quadros por segundo. Com isso podemos dizer que a tecnologia anda muito mal das pernas no cinema. Mas não é só em Hollywood que a usa.

Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Nintendo 3DS foi o portátil lançado pela Nintendo em 2011, ainda no auge do 3D no cinema. O grande diferencial do portátil para o 3D comum no cinema ou mesmo em casa com TVs com a tecnologia, é que o portátil dispensa os óculos especiais para ver o efeito estereoscópico. O anúncio da época fez com que todos quisessem ver a novidade, ainda mais que esta era uma que só poderia ver ao vivo, nenhum trailer ou vídeo poderia dar a experiência que só o console da Nintendo poderia.

Nintendo 3DS

Porém, como todo videogame, o que faz a diferença são os jogos. Este acaba por ser uma discussão grande, se há necessidade do uso do 3D em games. Vamos ver.

Super Mario 3D Land foi o primeiro jogo do encanador a usar a tecnologia de 3D estereoscópico. O jogo mistura a jogabilidade 2D com a 3D e tem vários quebra cabeças que brincam com o efeito estereoscópico, além de brincadeiras, como Goombas e 1 UP Mushrooms, que são na verdade só placas de madeira. O jgoo recebeu ótimas críticas, embora a questão do 3D tenha gerado reviews muito polarizados.

Super Mario 3D Land

Oculus Rift é um uma tela que fica acoplada na cabeça do usuário para gerar experiência em realidade virtual fazendo o uso de 3D estereoscópico. Ele pode ser o caminho para o qual os jogos em 3D possam seguir, já que mesmo com alguns jogos excelentes que usem a tecnologia, os games estão sofrendo o mesmo desinteresse que o cinema está passando.

Oculus Rift

Só para finalizar, gostaria de deixar como sugestão alguns ótimos jogos para se jogar em 3D. Para quem acha interessante a tecnologia, dê uma chance a eles: Professor Layton and the Azran Legacy, Mario Kart 7, Tomb Raider, Crysis 3 e Super Stardust HD.

E você, caro leitor? Digamos o que você acha da tecnoligia 3D. Você gosta ou acha que não é necessária? Diga aí.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

De onde veio e para onde foi o 3D