Os novos consoles e seus legados para a indústria

Consoles 8ª geração

A oitava geração (nos consoles domésticos) começou em 2012 com o lançamento do Wii U. No final do ano de 2013 tivemos o lançamento dos dois demais consoles, o PlayStation 4 e o XBox One.

Apesar de a geração passada ter sido uma das mais longas, muitas pessoas em fóruns e mídias sociais afirmavam que era muito cedo para uma nova geração. Independente de opiniões adversas, o fato é que a oitava já está aí. Mas é importante observar um ponto do discurso daqueles que se opunham.

Talvez o principal fator da controversa seja a pergunta “O que está geração está trazendo de novo?”. O que o pessoal alega é que toda geração trazia algo de novo, seja em tecnologia ou em conceitos. Porém esta oitava é somente um avanço gráfico. Ainda por cima uma melhora pouco significante. Bom, vamos tentar observar alguns pontos.

Nem toda geração chega a ser uma revolução. Normalmente nós temos uma revolução de conceito, geralmente pouco utilizada em seu potencial, e após uma evolução natural de mesma (isso por si só daria outra discussão). O ponto é: Eu enxergo esta oitava geração como uma evolução da sétima e vários aspectos.

Na sétima geração a revolução que tivemos foi a interação, trazidas pela Nintendo em seu portátil com tela de toque (DS) e seus controles de movimento (Wii). Com o Wii U tivemos a evolução natural do conceito, com um controle para console doméstico que possui uma tela de toque e também é sensível ao movimento, além, é claro, de já utilizar o controle de movimento já estabelecido.

Wii U Game Pad

GamePad é sensível a movimento e tem tela sensível a toque.

O PlayStation 4 trouxe a interação ao controle também, com o touch pad já utilizado no PSV. Além disso, o controle possui a mesma tecnologia de movimento utilizada no PlayStation Move, trazendo a tecnologia agora de forma nativa ao controle principal do console, numa evolução natural do processo.

PS4 DualShock 4

Dualshock 4 também é sensível ao movimento e tem seu touch pad.

Já o Xbox One traz uma versão melhorada e que agora funciona realmente bem do seu Kinect. Tanto ele é uma evolução da tecnologia, que agora é obrigatório o seu uso e vem já incluído no pacote do console. Ela agora faz parte do aparelho. Não apenas o Kinect é usado para jogo como para diversos outros serviços que o aparelho se predispõe a oferecer.

XOne Kinect 2

Kinect 2 é muito melhor e eficiente que seu antecessor.

Além de cada evolução mencionada acima, os gráficos melhoraram bastante sim. Claro que não é um salto do tipo quando passamos do 2D para o 3D, mas a melhora é bem visível agora que temos os consoles em mãos para ver. O Wii U tem uma melhora incrível se comparar ao Wii, que era inferior graficamente aos concorrentes e nem era em HD. O novo console da Nintendo, além de ser HD, é superior ao PS3 e 360. Já os novos consoles da Sony e da Microsoft tem uma evolução gráfica surpreendente. Quando a pessoa vê pessoalmente, é realmente de arregalar os olhos de espanto.

O que podemos observar com isso tudo é que as empresas não pouparam esforços para trazerem cosias novas para o mercado. Se ainda não foi a revolução da realidade virtual ou algo do tipo que talvez alguns esperassem, então paciência. Você pode até preferir ainda se manter jogando a sétima geração, mas sentirá a falta quando os novos jogos da oitava, que usam os recursos melhorados, chegarem.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Os novos consoles e seus legados para a indústria