Tudo novo de novo em Pokémon X e Y

waking snorlax

A Nintendo sempre se deu bem com a franquia Pokémon, que foi febre em todo o mundo (Se quiser saber mais sobre a série escute aqui nosso podcast). Até hoje é assim. Os fãs estão sempre esperando um novo jogo para ter novas aventuras e capturar e treinar novos monstrinhos.

Ao longo dos anos, uma fórmula foi criada sobre como fazer um jogo de Pokémon, mantendo basicamente game design, enredo e estrutura dos mundos bem semelhantes. É só ver também que embora o visual melhore, até a quinta geração os gráficos ainda eram sprites 2D, apenas com mais cores e animações.

Com o sucesso do primeiro jogo (Pokémon Red & Blue) de Game Boy era natural haver uma sequência. Assim, Pokémon Gold & Silver surgiu, com fortes ligações com o anterior, podendo o jogador após a aventura principal, ir enfrentar os líderes de ginásio do primeiro jogo e terminar o game desafiando Red.

A partir do terceiro game (Ruby & Sapphire) é natural a franquia seguisse um rumo próprio, sem estar diretamente atrelada ao primeiro jogo. Foi isso o que aconteceu desde então. A quarta e quinta gerações foram também bem independentes, com algumas referências aos jogos anteriores, mas coisas pequenas e, levando em conta que estão no mesmo mundo, é natural acontecerem.

Aves Lendárias em X & YFinalmente chegamos à sexta geração, agora no 3Ds. Temos muitas novidades, como o uso de modelos 3D ao invés dos velhos sprites 2D. Temos batalhas aéreas e contra hordas. Há agora as Mega Evoluções. Também o mundo se apresenta mais em três dimensões, sendo bem mais bacana de navegar por ele. Existem muitas coisas novas, mas mesmo assim, parece que há algo faltando.

Aparentemente e criatividade do pessoal da Game Freak (empresa responsável pelo jogo) anda acabando. Primeiro este é o jogo com menos Pokémons inéditos, contando com apenas 69 novas espécies de criaturinhas. Além disto, devido ao fato de ter tão poucos novos, há muitos monstrinhos das gerações anteriores já disponíveis para serem capturados desde o início, algo que não tínhamos nas duas últimas gerações, onde só as criaturinhas daquela geração estavam disponíveis e o jogador podia conhecer mais deles.

Além disto, temos o fato de que, além de escolher entre um dos três inicias da sexta geração, podemos escolher entre três iniciais da primeira geração. Levando em conta que também os três pássaros lendários da primeira geração (Articuno, Zapdos e Moltres) também estão lá para serem capturados e até mesmo há um Snorlax que se acorda com uma poké flute. O jogo tem várias homenagens ao clássico de primeira geração.

Além de haver uma ligação afetiva maior, ainda o design parece que é melhor nas primeiras gerações do que nas atuais (nem vou mencionar o Klefki). Deixarei logo abaixo a imagem para compará-los e vocês tirem suas próprias conclusões.

Compare e diga quais são os mais legais.

Compare e diga quais são os mais legais.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Tudo novo de novo em Pokémon X e Y