Explorando a criatividade (ou não) em Super Mario

super_mario_3d_world_run

Após jogar alguns dos jogos mais recentes do bigodudo, estive pensando em várias das críticas que ouvi com relação aos jogos do encanador,  a maior delas de ficar sempre na mesma. Sendo assim, achei que seria interessante trazer esta discussão à tona.

Em primeiro lugar vamos falar da série New Super Mario Bros. Lançado para o Nintendo DS, a série trouxe de volta, depois de vários jogos com jogabilidade tridimensional, a tradicional jogabilidade em 2D. A novidade foi bem aceita por trazer uma forma diferente de jogar nos dias atuais. Seguindo o seu sucesso, o console de mesa da sétima geração ganhou sua versão do game: New Super Mario Bros Wii.

O jogo lançado para Wii evoluiu a versão anterior, tendo a principal característica o multiplayer local para até quatro pessoas, algo inédito para a franquia. Além de ser muito divertido, temos uma velha forma reinventada com algo novo. O jogo chegou a receber nota máxima da Famitsu, a já bem conhecida revista japonesa de games de maior prestígio.

Porém a série começou a sofrer desgaste na oitava geração. O Nintendo 3DS ganhou uma versão intitulada New Super Mario Bros 2, onde a principal feature é coletar um grande número de moedas. Embora trouxesse algo um pouco diferente, podia-se notar que havia um desgaste com o público.

Seguindo isso, o Wii U quando foi lançado também recebeu sua versão do jogo. Embora muitos digam que é a melhor versão da série, era evidente que muitos estavam um pouco cansados da mesma fórmula. Isto também se deve ao fato dos dois últimos terem saído no mesmo ano, sendo que os demais tinham um intervalo de três anos.

Além da série New Super Mario Bros, tivemos o Super Mario 3D Land para 3DS. O jogo inova por ser o primeiro Mario em 3D para um portátil, além de fazer uso do recurso de 3D estereoscópico, inclusive brincando com isto em alguns puzzles.

Seguindo, o Wii U recebe o título Super Mario 3D World, uma evolução natural do jogo para o portátil 3D, que traz agora o multiplayer para o ambiente tridimensional. Como os títulos da série New, algumas críticas surgiram dizendo que o jogo é mais do mesmo. Porém eu devo discordar das pessoas que reclamam de falta de criatividade.

Em primeiro lugar, Mario é um título de plataforma, inclusive foi quem definiu o gênero. Quando o jogo principal sai, é necessário que a essência seja mantida. Mario é de gênero plataforma onde se usa pulo para matar inimigos e alcançar diversos locais pela fase. Se mudar completamente a proposta, não seria outro jogo?

Opinião não é algo definido e absoluto, cada pessoa tem suas expectativas com relação à criatividade. Mario também conseguiu abraçar uma grande gama de jogadores, tendo jogos agora mais fáceis que os primeiros da época 8-bits, porém um jogador hardcore pode se sentir satisfeito com os desafios para completar todo o jogo, sendo inovador até neste ponto. Agora é necessário esperar para ver se Super Mario 3D World será um jogo com diversos elementos criativos mesmo. Fiquem a vontade para escreverem suas opiniões sobre o que acham da série.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Explorando a criatividade (ou não) em Super Mario