Dicas infalíveis para iniciantes em Pokémon X/Y

pokemon_x_y___new_start_web_by_mmishee-d65kcwq

Depois de terminar a resenha, vejo que muita gente anda tendo dificuldade com coisas básicas do game e não há muitas informações em sites especializados brasileiros. Por isso decidi criar um apanhado de dicas simples que podem ajudar na aventura dos iniciantes.

 

1 – Paciência é a alma do negócio

Pokémon apesar de tudo ainda faz parte do gênero RPG, e assim como todos os outros possuem itens importantes ou bem úteis espalhados não só pelo cenário, como adquiridos com NPCs específicos. Os itens vão desde simples revives até TMs e pedras para mega evolução. Ande por todo o lado, converse com todos e vasculhe itens escondidos.

 

2 – Desse mato sai coelho

Em um mundo com mais de 700 pokémons, é mais que natural imaginar que todos os matinhos, cavernas e mares estão abarrotados de todos os tipos e tamanhos de monstros. Quando encontrar um novo local para caça, principalmente em uma região nova, faça uma garimpa no local. Em alguns lugares é possível encontrar mais de 8 pokémons diferentes, uns bem comuns e irritantes, outros bem raros e valiosos.

Também prestar atenção no novo sistema de hordas, vários pokémons de level baixo podem aparecer para a batalha, desses tipos geralmente apenas são encontrados em hordas. Como mareeps e wingulls. E para aqueles bem raros ou difíceis de capturar, abaixo mais uma dica valiosa.

wingull

 

3 – Conheça seu arsenal

Untitled-2

Assim como qualquer RPG, Pokémon tem centenas de habilidades e itens únicos que podem ser bem úteis em momentos específicos. A primeiro e mais básico tipo de item que deve ser estudado são as pokeballs. Existem para todos os gostos e tamanho dependendo do monstro que você enfrente. Aquela que ajuda com os fujões, outras com os resistentes, outras com tipos específicos e por aí vai. Tenha sempre uma pá delas para garantir boas caçadas.

Outra dica com relação às Balls são que a cada 10 compradas no shop dentro do Pokémon Center, você ganha 1 Premier Ball.

Também existem golpes específicos que podem ajudar, False Swipe é um golpe que pode ser conseguido por TM em Lumiose City no segundo andar do laboratório do Professor Sycamore. Essa habilidade faz com que seu dano nunca mate de uma vez, por mais forte que o seu combatedor seja, o golpe deixará seu oponente com 1 de HP, bem útil para quando você estiver com um grupo forte e a caça for em regiões de níveis baixos.

Também é bom abusar dos golpes que alterem status e deixem os inimigos poison, burned e etc…

 

4 – Dream Team

Pokémon não tem muito mistério, batalhe e evolua seus companheiros. Mas se você quiser uma experiência mais hardcore precisa estudar um pouco sobre eles.

Além de saber montar um time com a maior variedade de tipos possíveis, tenha em mente que os ataques de tipos diferentes em cada um deles é bem valioso para todos os tipos de situação.

Outra dica um pouco mais complexa são os IV, um número escondido dos jogadores e que definem o quão poderoso é o seu pokémon. Nenhum é igual! Se o seu tiver um IV alto poderá ganhar mais status conforme evolui e será um adversário difíc

il nos níveis mais altos. Para poder saber esse número (IV) precisará usar outros métodos além jogo, além de ter conhecimentos básicos de EV, Natures e etc… Fica aqui o link bem mastigado de como ver essas informações.

pokemon_x_y___starter_wallpaper_by_arkeis_pokemon-d5qv7uj

 

5 – Itens Imprescindíveis

Ao mesmo tempo em que o jogo pode ser bem hardcore, ele está bem fácil para os novos adeptos. Alguns itens irão ajudar e muito sua aventura, muitos deles conseguindo apenas falando com pessoas.

Amulet Coin é um item que dobra a quantidade de dinheiro ganha com batalhas (seu principal ganha pão), para ele funcionar precisa estar equipado com um pokémon que seja usado na batalha, por isso é bem conveniente equipa-lo no primeiro do grupo. O item é encontrado em Parfum Palace.

Exp. Share é a melhor coisa desde que inventaram o sorvete de baunilha. Quando você o ganha, toda sua equipe ganha xp após um pokémon ser nocauteado ou capturado, fazendo o treino mais efetivo e rápido para todos.  Você o ganha após conseguir a Bug Badge de Alexa, após ter derrotado sua irmã.

Untitgled-2Nunca saia por aí sem itens de curas e regeneração, naturalmente você vai encontrar pelo jogo tanto por NPCs quanto jogados por aí, mas dificilmente será suficiente. Lembre-se disso toda a vez que for parar em uma cidade para reabastecer.

E nem preciso dizer que pokéballs devem ser sua prioridade, não é?

 

6 – Brinque, troque e cresça.

Alguns sistemas estrearam nessa geração e podem vir a ser bem úteis:

Pokémon-Ami você pode brincar com seus monstros, em troca a mecânica garante elementos interessantes para adicionar ao seu jogo. O sistema é disponível desde o começo do game.

Já o Super Training trás mini games que podem deixar a equipe mais forte, quebrando sua barreira de níveis. Também disponível desde o começo do game.

O World Trade é um sistema interessante de trocas aleatórias entre jogadores do mundo todo. Você escolhe um pokémon pra mandar pra alguém e recebe dessa pessoa o que ela lhe oferece.

No Pokémon Global Link é possível conseguir itens únicos ou pokémons que não conseguirá achar normalmente no seu game.

 

Conclusão

Não existe uma maneira correta de se jogar Pokémon, cada um define o nível de seriedade e dedicação que pode ter. Nessa 6º geração as coisas estão mais casuais e fáceis, mas para aqueles que gostam do lado hardcore da franquia nunca se sentirão tão desafiados. Resta saber se farei um apanhado de dicas para os treinadores avançados. Deixem nos comentários outras dicas que podem ser adicionadas e se vocês querem um guia mais avançado.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Dicas infalíveis para iniciantes em Pokémon X/Y