Análise Bayonetta – Parte 2

bayonetta_sincity

Olá. Estamos de volta com a continuação do texto fazendo uma análise do jogo mais sexy (na verdade não) da sétima geração. A seguir será iniciada uma análise das mecânicas de jogo e um pouco sobre cada arma.

Com relação à jogabilidade, o jogo utiliza-se de um sistema de combos. Os combos são essenciais para conseguir causar grande dano nos inimigos e também obter uma boa pontuação no final de cada estágio. Além disso, uma grande variedade de armas dá ao jogador uma gama diferenciada de combos que ele pode utilizar e alguns são mais adequados para diferentes inimigos.

Durante as telas de loading, é mostrado um cenário avermelhado e vazio, onde Bayonetta encontra-se. No lado direito da tela é mostrado as combinações de botões para os combos disponíveis, permitindo que o jogador possa treinar e até mesmo descobrir novas combinações que ainda não conhecia, podendo então experimentar no estágio que começará a seguir.

Bayonetta possui um sistema de pontuação com medalhas, sendo de pedra, bronze, prata, ouro e platina. Cada uma possui um dos personagens principais como representante, sendo que a de platina é a própria personagem principal. As medalhas são dadas ao final de cada parte ou desafio do estágio, chamados de versos. Em cada versos, três critérios são avaliados: tempo, dano recebido e combo, mostrando aqui mais uma vez a importância dos combos no jogo. Conforme a combinação das três medalhas recebidas, o jogador ganhará uma medalha para aquele versos. Se o jogador conseguir três platinas, a medalha ganha será de Platina Pura. No final do estágio, o jogador ganhará um troféu baseado nas medalhas ganhas, sendo que o troféu também vai de pedra a platina com um personagem representado.

Com relação às armas utilizadas, elas são bem variadas. As armas são equipadas tanto nas mãos quanto nos pés da personagem. As primeiras são um conjunto de quatro pistolas (duas para as mãos e duas para os pés), mas que não permitem utilizar a invocação de demônios, que basicamente são os movimentos mais poderosos dos combos, onde uma mão ou um pé gigante acertam o inimigo. Existem outros dois conjuntos de pistolas, que já permitem usar os combos mais fortes e acabam sendo as armas mais equilibradas em força, velocidade e alcance.

A espada é feita para um combate mais próximo. Ela é rápida e permite realizar ótimos combos. Seu ataque também pode ser carregado segurando o botão de soco e ao soltar, Bayonetta faz o saque da espada cortando ao meio todos os inimigos próximos. O chicote permite puxar inimigos que estão longe, além de bloquear os movimentos dos mesmos com chicotadas. Também é uma ótima arma para fazer ataques que acertem todos em volta da personagem, perfeito para situações onde se está cercado. Assim como a espada, somente pode ser equipada para as mãos da personagem.

As garras são rápidas e causam grande dano, porém possuem o menor alcance de todos. Elas possuem poderes elementais de fogo ou de raios. Para alternar entre um e outro, basta fazer um movimento circular com a alavanca analógica e apertar um botão de ataque. Ela pode ser equipada tanto nas mãos quanto nos pés, porém durante a história do jogo, Bayonetta só recebe um par, sendo que é necessário comprar o outro se quiser.

Os canhões-tonfas são as armas mais fortes do jogo no quesito dano. Porém são mais lentas. Embora sejam usadas como tonfas, elas também disparam mísseis no final dos combos, que causam grande dano e também podem acertar um inimigo mais longe. Assim como as garras, servem para todos os membros, mas o segundo par deve ser comprado. Segurar o botão de ataque faz que Bayonetta dê um ataque e dispare dois mísseis.

Os patins de esqui são voltados para o deslocamento. Uma das armas mais rápidas, só pode ser usada nos pés. Possuem poderes de gelo, o que em alguns combos faz com que o inimigos seja congelado, tornando-o um alvo fácil para um combo ou então que ele possa ser arremessado para longe ou mesmo para cima de outro inimigo, causando dano aos dois. O seu lado negativo é a falta de atributo com o solo.

Ao completar os níveis de dificuldade mais difíceis, serão liberadas uma pistola laser e uma espada laser, que são versões mais fortes das que já estavam disponíveis. Elas podem ajudar contra inimigos mais fortes, principalmente a espada que pode ser carregada para ficar com uma lâmina enorme e que causa um enorme dano.

Bom, por hoje é só. Semana que vem voltamos com a última parte do texto.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Análise Bayonetta – Parte 2