Dota 2! – Monetizando, Banimentos e Atualizações

Pessoas, Dotafags e afins. Como vão? Acho que nunca fiz uma matéria decente sobre Dota 2 por aqui, apesar de querer muito um drops em podcast sobre essa incrível peleja. Mas o tempo não me permite. (A não ser se um editor se pronunciar)

Bem, hoje vou levar para vocês as últimas atualizações sobre ele, ou seja, vai ser uma matéria para os jogadores, pois duvido que quem não conheça entenda.

Nessa última grande atualização Nyx assassin (Nerubian Assassin), Ezalor e Visage foram finalmente adicionados. Mais porque tudo isso? Simples, pois no final desse mês estará ocorrendo o famigerado Campeonato de Dota 2 e a Valve quer os competidores com tempo para treinar com os novos heróis que prometem balancear um pouco mais nossas pelejas online.

Essa tem sido a estratégia da Valve, lançar a ordem dos heróis de forma a balancear o jogo, talvez por isso ainda não vimos um Techies, Meepo ou Troll Warlord. Isso é bem inteligente por parte dela, quem já não se irritou de pegar todos os jogos do dia um Troll para te infernizar a vida.

Já a monetização do jogo está indo de vento em popa, o sistema de workshop para os próprios jogadores lançarem seus próprios itens e ganhar sua grana parece boa e vai ser o ás nas mangas da empresa para torna-lo free2play, mas isso me faz levantar certas dúvidas. Como por exemplo, uma key para o beta custar 40 dólares (preço de lançamento de jogo). Se vai manter o jogo fechado no beta com controle de liberação de Keys, qual é o sentido de você poder pagar por uma?

Bem, segunda delas é sobre o esquema de banimentos e reports do jogo. Pessoas estão perdendo suas Keys, isso é fato, como conseguir essa façanha? Apenas especulação. O que anda rondando em fóruns e na boca dos doteiros são três variáveis preocupantes. Número de Reports, Leaves e o maldito Sharing.

É claro que são apenas boatos, mais recentemente foi visto alguns jogadores perdendo suas keys, que tem uma, duas ou as três variáveis acima. Sendo a última – compartilhamento de conta – a mais grave pelo visto.

Acho interessante isso, mas tenho algumas ponderações a fazer:

O sistema de reports do Dota 2 é completamente aleatório, ninguém sabe exatamente quais critérios usar a não ser aqueles 4 básicos. Eu já recebi muitas mensagens de que jogadores foram banidos graças a minha ajuda com reports, mas de longe essas 4 opções não acontecem, coloco uma mais parecida e digito no chat o que realmente me incomodou para tomar o report (não reporto quem joga mal, reporto quem não tem teamplay ou fair play e se recusa a ajudar).

Leaves é algo óbvio, mas parece ser o mais brando de todos, tendo que exagerar muito para levar um banhammer na cabeça. (Também reporto ragequits)

Sharing provavelmente é o que incomoda mais a empresa, já que ela não ta ganhando a graninha dela. Então nem tenho muito a comentar.

Reportar um jogador continua um mistério, um caça níquel. Pois vejo uma atitude completamente irregular utilizando esses reports – se você acha que pode apenas reportar nos 4 básicos casos opinados pelo sistema e reclama de mim mal imagina o quanto de gente reporta por motivos mais idiotas.

Ainda me lembro do Éden, quando apenas poucos jogadores (que sabiam o mínimo das coisas que reclamei acima) jogavam Dota 2. Era um lugar mágico com unicórnios bonitos, gente que faz item certo, sem mimimi e sem leaves ou encheção de saco. Hoje com a liberação de keys em massa para brasileiros e russos, que sinto dizer, são bem mal educados em território alheio perdemos esse paraíso, mas fazer o que, Valve need money, go fuck yourself.

Bem, a última coisa: Teremos um sistema de Concede no jogo? Foi algo que experimentei no Hon e deu muito certo pra mim, partidas abortos que demorariam 30 minutos para serem finalizadas, com 15 já davam para ser resolvidas sem muito estardalhaço.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Dota 2! – Monetizando, Banimentos e Atualizações