[Regras da Casa] Dominion

Vista Aérea

Nº de Jogadores: 2 a 4
Tipo: Jogo de Cartas
Mecânicas Principais: Admnistração de Recursos e Combinação de Efeitos
Duração: 20~60 Minutos

Dominion, de início não fui nem um pouco com a cara desse jogo. Tempos depois eu participei de algumas partidas e sai perdendo 10 vezes seguidas. Com raiva do fato eu decidi melhorar no jogo e ganhar algumas partidas para me redimir. Quem adivinharia que eu acabei por, e muito, dele.

Dominion foi lançado em 2010 e deu origem aos chamados Deck Building Games, jogos onde durante o jogo você vai montando seu baralho. Após ele vários e vários jogos tentaram usar dessa mecânica também, poucos conseguindo tão bem quanto Dominion.

Como se Joga

O jogo é composto inteiramente por cartas, divididas em 3 tipos: Ação, Tesouro e Território. Cartas de Tesouro dão ao jogador possibilidade de comprar novas cartas. Cartas de Território são contadas no final do jogo para fazer a pontuação finla. E as cartas de Ação são as que permitem o jogador realizar ações fora do básico.

O jogo vem com muitas cartas e nem todas elas são usadas em jogo. No início do jogo se decide quais baralhos de carta irão se usar no jogo. Sempre se usa todos os baralhos de Tesouro e Teirritório junto com 10 baralhos de cartas de ação decididos aleatóriamente ou pelas definições que se encontram no guia de regras do jogo.

Todos começam com 7 cartas de bronze, cada uma valendo 1 de dinheiro, e 3 cartas de estado, cada um valendo 1 ponto. Se embaralha essas cartas e todos puxam 5 cartas para sua mão. Por padrão cada jogador pode realizar uma compra com o dinheiro que tem em mãos e utuilizar uma carta de ação. Após isso ser feito todas as cartas compradas, utilizadas e as cartas ainda na mão do jogador são descartadas e ele puxa mais 5 cartas. Quando o baralho acabar ele deve pegar todas as cartas na sua pilha de descarte e reembaralhar. Como podem ver quanto mais o jogo avanç, mais e mais, as vezes menos devido ao efeito de alguams cartas de ação, cartas estarão no seu baralho e por isso ele recebe o nome de Deck Building Game. Ganha aquele que no final do jogo tiver mais pontos de vitória através das cartas de território.

Uma coisa que é legal deixar claro que as cartas de ação, na maioria das vezes, mudam a ordem padrão das coisas. Como permitir que você use mais cartas de ação, ou ganhar mais dinheiro ou poder fazer mais compras ou até mesmo destruir cartas dos oponentes. Dependendo dos baralhos que serão utilizados cada jogo pode ser inteiramente diferente do outro.

 

Um exemplo de uma mes de Dominion. Na imagem está sendo usado algumas expansões do jogo.

Opinião

Além de um jogo importante por criar um gênero, Dominion também é um dos melhores. Fico feliz por ter dado mais uma chance ao jogo, agora ele se encontra na categoria de jogos que quero manter em minha coleção. Um jogo extremamente simples, tão simples que pode ensinado com apenas 3 frases. Para jogadores acustumados as partidas não chegam a custar nem 20 minutos. E ainda tem o fato de que cada partida acaba sendo diferente variando de acordo com os baralhos em jogo. Sem sombra de dúvidas Dominion é um jogo que se deve jogar.

Deixarei com vocês uma dica. Dá pra jogar Dominion, e outros jogos de mesa, no site Board Game Arena.

 

Onde Comprar

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Regras da Casa] Dominion