[Regras da Casa] GOSU

Vista Aérea

Nº de Jogadores: 2 a 4
Tipo: Jogo de Cartas
Mecânicas Principais: Admnistração de Recursos
Duração: 30~60 Minutos

Esse jogo veio pra mim do nada. Estava num evento de jogos de mesa aqui em Fortaleza e me deparei com uma caixinha branca e compacta com uma arte cativante. Acho que foi o primeiro jogo que joguei na vida, que deu um real carísma aos goblins. Como jogo de cartas ele tem idéias bem interessantes, apesar de algumas pequenas falhas.

 

Como se Joga

Em GOSU cada jogador comanda e gerencia um exército de goblins que será usado para lutar na grande batalha. O jogo inicia com cada jogador recebendo duas “Fichas de Ativação”, um dos jogadores recebe a “Ficha de Vantagem” e após embaralhar todas as cartas cada um dos jogadores recebe 7 cartas.

As cartas do jogo são divididas em cinco tipos, cada um representando um clã de goblins. Essas cartas são usadas para aumentar seu exército e realizar efeitos especiais específicos de cada carta. As cartas também são divididas em 3 níveis: 1, 2 e 3.

No seu turno o jogador pode realizar apenas uma ação, que pode ser: Colocar uma carta em jogo, usar uma “Ficha de Ativação” para usar o efeito de alguma carta já em jogo ou mutacionar uma carta, descartar a carta e botar outra em seu lugar pagando o devido custo.

Para colocar cartas em jogo é preciso seguir uma hierarquia. Cartas de nível 1 podem ser colocadas normalmente em jogo. Para cartas nível 2 é preciso ter pelo menos uma carta nível 1 do mesmo clã em jogo. Para cartas nível 3 é preciso ter uma carta nível 1 e outra nível 2 em jogo ambas do mesmo clã da carta que se quer colocar em jogo. Em jogo, não se pode ter mais cartas nível 2 do que nível 1 e não se pode ter mais cartas nível 3 do que cartas nível 2.

Caso o jogador não possa realizar nenhuma ação ou não quera mais realizaer nenhuma ele pode optar por passar a vez. Ao passar a vez o jogador ficará sem jogar até o início da próxima rodada. No fim de cada rodada acontecerá uma batalha e o vencedor será quele que tiver o exército com o maior poder de ataque. Ao ganhar a batalha o jogador ganha também um ponto de vitória. Ganha aquele que conseguir 3 pontos de vitória.

Opinião

Tive uma boa impressão ao jogar GOSU pela primeira vez. Por alguma razão eu passei a gostar menos e menos dele a medida com que eu fui jogando. Provavelmente deve ser pelo fato de que do nada seu jogo pode travar e por consequência fazer com que a batalha seja perdida.

Dá pra fazer que o objetivo era fazer com que cada clã tivesse seu tipo de sinergia, mas isso não foi conseguido no produto final. Ao invés de sinergia acho que as cartas de mesmo clan acabam fazendo a mesma coisa, o que tira muito da variedade do jogo.

Estou sendo meio negativo com esse jogo, mas eu realmente recomendo que joguem e tirem suas conclusões. Muitos irão gostar e irão querer manter o jogo para si. Eu só não fui uma dessas pessoas.

 

Onde Comprar

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Regras da Casa] GOSU