Hanna-Barbera e seus Clássicos animados

Passeando pelos canais de TV a cabo descobri recentemente o canal de desenhos clássicos ToonCast (que pertence a Cartoon Network), fui surpreendida pela quantidade de desenhos que eu desconhecia e que meramente passaram despercebidos da minha infame falta de cultura por esses clássicos. Pois é, em busca de conhecimento para suprir esta negligência, resolvi escrever sobre o ícone da indústria de desenhos Hanna-Barbera.

O Estúdio Hanna-Barbera foi fundado em 1944 pelos cartunistas William Hanna e Joseph Barbera, após o grande sucesso Puss Gets the Boot, no Brasil os famosos Tom e Jerry, tornando-se uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo.

Comparando com as grandes produtoras de desenhos atuais as animações de Hanna-Barbera eram mais precárias, repetindo cenários de fundo e reaproveitando-se gestos e expressões dos personagens e cenas, entre elas o uso contínuo de cliffhanger  (ao pé da letra “levar o personagem á beira do precipício”, isto é, encerrar o episódio com um drama a ser resolvido posteriormente), mas quem liga, para quem assistiu os desenhos com certeza ainda sabe cada gag dos personagens que marcaram essa infância.


Quem não se lembra dos bordões “
yaba daba dôo”, “Scooby-Doo”, “Cade Você?”, “Saída pela direita”, “Oh meu querido papai”, “açúcar, tempero e tudo que há de bom com o Elemento X”, independente do ano de estréia do desenho a maioria sempre reprisou por vários anos passando de geração em geração.

Infelizmente na década de 1990 os estúdios Hanna-Barbera foram comprados pela Turner Enterprises do empresário de comunicação Ted Turner, e tornou-se parte da Cartoon Network Studios, alguns dos desenhos receberam o rótulo de “HB”, mas não tiveram mais o mesmo sucesso. Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro conglomerado de comunicação, o “Time-Warner”, e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação.

Curiosidade, os cartunistas William Hanna e Joseph Barbera enviaram seus desenhos para Walt Disney, que apresentou interesse e prometeu ir até Nova Iorque para contratá-los, nunca apareceu.

Segue algumas imagens dos desenhos de Hanna-Barbera, deixe nos comentários qual você ainda lembra.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Hanna-Barbera e seus Clássicos animados