Artigo

[Regras da Casa] Na Caverna não tão amigável de Cave Troll

Cave Troll

  • Nome: Cave Troll

  • Estilo: Tabuleiro

  • Tema:  Fantasia Medieval

  • Nº de Jogadores: 2 a 4

Hoje trago a vocês mais um jogo de tabuleiro. Não é um favorito, mas acho que ele vale a pena ser mencionado.

Cave Troll é um jogo competitivo onde os jogadores disputam territórios do tabuleiro para obter o maior número de ouro possível. O interessante desse jogo está no fato de que você controla ao mesmo tempo Heróis para coletar o ouro e monstros para atrapalhar a coleta dos outros jogadores.

Algo que devo mencionar é que em Cave Troll são usadas miniaturas para representar Heróis e Monstros no tabuleiro. São bem feitas e devem fazer o dia de quem estava com falta de inimigos para aquele seu velho batalhão de soldados verdes.

O jogo se inicia com o embaralhamento individual de cada um dos 5 baralhos do jogo. 4 deles correspondem as cartas de Heróis e Monstros de cada jogador e o outro são os artefatos auxiliares disponíveis a todos. Após o embaralhamento, o baralho de artefatos é posto de lado e cada jogador deve escolher 1 dos baralhos restantes de acordo com sua cor. Com as cores de cada jogador definidas, colocam os marcadores de pontos de cada jogador no tabuleiro e por fim cada um pega uma carta do topo de seu baralho mantendo-a escondida dos outros.

Agora os jogadores decidem quem será o primeiro a jogar, seja através de dados ou outro método. Cada jogador tem direito de realizar até 4 ações por turno dentre as 4 possíveis. São elas:

  •     Puxar uma carta do baralho e obrigatoriamente jogar alguma carta.
  •     Mover um Herói ou Monstro.
  •     Jogar um artefato.
  •     Usar habilidade de Heróis ou Monstros que requerem 1 ação.

 

Quando se joga uma carta de Herói você deve colocar uma miniatura correspondente àquele Heróis em uma das escadarias do tabuleiro, no caso de cartas de Monstro você deve colocar a miniatura em um dos poços dispostos no tabuleiro.

Cartas usadas são postas na pilha de descarte. Algumas cartas possuem um marcador especial, a cada 5 cartas com esse marcador serem postas na pilha de descarte se dará o início a contagem de pontos. Cada área do tabuleiro possui um indicador de quanto ouro ela possui e o jogador que possuir mais heróis em uma determinada área ganha aquela quantidade de ouro. Como já foi dito a quantidade de ouro de cada jogador é marcada pelos indicadores na borda do tabuleiro.

Ganha aquele jogador que tiver a maior quantidade de ouro quando o baralho de algum dos jogadores acabar.

Está ai mais um jogo de tabuleiro. Espero que tenham gostado e se tiverem a chance joguem, não vão se arrepender. Nada melhor que matar os Heróis de seus amigos com um poderoso Troll, não é?

por

MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Desvendando os Mistérios dos Sonhos | MFC 415