[Recomendação] O conto de fadas e de roubos com Artemis Fowl

Eoin Colfer. Natural da Irlanda, nasceu em 1965. Além de escritor também é professor. Escreveu também o 6º Livro do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Artemis Fowl II, o único herdeiro do clã Fowl. Isto, você pode ler em qualquer site, então vou tentar, ser curto e dizer por que Eoin Colfer conseguiu me deixar tão feliz durante todo o decorrer da história e melhor ainda me deixou bobo de satisfação quando o 1º livro da serie chegou ao seu desfecho.  Tenho que explicar que o livro, teoricamente, tem como seu publico alvo as crianças, isso não é defeito, pelo contrario só tornou a história ainda mais incrível para mim.

Artemis e seu mordomo dão um show de perspicácia. É até difícil de perceber que é uma história infantil, pois a infantilidade do livro esta ligada à escolha das palavras e não nas ações puras e simples dos protagonistas. Seu protagonista esta longe de ser exemplo de criança ideal, sem escrúpulos e com praticas ilícitas, Artemis Fowl II não é bem o exemplo que gostaríamos que nossos filhos se espelhassem e sendo assim, ficou claro para mim que ver Artemis Fowl nos cinemas é um fato complicado, ainda mais que a ultima noticia deste fato ocorreu em 2004.

Este primeiro livro da serie conta a história de um grande plano, um plano que envolve roubar ouro, mas este ouro possui donos muito improváveis, fadas, isto mesmo, fadas. O livro não fala de fadas iguais de Peter Pan, as fadas lá estão mais para o lado do Dobby de Harry Potter (o elfo domestico, ao menos na aparência), são de baixa estatura, por volta de 1 metro e possuindo toda uma tecnologia muito avançada, mais avançada que a humana e contando com magia.

O Povo, como as fadas se referem a sua sociedade, é composta por varias “raças de fadas”. Elfos, anões, goblins, duentes, são todos do Povo, cada qual com sua “função” social, estrutura que se parece muito com a própria sociedade do Povo da Lama (como as fadas chama os homens), mas com seus problemas intrínsecos.

O livro conta de forma muito perspicaz e sagas o folclore das fadas, palavras como Leprechaun são muito bem colocadas e explicadas. Neste caso um Leprechaun para nós, Povo da Lama, seria aquele serzinho pequeno que anda de verde e escondem o ouro no final do Arco Iris. Contudo em Artemis Fowl não é bem isto, a LEPrecon é a policia das fadas, isto mesmo, eles são uma espécie de Swat do Povo e tão bravos quanto qualquer Capitão nascimento que você possa ver nos cinemas.

Leprechaun Clássico do folclore.

Enquanto a Domovoi Butler, o guarda-costa de Artemis, o que eu poderia dizer sobre ele sem descrever as capacidades do “rapaz”. Quase dois metros e dez, Eurasiano, treinamento com um mestre oriental desde criancinha e tem inumeras mensões em todas as agências de serviço secredo do mundo. Butler é o cara da ação.

O guarda-cotas de Artemis na Gráfic Novel. Acho que poderia ser John Statham interpreta-los nos cinemas.

Enfim, neste primeiro livro a familia de Artemis sobre um grande golpe estrutural, Artemis Fowl I, o pai do “nosso” Artemis, enquanto tentava colocar os negocios da familia dentro da lei acaba desaparecendo depois que seu navio “sofre um acidente” no mar do norte. Dai para frente, com recursos fragmentados (mesmo assim milionários) a familia Fowl perde prestigio e por sua vez Artemis toma as rédeas dos negocias da familia, sua mãe, uma mulher distinta de estirpe e garbo, parece ter ficado loucura pela perda do marido e assim Artemis fica “solto”. Assim começa esquematizar seus planos cuidadosamente agendrados. Já no inico da história você nota o quanto o protagonista é um personagem incrível, digno de grandes vilões, mas sem abandonar o fato de ser uma criança de só 12 anos de idade.

O livro se passa em duas frentes, uma com Artemis Fowl sendo o protagonista e outra tendo a Capitã Holly Short, a primeira fêmea na LEPrecon, como protagonista. Geralmente em um livro com múltiplas “frentes” de história, nós como leitores costumeiramente compramos a parte que mais gostamos e muitas vezes torcemos para chegar logo o que mais nos interessa, contudo este livro é um todo interessante, me peguei em muitas duvidas se queria chegar logo nas partes de Artemis ou continuar nos detalhes burocráticos e divertidos da Capitã e seu Comandante, o Raiz, que é um personagem muito bom. O livro é dinâmico e feliz, sem rodeios, com um texto claro e inteligente.

Sem muitos detalhes, uma coisa que me deixou abismado com este livro é a capacidade do autor de deixar o plano secreto de Artemis, efetivamente secreto até as ultimas paginas. Quando não faltavam mais de 5 paginas para acabar eu ainda não sabia como seria o desfecho. Existiu 1 passagem no livro que lhe dava o gancho do desfecho, mas não dava para imaginar que a sagacidade seria tanta, e lá no finalzinho você ganha mais um premio do autor e se diverte mais ainda no final desteprimeiro livro.

É um livro curto, não tem mais de 280 paginas, com letras grandes e bem espaçadas. Eu que tenho o costume de ler bem devagar o li em 5 dias, e valeu tanto o tempo de leitura que de imediato iniciei a leitura do 2º livro da serie.  O livro de Artemis Fowl é de 2001 e sendo assim, muitas coisas de tecnologia da época estão bem defasadas hoje, como por exemplo, os Elfos terem telas finas, descritas como alta tecnologia, hoje qualquer um pode ter uma tela destas, coisa que em 2001 não era tão comum assim (existia já LCD a venda nas lojas?).

Sem mais me alongar, o livro é excelente, e é uma leitura fantástica para todas as idades. Vale cada centavo e cada minuto investido. Espero que leiam e gostem.

 

por Rafael Jacaúna

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Recomendação] O conto de fadas e de roubos com Artemis Fowl